Já entramos naquela fase em que é preciso muito cuidado com o que dizemos que o Afonsinho porque repete tudo. Quando lhe dá a maluca e corre e grita por casa eu digo-lhe muita vez «Filho, caaaalma!» em voz demorada e pachorrenta. Agora dá em dizer para mim «Mamã CALMA!» e depois acrescenta por tudo e por nada «Tchau. Vou andando!» e segue viagem todo contente. É que só visto!
O meu primeiro limão é com orgulho o meu primeiro blogue, é um diário aberto sobre a minha experiência com a maternidade, entre outras paixões.
13.9.11
Milupa depois das férias
Imagem mailing Milupa
Para participar siga o link. Eu ainda não consegui fazer o upload mas vou continuar a tentar ao longo do dia ;), que fotografias giras das férias é que não faltam cá em casa.
12.9.11
O Códice Secreto
Terminei ontem de ler o «O Códice Secreto» de Lev Grossman, e pela primeira vez este ano senti que o final estava longe, muito longe do que eu esperava. Ao longo das últimas páginas, eu consegui imaginar três ou quatro finais que se encaixavam ali de forma surpreendente. Num deles, Edward é afinal de contas o filho da duquesa. Num outro final, mais ao estilo de Hitchcook, tudo não passou de um jogo de Momo em que o Game Over faz acordar o personagem da inebriante história dentro da história. Sim, a minha imaginação anda ao rubro por estes dias. Sinto-me mais inspirada e com vontade de concretizar projectos. Mas ontem, palavra que senti vontade de ligar para o autor e fazer uma série de perguntas sobre o final do livro. Foi quase como deixar o melhor para o fim, e depois não ter direito à sobremesa.
Agora deparo-me com o dilema deste ano - O que ler a seguir? A minha mesa de cabeceira é um espelho da ausência de um fio condutor. De livros mais sérios a ficção, autores portugueses a estrangeiros, primeiros livros ou escritores consagrados e premiados, tudo cabe.
De qualquer forma continuo a refrear a minha vontade de comprar livros. Decidi no início deste ano que iria ler todos os livros que me têm oferecido e que ficaram adormecidos nas prateleiras. Esta decisão tem-se revelado bastante inteligente, tendo em conta que para além de vivermos uma altura de contenção, ando a ler bastante. No ano do mestrado li sobretudo livros que tinham a ver com marketing e simbologia, antes do Afonso nascer de puericultura. Depois dele nascer não li quase nada. O cansaço toma conta das mães de primeira viagem, sobretudo das que acumulam trabalho com família e com outras actividades. Mas este ano o meu tempo desdobra-se e aumenta, e este é já um prazer a que não renuncio antes de dormir.
Acresce, que este exercício de ler o que tenho, me tem feito descobrir verdadeiros tesouros nas prateleiras cá e casa. Aceite a sugestão, dê uma volta às suas e verifique quantos livros encontra que ainda não leu.
11.9.11
Fim-de-semana
Este fim-de-semana o Afonso regressou ao Inglês, e que bom que foi, que já tinha saudades da Pimpa. No Sábado ainda houve direito a festa de anos e a ficar acordado até mais tarde. Eu dediquei-me às compotas de tomate, que juntamente com as de abóbora são as minhas preferidas. Os tomates chucha amadureceram pequenos mas suculentos. A rúcula cresceu depressa e já está em utilização nas saladas.
Hoje o Afonsinho foi ao worshop de Hortas Urbanas no Oeiras Parque e trouxe tomilho, alfaces e um diploma. Claro que ficou surpreendido por encontrar lá a Mariana (foi uma surpresa) e passou grande parte da tarde a tentar dar-lhe beijinhos, sem grande sucesso. Depois dali fomos para o Parque Morais Sarmento, na Parede, onde acontecia a feira de velharias do 2º Domingo mês. A Mariana ficou mal disposta e não aproveitou muito, mas o Afonsinho correu, saltou, andou de escorrega e de baloiço e viu os patinhos e os brinquedos antigos nas bancas dos feirantes.
