6.11.11

Fim-de-semana


Este foi o fim-de-semana de estrear galochas. Andei lá fora a plantar cerca de quarenta bolbos de Narcisos, com a ajuda de um utensílio muito giro que faz buracos excelentes. A terra está fofa e fácil de trabalhar. Mal posso esperar que nasçam para me colorirem o jardim. 

O André cozinhou-me um prato fantástico de pato, com um molho a acompanhar, que utilizava o fígado envinagrado com um toque de laranja. Estava qualquer coisa!

Fizemos imensas coisas dentro e fora de casa e à noite cansados ainda vimos alguns filmes no sofá debaixo das mantas. 

Hoje não me custou nada acordar, ao fim de uma hora estava pronta a sair para a corrida. Esqueci-me da máquina fotográfica, e perdi um dos dorsais, mas no meio de tantos reveses tudo se resolveu e correu muito bem. Quando nos inscrevi, estávamos todos inteiros, não imaginava que o André e o Afonso iam estar lesionados hoje. De qualquer forma eu representei bem a minha equipa, e fiz os 4 km em 20 minutos. Apesar de me ter perdido do Paulo e da Cátia ao início, ganhei ânimo quando vi os meus meninos na curva da recta final e corri para a meta com um sorriso nos lábios. Sim, eu sou a mamã que corre para a meta! Eu estou de parabéns, muitas vezes e ainda para mais por uma boa causa! E agora estou desejosa de participar na próxima corrida que estes pés ganharam o gosto pela natureza e pelo desporto e agora ninguém os pára!

Obs.: Todos os brindes e vales foram oferecidos na corrida Sempre Mulher.

5.11.11

Momentos Wook

Momentos WOOK - www.wook.pt

Semana da Poupança - www.wook.pt

Para aquecer


Com o patrocínio da Randstad, vou participar este Domingo na Corrida Sempre Mulher e vestir com orgulho a T-shirt rosa.

Para aquecer também tenho continuado com as malhas e com os cachecóis. Aprendi um novo ponto e já consigo fazer alguns padrões.

É um facto que a temperatura desceu, que os dias mais curtos chegaram, mas nem por isso têm de ser mais cinzentos, basta vestir as cores certas e fazer os possíveis por aquecer!

4.11.11

Panda Kufote

Era hora de comer hoje e:
Afonso - Vanéxa qué vê o Panda Kufote.
Vanessa - Queres ver o quê Afonso?
Afonso - Panda Kufote, Panda Kufote!
André - É o Panda Forte do Kung-Fu.
Vanessa - Ahhhhhh
Umas quantas colheres mais tarde.
Afonso - Não qué mais.
Vanessa - Afonso mas não queres crescer? Não queres ficar forte como o Panda?
Afonso - Mamã eu sou pequenino.
Vanessa - Sim Afonso, eu sei que és pequenino é por isso que precisas de comer para crescer.
Afonso brinca com os carros e não me liga. Lá o convenço passado uns minutos a comer a última colher.
Afonso - Ponto mamã, já cresci.

Foi com esta colher que o Afonso ficou Kufote como o Panda.

Cinema Free




Não há nada pior do que ir às compras com fome ou com crianças, ambos dão cabo de qualquer orçamento. Por isso se não tem hipotese de os deixar com alguém experimente entretê-los de outras maneiras, o cinema é sempre uma excelente opção!

50% de desconto em brinquedos no Continente

Imagem mailing Continente

No fim-de-sermana, o Continente oferece 50% de desconto em todos os brinquedos, excepto consolas, biciletas e videojogos. O desconto fica disponível Segunda-feira.

Este fim-de-semana costuma envolver muita confusão, e dado o momento sensível que o país atravessa, acredito que possam existir ânimos mais inflamados, pelo que se não precisa de comprar brinquedos para ninguém, tenha juízo e não se aproxime de nenhum Continente!

2.11.11

Ultimamente


Ultimamente temos feito mais coisas cá por casa. No fim-de-semana houve castanhas e água pé com os amigos e as crianças, houve Uno, conversas e um fechar de olhos às calorias que um dia não são dias. 

