18.9.12

O Afonso pinta


No outro dia pintámos os dois. Estreámos uma embalagem de guaches e demos asas à imaginação. O Afonso adivinhou imagens nos seus rabiscos, de golfinhos, a um lobo mau, a um Faísca Mcqueen, alguns abstractos e um peixinho no aquário. Depois de estendidos no estendal da roupa foram enfeitar a porta do roupeiro. 

A capa para pintar da Miffy comprei quando o Afonso tinha apenas 1 aninho por 3€ numa promoção no Continente. As mangas são ajustáveis com adesivo ao pulso e a capa é impermeável e fecha atrás também com adesivos e é ideal para pintar e sujar à vontade. No final é só passar por água e fica como nova e assim não sujamos a roupa. 

Tecido


Com as sobras deste tecido, que utilizei para fazer um colchão de brincadeiras, ainda fizemos umas fronhas para umas almofadas para a casinha do Afonsinho e com os restos mais pequenos, almofadinhas de alfazema para as gavetas.

24.8.12

Fraldas Pingo Doce

Imagem Pingo Doce

O Afonso já não usa fraldas durante o dia há algum tempo e está a deixar durante a noite. Há noites que não ponho e combino com ele, há outras em que pede. De qualquer forma as fraldas Dodot já lhe estavam muito apertadas que o rapaz é GRrrrande, e a conselho de uma amiga experimentei as do Pingo Doce que são um pouco maiores. No final a embalagem trazia duas fraldas com defeito, mal coladas e cortadas. Na linha lamentaram o sucedido, retiraram o número do lote: 45T V6.0108 ELF, e pediram-me para me dirigir ao Pingo Doce mais próximo com a embalagem e as fraldas com defeito. Fui lá hoje e deram-me uma embalagem nova :). Se tiver fraldas deste lote na mesma situação devolva também!

20.8.12

Escola


Esta mãe está sempre a inventar e para motivar fez um calendário com estrelinhas para o Afonso votar. O dia só pode ter sido «Bom» ou «Muito Bom» :).

4.8.12

Perdi o telemóvel

Afinal parece que foi furto, aconteceu o mesmo a diversos pais no mesmo dia no Parque Morais da Parede.

Amigos e familia enviem-me os vossos contactos pelo facebook que perdi os números de toda gente ;)

Obrigada!

Porreira

Mãe Vanessa - As tuas educadoras são porreiras, não são Afonso?
Filho Afonso - O que é porreira mãe?
Mãe Vanessa - Porreira é divertida e simpática.
Filho Afonso - Tu és porreira mãe.
Mãe Vanessa - Sou? Obrigada Afonso. Olha sabes quem é que dizia sempre «Porreiro pá.»?
Filho Afonso - Não.
Mãe Vanessa - Era o Sócrates. O antigo primeiro-ministro de Portugal.
Filho Afonso - O que é isso mãe?
Mãe Vanessa - É um género de um Presidente mas com outras funções, tem um cargo importante, toma decisões importantes e representa o país.
Filho Afonso - E ele já veio cá a casa?
Mãe Vanessa - O Sócrates?
Filho Afonso - Sim mãe.
Mãe Vanessa - Não filho. Ele tinha uma agenda muito ocupada. Às vezes vinha era pela televisão. Sabes Sócrates também foi um filósofo Grego, e para muitos o pai da Filosofia.
Filho Afonso - O pai da Sofia mãe?
...

2.8.12

1º dia de escola


Dia 1 de Agosto de 2012, primeiro dia de escola do Afonso. Um dia importante e marcante, que tentei por tudo tornar inesquecível. Na véspera tudo se ultimou e, aquilo que era por acontecer apenas em Setembro, acabou por acontecer por força das circunstâncias mais cedo. Tudo se fez. Arranjámos a mochila, a comida para levar, os lençóis novos e bonitos. De manhã houve lugar a um pequeno-almoço especial na cama da mamã. Seguimos dali para a florista arranjar uma planta bonita e um postal para a tia Lina e dali para escola. Chegados à escola tirámos muitas fotografias de recordação.

A mãe foi lá 3 vezes ao longo do dia e viu o Afonso dormir e comer. A educadora escreveu um bilhete, tipo «carta» com as peripécias do dia para mais tarde recordar. Diz que chorou um bocadinho quando percebeu que a mamã não estava ali mas que depressa passou. 

Mais tarde desenhámos a altura na parede do quarto atrás da porta, e colocámos a data e a legenda de «1º dia de escola». Já cresceu 1 cm desde o aniversário, é impressionante. E, apesar de estar numa excitação completa, porque adorou a escola, depois do banho, da janta e de brincar um bocadinho, caiu à cama exausto e adormeceu logo.