Sim, foi mais um fim-de-semana em grande e eu sinto-me cansada mas muito feliz.
9.9.11
Beleza nos olhos de quem a vê
Ontem cheguei a casa à hora do almoço e já lá tinha a Lavazza e com cinco caixas de café de oferta. O forno estava aberto e a arrefecer e cheirava bem na cozinha. Tinha desligado o alarme e sabia que não estava ninguém em casa. Fui até à sala e estava uma lasanha de vegetais caseira sobre a mesa. Ainda tinha umas cartas com amostras no correio e senti-me uma sortuda, privilegiada. O meu almoço favorito sobre a mesa ainda morninho, o que mais podia desejar? 300 steps e um duche depois estava a almoçar e actualizar o Limão.
Durante o almoço escrevi um email à Graça Paz, aquela pintora que eu adoro de paixão, e que descobri por acaso na Net. Agradeci-lhe muito. Acho que «Obrigada» é uma das maiores e mais amplas palavras que temos, mas assim como os sorrisos, pode ter várias cores e vários tamanhos. O meu para ela é gigante e tem as cores do arco-íris. E foi assim que ela o recebeu.
Depois do trabalho voei para Oeiras para o último dia de curso e dali para Lisboa para os anos de uma amiga. Foi uma noite animada. Eu sou uma tagarela e ao fim da noite estava a falar Inglês numa varanda interior com um senhor Nepalês muito contente. A Rita estava feliz, estava toda a gente bem-disposta, o sitio era muito giro, a comida e o preço simpáticos.
É impossível sentir-me triste ultimamente quando a beleza está em toda a parte e os momentos bons se repetem. Ou será que passei apenas a estar mais atenta?
Bancos Escolares
Imagem Staples facebook
Esta é, para muitos pais, uma altura de aperto financeiro, que está a ser agudizada pelas dificuldades económicas da crise que vivemos. Hoje mais do que nunca é importante ajudar as crianças que precisam. Entregue os manuais escolares de que já não precisa ao Banco do Livro Escolar e o restante material escolar no Staples. E se precisa urgentemente de ajuda, siga o link e peça, é absolutamente gratuito. Seja como for divulgue, porque ao divulgar já está a ajudar.
8.9.11
Passo de corrida
Imagem Randstad Portugal facebook
Nunca me senti tão bem na vida, física e psicologicamente. Estou a sentir-me a caminhar na direcção certa, e depois de ter deixado de fumar, e de ter deixado de usar o Ventilan para a asma, só faltava mesmo o exercício. A fisioterapia tem-me ajudado a corrigir a postura e a ganhar massa muscular e resistência. Faço cerca de 2 quilómetros na passadeira no nível 7 que vou intercalando com corrida no nível 8. Prossigo a aula com pesos, Pilates, abdominais e flexões. É a doer, e quanto mais transpiro e sofro mais a João, a fisioterapeuta, vibra. Longe vão os tempos em que mal me conseguia mexer na ginástica pós-parto, e em que ao fim de uma hora já tinha puxado várias vezes pela bomba. Não, esta menina já nem sai de casa com bomba. Ninguém consegue imaginar a dimensão da vitória pessoal que isto representa para mim, quando nessa altura. Hoje faço quilómetros a pé praticamente sem me cansar. Consigo correr sem ficar com asma, e sinto uma resistência como nunca tive desde que me lembro de existir. No outro dia aguentei uma noite inteira a dançar até de madrugada, sem parar um segundo e na manhã seguinte estava fresca no cinema. Tenho consciência que para quem está à minha volta isto se torne cansativo, sim porque agora é que ninguém me pára e levo tudo atrás. Só espero que me dêem o desconto que se dá às crianças, porque para mim, como para elas, isto é um mundo inteiramente novo.