É que depois de uma semana de trabalho árduo, frio intenso, chuvas, dias curtos e noticiários que abrem sempre com a palavra «crise», um fim-de-semana de sol só pode augurar algo de muito, muito bom e os noticiários podem sempre abrir como quiserem que o pessoal tem mais o que fazer. É que no fim-de-semana nem crise nem Troika nos toldam as acções ou os pensamentos, porque em Portugal se não há cão caça-se com Gato, que desenrascanço sempre foi «palavra de ordem». Posto isto fez-se muito, no que sobrou destes dias. Aspirei, lavei roupa, arrumei a casa, e o André esteve com o tio a montar luz nas arrecadações. Aproveitadas várias peças destas que se encontram perdidas cá por casa, montou-se a torneira no churrasco, está metade de cada cor no que diz respeito a tubos, mas já temos solução.

E jardinei, jardinei muito. Transplantei alfaces que tinha semeado em canteiro. Apanhei laranjas e folhas secas do chão. Arranquei daninhas da horta. Adoro utilizar o que a terra me dá. No nosso jantar fiz azeitonas com mel e sumo de laranja (das nossas), e azeitonas com oregãos também do quintal. Já apanhei os restantes, e coloquei-os em frasco hoje. Ao almoço comemos um rolo de salmão no forno, a mais recente iguaria descoberta pela minha mãe na peixaria do costume, acompanhada por uma salada de rúcula. Está no ponto, grande e viçosa. Gosto tanto de rúcula e dá-se bem em todo o lado. Quando morava em apartamento costumava plantá-la em vasos. 

Hoje terminei mais um cachecol, e fiz algumas compras de Inverno. No entanto, cada vez me custa mais sair de casa para grandes superfícies. É que para além do frio, às 6h da tarde já está de noite o que de si não convida a passeios. 

31.10.11

Halloween Pumpkin

Imagem mailing Pumpkin

Aqui ficam mais dois passatempos do site da Pumpkin, poderá desenhar uma abóbora ou enviar uma fotografia engraçada. Entre no espírito e brinque ao Halloween.

Halloween CIN

Imagem facebook CIN

Envie fotografias dos seus filhos mascarados para cin@view.pt até ao dia 15 de Novembro. As 9 mais originais serão escolhidos pela CIN e premiadas com um bilhete de adulto e outro de criança para brincar na Kidzania e poder visitar a Casa de Pintura CIN.

Halloween Nuk

Imagem NUK facebook

O passatempo NUK Outubro no facebook dá pelo nome «O meu Halloween!». Para participar deverá clicar no menu lateral em "Passatempo o meu Halloween" e submeter uma fotografia. A NUK escolherá a fotografia vencedora de entre as 5 mais votadas pelos fãs (votação durante o período do passatempo). O prémio é um Babyphone Ecocontrol Plus, um kit Easy Learning, uma chupeta e um biberão Hello Kitty ou Mickey Mouse.

Se vai brincar com bebés ao Halloeeen, inspire-se e fotografe o momento! Boa sorte!

28.10.11

Trécs do Afonso

Afonsinho - Vanéxa, qué isto?
Eu - São os dinossauros Afonso?
Afonso - Os trécs mamã?
Eu - Sim Afonso, os T- Rex.

O Afonso adora uma série em que um miúdo vê dinossauros em todo o lado, na escola, em casa, na rua, no jardim e que se chama Dino Dan. Eu e o pai já não aguentamos aquilo, de tão disparatado que é. Porque é que ele não prefere o «Harry e o balde dos dinossauros», que sempre era mais fofinho?

PS - O Afonso também gosta de ver o Barney, o Comboio dos Diossauros e  Dinossaura Doroteia.

27.10.11

Tenda Busä

Imagem site Ikea

Se tem a tenda de criança Busä do Ikea deverá devolvê-la na loja IKEA mais próxima, e será reembolsada na totalidade. De acordo com a loja, a estrutura em aço da tenda pode partir-se, fazendo com que surjam extremidades pontiagudas que, ao perfurar o tecido da tenda, poderão lesionar a criança. Já foram reportados três incidentes em que a estrutura de aço da tenda se partiu e perfurou o tecido, sendo que um resultou numa pequena lesão. A marca assegura que a segurança é uma prioridade máxima e que a situação já está já a ser resolvida.