Amanhã é um novo dia e recheado de novas aventuras.

31.7.12

O prazer de ler

Um dia ainda dou a volta ao mundo.

No outro dia falávamos do prazer de ler, e de como a ler se viaja e se vive tanto. É quase como um sonhar alto mas de um modo mais consciente e organizado. Os livros dão-nos a conhecer tantas realidades, abrem-nos tantas janelas para o mundo e para outras culturas e vivências que é mesmo como se pegássemos na mala e partíssemos à descoberta. Hoje lê-se menos, os livros são cada vez menos amigos, há mais distracções e, por conseguinte, escreve-se pior, soletra-se pior, viaja-se menos. Eu até acho que na minha geração é raro encontrar-se um homem que goste de ler, mulheres conheço muitas. Talvez por isso elas viajem mais. Podemos ter acesso a tanta informação na Internet mas não podemos substituir o prazer de virar uma página. Acresce que sou antiquada, gosto do cheiro dos livros por estrear, mas também gosto do cheiro dos livros antigos e não vivo a mesmo experiência com um eBook.

O Afonso já lê imenso e eu espero que isto dure. Lê os desenhos, já me repete as histórias que conhece como se conhecesse as letras. É curioso e gosta de aprender. Ainda ontem me perguntava pelo Z de Zorro, e eu expliquei-lhe que como o A de Afonso, o Z também era uma letra do alfabeto, mas que em vez de ser a primeira era a última.

Ainda que não esteja muito abonado para fazer férias não deixe de viajar, leia histórias. Ofereça livros, vá uma biblioteca, troque com os amigos, leia mais com eles. É que os livros marcam-nos muito mais do que a maioria dos brinquedos, fazem-nos muito mais companhia e são quase sempre inesquecíveis.

30.7.12

Imaginação


A imaginação é uma arma poderosa. Se pode ser mal utilizada? Evidentemente. Qualquer vilão que se preze tem uma imaginação fervilhante e um cientista aliado para pôr as suas ideias maquiavélicas em prática, mas as probabilidades da imaginação servir para boas causas, quero acreditar, é bastante superior. Um espírito criativo cria soluções, inventa caminhos, alternativas, antecipa jogadas e constrói pontes sobre areias movediças. Sim, não é preciso ter lógica ou fazer muito sentido, porque a criatividade alimenta-se do improvável e até mesmo do absurdo. Uma pessoa imaginativa consegue dar ânimo ao mais derrotista dos espíritos, acender uma luz ao fundo do túnel e, não raras vezes, consegue devolver um sorriso a um pessimista, porque consegue sobretudo desenhar saídas. As pessoas com grande imaginação inspiram porque não sabem travar, têm uma e outra ideia e vão por ali a fora num caminho conturbado entre a loucura e o génio, muito íngreme e a descer, tal e qual uma criança a andar pela primeira vez numa bicicleta sem rodinhas.

Alimente a imaginação deles como alimenta o corpo. Deixe-os realizar os seus próprios filmes sem os castrar ou corrigir em demasia. Sim, eles vão aprender a dizer bem as palavras, a soletrar correctamente, a não dizer coisas sem sentido, isso tudo vai acontecer mais cedo ou mais tarde, com ou sem a nossa intervenção. Até lá, experimente dizer que vê os mesmos lagartos com asas, que comem pedras e folhas, deixe que a água seja uma palavra masculina, e concorde que as janelas da casa da amiga são bonitas. É que um dia mais tarde quando for mesmo, mesmo preciso comer folhas e pedras, o lagarto com asas pode ser a solução!

27.7.12

Passatempo La Roche-Posay


As 200 melhores fotografias de miminhos de bebé com La Roche-Posay ganham um balde de praia. Saiba mais aqui.

26.7.12

Dia dos avós


Feliz dia dos avós aos AVÓS desta família!

PS - Um beijinho especial para a avó Cila que partiu uma costela ;)

Uma noite assim


Fui ver «Uma noite em casa de Amália» com o Diário do Distrito, e adorei. Não dei pelo tempo passar e ri e comovi-me muitas vezes. É bom ver representações assim, fiéis e que nos teletransportam. Parecia que eu também estava ali, numa noite em casa dela, a falar com aquelas pessoas fascinantes e a declamar poesia. Não vivi esta época atribulada do nosso país, em pleno Marcelismo, anos antes do 25 de Abril na primeira pessoa, mas cresci a ouvir falar de polícia política, liberdade e li muitos livros proibidos e todos aqueles poemas do Ary que escaparam à censura, aqui tão bem interpretado por Ricardo Castro. Nesta noite em que gravavam um LP, estiveram também em casa de Amália Rodrigues (Vanessa), Vinicius De Moraes (Marcos De Góis), Natália Correia (Paula Fonseca), David Mourão Ferreira (Nuno Guerreiro), Alain Oulman (Hugo Rendas), Maluda (Cláudia Soares) um técnico de som da Valentim de Carvalho interpretado por Pedro Martinho, e Casimira, a empregada, secretária e confidente de Amália (Rosa Areia).