A Randstad está a oferecer inscrições para a corrida Sempre Mulher, aos 120 primeiros emails com os dados solicitados na imagem. Amigue-se, inscreva-se e participe nesta causa.
7.9.11
Mimos em tempos de crise
Que bem que me sabem estes mimos em tempos de crise. Já chegaram as amostras Nivea de que falei aqui. Fui levantar também os posters de oferta da Fotosport, de que falei aqui, e ficaram tão giros que provavelmente farei mais para oferecer no Natal.
Entretanto, o André foi levantar o correio à casa antiga. Finalmente chegou a revista Lusitana, recheada de descontos e boas ideias. Se a quiser receber, junte cinco provas de compra e siga as instruções da página da marca. Para nossa surpresa, ainda tínhamos um livro para o Afonso acompanhado de um CD, que ele ainda não viu mas vai certamente adorar.
6.9.11
Afonsinho
O Afonso está a fazer um desenho, enquanto lhe dou a sopa. De repente pára e começa a rir-se às gargalhadas.
Eu - Afonso, estás a rir-te de quê filho?
Afonso - Mamã olhi. - E aponta para um risco torto.
Eu - Sim?
Afonso - É o peixu mamã, na piscina e o baldi.
Eu - Ah pois é filho. A mamã não estava a ver bem.
É impressionante o que ele consegue ver num risco. Como tudo cabe na sua imaginação.
Nota: Não sei bem porquê mas o Afonso termina muitas palavras em «i» verdi, boli, azuli, sendo que às vezes dá ares de italiano.
Cuidados com o sol
2.9.11
Delícias no forno
Desde que mudei de casa que quando se aproxima esta altura do ano apetece-me fazer compotas e bolos. Apetece-me o forno quente e a cheirar bem na cozinha. Apetece-me uma calda doce a perfumar o ar sobre o fogão. Ainda não experimentei fazer cupcakes mas este mês saiu o primeiro fascículo da nova colecção da Planeta de Agostini «Delícias no forno» que para além de algumas receitas traz seis formas de silicone para cupcakes. O preço desta primeira edição é de 2,99€, já esgotou em algumas papelarias e já mora cá em casa. Consulte a colecção aqui.
Adicione estas delícias ao seu facebook e participe nos passatempos.
Adicione estas delícias ao seu facebook e participe nos passatempos.
1.9.11
Grande amor em pequenino
Eu - Afonso sabes onde vamos no Sábado?
Afonso - Não.
Eu - Vamos aos anos do Rafael.
Afonso - Anos? Tia Lina?
Eu - Não filho, não é esse Rafael. É o Rafael filho da Rita e do Eduardo, um bebé.
(Uma pausa)
Afonso - Mamã a Mariana vai?
Começámos todos a rir. É uma paixão com a Mariana que só visto. Não a vê desde os anos dele mas não se esquece.
Regresso às aulas
Ontem no Jumbo vi uma promoção jeitosa da Nutela/Kinder para quem tem crianças, em que na compra de um produto de cada (que pode ser dos mais baratinhos) oferecem um conjunto de canetas laváveis,ou um conjunto de lápis de cor. Esta é uma promoção que agrada a toda família. O Afonso ainda não come estes doces, pelo que eu e o pai teremos de fazer o sacrifício. Foi um extra no carrinho, mas a quem é que não sabe bem um docinho de vez em quando?
Nesta altura do ano encontram-me imensas promoções com material escolar associado, o que no caso de ser uma coisa que até se consome acaba por ser vantajoso. Claro que as crianças têm sempre a última palavra a dizer, mas quando há doces associados raramente dizem que não. Os Conguitos também estão a oferecer, pequenos kits e capas para a escola.