A tenda de criança BUSÄ está à venda na IKEA desde 1 de Agosto de 2011.

Para mais informações adicionais ligue 707 20 50 50, Contact Centre IKEA Portugal. 

26.10.11

Fim-de-semana


No fim-de-semana passado comi romãs, castanhas, e leitão de negrais no «O Caneira» (Restaurante dos pais do jogador do Sporting com o mesmo nome, que já pertenceu aos avós. São uma das familias mais antigas a assar leitões em Negrais.).  

Impermeabilizei as botas e estreei as galochas no jardim. Fomos ao Inglês e ao Coliseu ver o Ruca. Terminei mais um cachecol e comecei um novo. Jardinei muito e encontrei quatro trevos de quatro folhas, dois deles com a quarta folha ratada dos caracóis. Guardei os dois trevos completos num livro para me trazerem sorte. Na Segunda vi um arco-íris perfeito. E é destas pequenas coisas que vou vivendo, quando todas as outras não me correm de feição. 

Quanto ao impermeabilizante, recomendo vivamente. Dá vontade de utilizar em tudo! A esponja mágica também é fantástica. Ainda me falta experimentá-la nuns riscos do carro, mas até agora tem-se mostrado uma grande aliada. 

Com esta chuva só me apetece estar em casa, a beber coisas quentes, enrolada na manta a ver televisão ou a brincar com o Afonso. Até arrumações me apetece fazer, tirar das gavetas as roupas quentes de Inverno e as meias grossas, as mantas e os casacos. Com o jardim em standby fico cingida às quatro paredes e a este organizar cá dentro. Tenho vontade de dormir mais e de me deitar mais cedo porque os dias estão mais curtos e o corpo ficou subitamente mais frio. 

Amo.te Nestlé

Imagem retirada do facebook da revista Bebé d'Hoje


De acordo com o que a revista Bebé d'Hoje, a Nestlé Portugal em parceria com o grupo amo.te irão oferecer até ao final deste ano, refeições a crianças até aos 3 anos, que almocem ou jantem num dos restaurantes amo.te (Meco, Chiado, Tejo e Lisboa) acompanhados pelos pais ou avós, com o objectivo de fomentar hábitos alimentares saudáveis nos bebés portugueses. Os mais pequenos poderão assim experimentar um dos menus adaptados e levarão ainda um produto Nestlé para degustar em casa. 

Zippy


Imagem Zippy

25.10.11

Ruca


Com tantos dias para voltar a chuva tinha logo de voltar no Domingo, no dia do Ruca e a caminho de Lisboa. Saímos na pior altura de casa e vimos o espectáculo com a roupa coladinha ao corpo. Depois de sentados no Coliseu, o André lembrou-se que tinha deixado a chave no carro, na ignição, e a porta aberta, pelo que aqui a super mulher foi a voar até ao Parque Mayer à chuva e voltou até ao Coliseu. O espectáculo foi engraçado, o Ruca estava a organizar uma festa surpresa para a mãe com direito a uma prenda original, um concerto e contou com a ajuda dos amigos, da irmã e do pai. Depois de alguns percalços, o Ruca conseguiu surpreender a mãe e todos cantámos os parabéns.
Obrigada Sapo Kids!

20.10.11

Cores de Outono


Há já três noites que me deito sem leitura. Ando tão cansada que adormeço sem ler. Terminei «ACidade e as Serras» com imensa pena, mas já não conseguia prolongar mais o livro. Sinto falta das aventuras do Jacinto e do Zé Fernandes antes de dormir. Terminei com a certeza que este contacto com a terra é cada vez mais imprescindível para mim.

«E então enquanto fumava o meu charuto, estranhamente se apossaram de mim os sentimentos que Jacinto outrora experimentava no meio da Natureza, e que tanto me divertiam. Ali, à porta do café, entre a indiferença e a pressa da Cidade, também eu senti, como ele no Campo, a vaga tristeza da minha fragilidade e da minha solidão. Bem certamente estava ali perdido num mundo que me não era fraternal. Quem me conhecia?Quem se interessaria por Zé Fernandes? (...).»