As tertúlias em casa de Amália são lendárias, com figuras proeminentes das artes e das letras, intérpretes, escritores e outros amantes da liberdade de expressão. Que vontade de visitar ou ter uma casa assim, cheia de pessoas interessantes, com ideias próprias e com pouco medo.
 
Fiquei apaixonada pela Natália Correia e pela fabulosa interpretação de Paula Fonseca que tão bem declamou a «Defesa do Poeta»:
 

"Senhores jurados sou um poeta
um multipétalo uivo um defeito
e ando com uma camisa de vento
ao contrário do esqueleto.
Sou um vestíbulo do impossível um lápis
de armazenado espanto e por fim
com a paciência dos versos
espero viver dentro de mim.

Sou em código o azul de todos
(curtido couro de cicatrizes)
uma avaria cantante
na maquineta dos felizes.
Senhores banqueiros sois a cidade
o vosso enfarte serei
não há cidade sem o parque
do sono que vos roubei.

Senhores professores que pusestes
a prémio minha rara edição
de raptar-me em crianças que salvo
do incêndio da vossa lição.

Senhores tiranos que do baralho
de em pó volverdes sois os reis,
sou um poeta, jogo-me aos dados
ganho as paisagens que não vereis.

Senhores heróis até aos dentes
puro exercício de ninguém,
minha cobardia é esperar-vos
umas estrofes mais além.

Senhores três quatro cinco e sete
que medo vos pôs por ordem?
que pavor fechou o leque
da vossa diferença enquanto homem?

Senhores juízes que não molhais
a pena na tinta da natureza,
não apedrejeis meu pássaro
sem que ele cante minha defesa.

Sou um instantâneo das coisas
apanhadas em delito de perdão
a raiz quadrada da flor
que espalmais em apertos de mão.
Sou uma impudência a mesa posta
de um verso onde o possa escrever
Ó subalimentados do sonho!
a poesia é para comer.

Lembrar a maneira como diz estes versos arrepia-me, as palavras têm efectivamente um poder infinito.

24.7.12

3 anos - Parabéns amor


O Afonso tem 3 a mãe tem mais 3, tem 33.
- I love you.
- I love you. É o amor mãe.
- Eu sei o que é o amor Afonso e a mãe ama-te tanto.
Desde bebé que lhe repito um segredo, é o segredo das coisas boas, o «Amor». O ingrediente secreto dos nossos cozinhados, o tema central dos nossos namoros antes de ir para a ama, ou antes de dormir. Sim, o amor faz tudo valer a pena e o meu por ti cresce de dia para dia e de forma exponencial.
Parabéns Afonso! Que a vida te reserve muitas coisas boas, e muito, muito amor! Conta sempre comigo e luta sempre pela tua felicidade, mesmo que por vezes não seja fácil no final vai valer certamente a pena.

6.7.12

Corine de Farme

Imagem Corine de Farme facebook

Até ao dia 20 Julho, para se habilitar a ganhar e uma de 5 almofadas de amamentação, deverá comprar 2 produtos Corine de Farme da gama bebé nas lojas Jumbo e dizer de forma criativa numa frase quem é a melhor amiga da “mamã e do bebé”.

Poderá preencher o cupão de participação disponível nas lojas Jumbo ou no site ww.corinedefarme.pt e enviar juntamente com o talão de compra para o Apartado 23008 EC Cais dos Soldados, 1147-601 Lisboa.

Mais informações em www.corinedefarme.pt.

4.7.12

Passatempo Nuk

Imagem facebook Nuk

Na revista Mamãs e Bebés está a decorrer o passatempo "O Biberão mais criativo" em colaboração com a Nuk.
 
Basta dar alas à imaginação, decorar o biberão de forma original e criativa, com os materiais que se quiser e enviar uma foto para o mail info@mamasebebes.pt, até dia 31 de Julho!

Os 3 biberões mais criativos ganham:
- 1º prémio: Esterilizador Vapo Rapid + Kit easy learning
- 2º prémio: Babyphone NUK
- 3º Esterilizador micro-ondas

Mais informações sobre o passatempo em: http://www.facebook.com/mamasebebes

13.6.12

Fisher-Price 50% de desconto


Até ao dia 1 de Julho a marca devolve 50% do valor dos seus brinquedos mais queridos. Faça o download do cupão aqui e consulte aqui as condições da promoção.