Para mim o regresso às aulas e os meses de Setembro e Outubro sempre foram meses que associei a limpeza e arrumações. É a rentrée, o pós-férias, e é por isso uma boa altura para nos organizarmos e libertarmos. Por isso proponho-vos um desafio, o de fazerem uma limpeza neste fim-de-semana que se aproxima, com um saco preto grande ao lado, seja a apenas um armário, um móvel de sapatos, a uma despensa, ou a toda uma divisão, ou até mesmo arranjar ou deitar fora um objecto estragado e, se for conveniente, substitui-lo por um novo. Não arranjar tempo para o que não nos apetece fazer é adiar os problemas. Libertem-se de tudo o que vos rouba energia e depois parem para contemplar e usufruir.
Eu acredito que conviver com objectos estragados e que não funcionem bem, faz-nos perder tempo e gastar energia desnecessariamente. Eu tenho uma batedeira com uma das varetas partida e tenho de estar sempre a interromper para a encaixar. Da mesma forma armários atolados, desarrumados, caixas vazias, espaço saturado, fazem-nos perder tempo e energia, e em última instância impedem-nos de receber coisas novas porque não existe espaço para elas. Devemos deitar fora o que está estragado, concertar o que tem arranjo e oferecer o que não usamos. No processo somos frequentemente surpreendidos. No fundo das gavetas há sempre tesouros esquecidos, que estão tapados por coisas sem utilidade. Quantas vezes ao arrumarmos o roupeiro não descobrimos um vestido giro que já nos tínhamos esquecido? Do mesmo modo, quantas vezes descobrimos peças que não vestimos há anos que já nem gostamos e que só estão a ocupar espaço?
A limpeza pode inclusivamente ser um jogo, as crianças podem ajudar e até se pode inventar um prémio para o mais rápido ou para o que arrumou melhor. Pense nisso e divirta-se!
30.8.11
Cair da folha
Imagem Mailing Oeiras Parque
Todas as estações do ano têm a sua beleza. Embora ande completamente rendida à praia este ano, e à alegria do Afonso a brincar na areia, por vezes sinto saudades do frio. São excelentes as tardes de calor a pedir churrasco, e os almoços debaixo da pérgula, mas também é boa a altura das laranjas, e a chuva que nos poupa um pouco à rega. Mal começa a pingar nascem flores silvestres e outras plantas e o jardim ganha sempre muita vida. Eu adoro o Outono, as folhas secas, e as castanhas assadas que este ano vão ser feitas lá fora. Temos imensa sorte em ter as quatro estações no nosso país. É verdade que os dias mais curtos vão chegar, e o ritmo de vida vai abrandar um bocadinho mas até isso me está a parecer muito bem este ano. Quero ler muito ao final da tarde no sofá, ver filmes e devorar as séries que o Afonsinho me deixar.
É altura de começar a pensar na próxima sementeira. Se mora por perto e se interessa pela matéria e gostava de aprender mais, aproveite os workshops gratuitos, para crianças e adultos, no Oeiras Parque já no inicio de Setembro. Increva-se aqui.
29.8.11
Sabor a férias
Esta foi uma semana e um fim-de-semana com sabor a férias. É muito raro conseguir fazê-lo e muito mais raro conseguir energia para manter este ritmo. Entre fisioterapia, trabalho, duas antestreias, uma saída para dançar até de madrugada, idas à praia, um curso, concertos na baía de Cascais, leituras, compras e lides domésticas, confesso que a idade não é efectivamente o que era, apesar da vontade ser a mesma ou maior.
A semana foi também recheada de muitos prémios, para além das antestreias «Sem Prada nem Nada» e «O Capuchinho Vermelho: A Nova Aventura.», o Afonsinho recebeu um livro com pista de comboio do Pingo Doce de um passatempo do Estrelas e Ouriços, e dois conjuntos para comer da Mayoral de um passatempo do site Barrigas de Amor. Sim, já tem loiça e mesa para convidar a Mariana para jantar e aposto que vontade não lhe falta. Tenho-o sentido muito desenvolvido e precoce em tanta coisa, que mais uma menos uma... . Quanto ao livro vale bem a pena, esta colecção é baratíssima e super engraçada. É que o livro vem acompanhado de uma pista e de um comboio de corda, que faz barulho, e corre sobre os carris.