Queirós, Eça de, A Cidade e as Serras, Planeta de Agostini, Lisboa, págs. 223-224

Esta noite vou começar o meu oitavo livro do ano «A Insutentável Leveza do Ser» de Milan Kundera. Estou curiosa e expectante. As noites já estão mais frias, e os dias mais curtos e já apetece ir para a cama mais cedo. Apesar de tudo, continua a não parecer Outono. As laranjas caem com as folhas, douradas por fora, mas verdes por dentro. No chão o sol ilumina estes tons castanhos e dourados de Outono, com tons que eu desconhecia.   

Ainda não comemos castanhas este ano e já ando cheia de vontade. Ontem a minha mãe trouxe Romãs e estou desejosa de as abrir com o Afonso. Ele adora tudo o que tenha bolinhas «bias». Entretanto, o ursinho azul enviou-lhe uns miminhos hoje, para experimentar. Têm sido bons estes dias de correio, sempre com surpresas. 

19.10.11

O Natal é quando o homem quiser


Hoje o carteiro foi muito generoso. Trouxe prendas para nós, prendas para a casa, prendas para o Afonso. Mais, hoje o carteiro não trouxe contas, trouxe só mesmo as prendas. O carteiro da carrinha (dos pacotes e correio volumoso) é nosso segurado e já me conhece, costuma passar pelo escritório em vez de vir aqui a casa, poupando-me a uma ida aos CTT. E eu gosto deste tratamento género aldeia que me faz sempre pensar que a Parede é uma vila simpática, com gente que se conhece, muita gente antiga e muitos sítios do costume.

Hoje o dia promete e eu prometo ao dia que vou fazer os possíveis para lhe sorrir. 

18.10.11

Ultimamente


Ultimamente não me tem sobrado muito tempo para passatempos mas ainda assim, lá vão chegando a conta gotas alguns miminhos que tanto me animam nos tempos que correm. É que as noticias deprimem o maior optimista, e deixam-nos sempre com aquele travo de desconfiança materializado na insegurança do que mais estará para vir. Estou cansada de ouvir falar de crise e de austeridade, dificuldades e mais cortes. A minha inspiração já só encontra repouso debaixo deste sol que tanto teima em ficar e nas gargalhadas do Afonso que afastam qualquer tom de cinzento do horizonte. É urgente reinventar o agora, centrarmos a atenção no que é importante, redefinir prioridades. 

16.10.11

Fim-de-semana


O fim-de-semana foi caseiro mas nem assim de repouso. Depois das aulas de Inglês, a mãe Vanessa fez as franjas no cachecol do Afonso e cortou a relva. A Rosa arranjou-nos um brinquedo novo, e eu fui experimentar. Apesar do calor que se faz sentir, a relva parece resistir. Podei mais alguns ramos, semeei umas quantas experiências. A horta está linda e adoro o cheiro do alecrim, dos oregãos, da hortelã e da salva quando acabo de regar. 

Já comecei um novo cachecol e estou quase a terminar «A Cidade e as Serras». Hoje fiz bolo de chocolate, arranjei as unhas e aparei os caracóis do Afonso. Tenho aproveitado o bom tempo e o facto de andar mais por casa, para lavar cobertores, mantas e almofadas. Ainda faltam o edredão e as camisolas de Inverno, a ver se o sol se aguenta por mais uns dias. 

Sim, o fim-de-semana chegou ao fim, as noticias não são famosas, os planos para o fim-de-semana não se concretizaram, nem Festival de Cinema Francês no Castelo de S. Jorge nem Intercasa na FIL, mas acabei por aproveitar muito mais. 

15.10.11

Dupla Promoção

Imagens Toys'r'us

Já confirmei e é mesmo cumulativa, podemos usufruir de um desconto de 70% na compra da segunda embalagem de fraldas e ainda um vale de 20€ por cada 40€ de compras. Normalmente as promoções em vale do Toys'r'us não incluem fraldas, por isso é de aproveitar. Até ao dia 2 de Novembro, os titulares de cartão de cliente ganham 50% do valor das compras desde que superior a 20€. O vale pode ser descontado entre os dias 21 de Novembro e 3 de Dezembro, mesmo a tempo do Natal!