Entretanto o Paulo, trouxe-nos um mimos, umas chávenas, uns cafés e uns pacotes de açúcar Nespresso que vão dar imenso jeito para as festas. A Cátia para além de ser uma companheira de aventuras 5 estrelas também me brindou hoje com flores. E com tantos mimos é impossível não me sentir grata. Sim porque os stresses existem mesmo nos melhores casais, mas não há nada que com carinho e paciência não se ultrapasse e não se aproveite. Adoro estar convosco e em qualquer lugar!!!!
A modos que a próxima semana apresenta-se em principio mais calma (que também faz falta) mas igualmente boa e já QB de preenchida. Venham de lá aventuras, muita vida, e momentos bons para mais tarde recordar!
Entretanto o Paulo, trouxe-nos um mimos, umas chávenas, uns cafés e uns pacotes de açúcar Nespresso que vão dar imenso jeito para as festas. A Cátia para além de ser uma companheira de aventuras 5 estrelas também me brindou hoje com flores. E com tantos mimos é impossível não me sentir grata. Sim porque os stresses existem mesmo nos melhores casais, mas não há nada que com carinho e paciência não se ultrapasse e não se aproveite. Adoro estar convosco e em qualquer lugar!!!!
A modos que a próxima semana apresenta-se em principio mais calma (que também faz falta) mas igualmente boa e já QB de preenchida. Venham de lá aventuras, muita vida, e momentos bons para mais tarde recordar!
26.8.11
Afonsinho
Notei uma grande evolução do Afonso nestes últimos meses. Já fala bastante e tem conversas com pés e cabeça. Tem o raciocínio lógico bem desenvolvido. Já só usa a sanita, e pouco ou nada a fralda. Quando faz alguma coisa na fralda durante a noite acorda com vergonha. Começou aquela fase de menino que adora a mãe e quer-me em todo o lado. No outro dia, eu tinha acabado de acordar toda despenteada, ele fez-me uma festa e disse «Mamã linda.». Esta semana brindou-me com um «Gosti». Fico completamente derretida com ele. Adora lavar os dentes e já quase não engole a água. Porta-se melhor quando saímos mas em contrapartida faz mais birras quando quer alguma coisa. Quando já não quer comer diz «Mamã, não quéo mais.» e se isso não resulta diz «Mamã, dói aqui.» a apontar para a boca. Se me rio destes disparates, fica sentido de não acreditar nele. A fase dos medos também teve início. Quando vamos no corredor às escuras diz «Mamã medo, a luz?» e volta e meia grita por mim a sonhar. Está tão crescido. Sinto-me esmagada com esta evolução aos meus olhos tão repentina. Onde está o meu bebé?
Barata
As baratas adaptam-se a todo lado. Hoje apercebi-me de que em certa medida sou como as baratas, tanto me sinto bem num magnifico restaurante, como numa tasca. Vivo bem com tanto, sobrevivo bem com menos, adapto-me.
25.8.11
Festas e Feiras
Imagem facebook Festa das Vindimas e daqui
As Festas do Mar continuam em Cascais, ontem foi a vez da Áurea que hoje dá lugar no palco à Vanessa da Mata. Comemos gelado e farturas e o Afonso esteve outra vez muito bem. Entretanto estão prestes a começar as Festas de Paço de Arcos, em honra do Senhor Jesus dos Navegantes que conta este ano com a presença de Tony Carreira a animar a noite de 2 de Setembro. Há serões gratuitos de música para todos os gostos.
No início do próximo mês começa também a Festa das Vindimas em Palmela, com um programa igualmente completo, incluindo provas.
Aproveite para arejar nestas últimas noites de Verão, sem gastar dinheiro ou gastando muito pouco. É que daqui a pouco volta o frio, e os dias mais curtos, e os programas mais caseiros passam a ser quase obrigatórios.
Assinar:
Postagens (Atom)