Consulte o folheto aqui

14.10.11

Home Made

Hoje arquivei as sementes, fiz uma venda proveitosa e ainda terminei o segundo cachecol para o Afonso e estou só indecisa se hei-de colocar ou não franjas nas pontas. Este deu um bocadinho mais de trabalho, por ser de riscas e ter de mudar de linha várias vezes. Dá-me imenso prazer fazer malha, mesmo com este calor. Por fazer tanta malha, e segurar com tanta força nas agulhas, sinto dores em certos músculos dos braços. No outro dia comentei isto com a minha fisioterapeuta, e ela disse-me que nem as velhotas que lá tem, fazem malha. Não acha graça, e disse-me logo que detestava quando lhe davam esse tipo de prendas no Natal.

Devo confessar que a ideia ainda não me tinha passado pela cabeça, mas depois de algumas pessoas encomendarem as suas «prendas» para o Natal, decidi começar na próxima semana a fazer cachecóis para oferecer. É porque ao contrário da minha fisioterapeuta eu adoro quando as pessoas me fazem coisas. Tenho várias primas e tias que já me ofereceram coisas feitas por elas, e foram sem sombra de dúvida as minhas prendas favoritas. Adoro o trabalho, o cuidado, o pormenor. Prefiro mil vezes um presente assim personalizado do que uma coisa comprada à pressa e que não faz sentido para mim. Não morro de amores por bibelots e as melhores coisas que me podem dar são perecíveis, comidas ou flores.
 
Acresce que tenho um caixote de lãs enorme para dar uso e tempo disponível, agora que tenho de ficar em casa por causa da baixa do André. Acresce ainda que a altura é de contenção para todos, que o subsídio de Natal vai ser reduzido, e que esta não é a altura certa para desperdícios. Acredito que as pessoas com o tempo vão passar a dar mais valor às coisas simples e sentidas e ainda assim úteis, e que aos poucos esta mentalidade vá cair em desuso. Até lá eu vou fazendo cachecóis.

Bom fim-de-semana a todos!

13.10.11

Poupar de diferentes maneiras


O André está de muletas mas eu ando a dar conta do recado. Faço tudo e ainda vejo as oportunidades :)

Ontem foi dia de ir ao Cascais Shopping, e de usufruir de diferentes promoções. O vale da Hussel foi trocado por duas tabletes e o jantar foi oferecido pela Portugália. No Continente aproveitámos diversas promoções, comprámos por exemplo o atum Bom Petisco a 0,52€ a lata, apesar de ele estar à venda por 1,08€, porque utilizámos um desconto de 0,50€ das senhas da charcutaria que acumulámos com o desconto dos 10% em cartão Continente.


Para além disto descobrimos 2 produtos que, a funcionarem, poderão significar uma poupança de muitos euros. O primeiro produto é um impermeabilizante em spray, à venda na zona dos sapatos por 3€, (também vendem na Decathlon um grande por 6,95€), dá para utilizar em mochilas, toalhas, sapatos de camurça, entre outras coisas. O outro produto chama-se esponja mágica, trouxemos a da marca Continente embora exista da marca Scotch-Brite. O produto promete apagar riscos das paredes e outras manchas do género, bem como polir o inox, ou as manchas de metal em louças . Vou testar e depois digo.


Numa altura em que o Estado se prepara para anunciar novas medidas de austeridade e aprovar o Orçamento, temos de ser cada vez mais criativos em relação gestão das nossas despesas. Lembre-se que redefinir prioridades é uma maneira de redefinir o orçamento familiar, e faça escolhas. Abdicar de um café diário permite-lhe poupar o suficiente para o seguro do carro. Optar por fazer exercício fora de um ginásio, ou caminhar pode permitir-lhe economias de farmácia e gasolina. Saiba que o aforro pode ser tão viciante e estimulante como o consumo, mas como em tudo, há que ser moderado. Por isso, não abdique de tudo, permita-se a uma extravagância de vez em quando.