11.6.12

Family friendly


Estamos de regresso. Adorámos o Carvoeiro e o hotel. É um local excelente para férias em família. As praias, para além de parques infantis e outras facilidades dispõem de imensos divertimentos voltados às crianças, como os insufláveis, passeios de barco e jogos de praia. 

O hotel para além do parque infantil, do clube, e da piscina dos pequeninos, tinha diversas actividades para crianças, como a festa da espuma, a hidroginástica para miúdos, a visita das aves, e a noite dos répteis. 

A solução apartamento acaba por ser vantajosa para fazer algumas refeições em casa, e tem a vantagem de ter atendimento de hotel. As condições do Monte Santo são de facto excelentes e o apartamento muito bem equipado, para além de toda a tecnologia de ponta, tinha inclusivamente aqueles pormenores que interessam aos pais, como a varinha mágica para moer a sopa. 

Comprámos estas férias através de uma promoção do Lifecooler Travel, e funcionou tudo muito bem. Fica a dica ;)

7.6.12

Estar de férias é




Tenho o sangue pulsante e acelerado. Não consigo estar quieta, estou condicionada fisicamente a esta aceleração e imprimo-a frequentemente nos outros. Quando não tenho qualquer coisa para fazer, invento. Acho que não fazer nada é um desperdício de tempo, e o meu tempo sempre foi demasiado curto para tudo o que quero fazer e viver. Daí que estar parada ao sol seja sinónimo de leitura; nadar seja sinónimo de ginástica; jantar fora uma excelente oportunidade para provar um novo prato.

Mas hoje, hoje posei o livro, não me preocupei com as horas, com nada, na espreguiçadeira fechei os olhos para o sol e por um breve momento, não fiz rigorosamente nada.

PS - Isto, depois da festa da espuma na piscina, meia hora de ginásio, e antes de sairmos para jantar :)

5.6.12

My name is Afonso



Ultimamente a conversa dele varia entre as seguintes duas formas: «I’m Afonso» e «Hello. My name is Afonso.» e nós  derretidos com isto, porque nunca imaginámos que as aulas de Inglês tivessem aplicação prática tão cedo :).

Também eu passo a vida a falar inglês e sinto-me um bocadinho estrangeira no meu país. 

4.6.12

Praia Grande - Ferragudo


Na praia grande no Ferragudo, há um parque infantil. A areia é fina e o areal extenso. Não podemos abrir os chapéus-de-sol em frente à zona das camas de aluguer. É no entanto um sitio perfeito para levar crianças. 

De manhã vamos à praia, depois de almoço corro no ginásio e à tardinha vamos para a piscina. À noite descemos até ao Carvoeiro para comer gelado e ouvir música na praia. 

Férias ;).

Teresa Raquin



Não gosto de deixar livros a meio, mas comecei um livro que estou com dificuldade em terminar e que me está a estragar o prazer de ler. Inconscientemente, ou não, esqueci-me dele em casa. Na bagagem trouxe 5 livros comprados nas feiras de velharias por 1€, clássicos, todos eles. 

Ontem estava determinada a começar Ana Karenina, mas quando abri o livro li «Quinta parte» e percebi que este é um de três livros e nem sequer, o primeiro. Comecei então a ler Teresa Raquin, de Émile Zola, e estou a adorar. Parece-me o Eça, tanto no retracto mordaz de época, como no naturalismo. É curioso como um livro pode ter causado tanta celeuma e critica, e ter sido considerado tão desvirtuoso e obsceno na altura, ou como diz o autor no seu prefácio forçado «literatura pútrida». É de facto um livro delicioso sobre personagens sanguíneas e nervosas, apaixonadas e intensas e eu estou farta de me rir ao lê-lo.

PS – Entretanto estou quase a acabar o livro e a história complicou-se um bocadinho :).


PPS - Mais para o fim faz lembrar Crime e Castigo de Dostoievski, é um bocadinho mais pesado do que ao início fazia supor. 

3.6.12

Férias


 


Depois de uma noite de luta para adormecer, porque não era a casa dele, porque faltava o Zequinha (dinossauro azul de peluche), porque estava excitado, lá foi vencido pelo cansaço, adormeceu e acordou refeito. Estávamos a pôr a mesa do pequeno-almoço na varanda, quando começou:

Afonso - Mamã, mamã, olha, uma pinha.
Eu - Uma pinha?
Afonso - Sim, pequenina, olha. – e dá-me para a mão. (Estranho numa varanda de cimento…)
Eu - Ahhhhhhhhhhhh – mamã destrambelhada ao gritos - Afonso isto é um ninho de vespas!!!!

Nem consigo imaginá-lo picado por vespas, se faz aquela reacção às melgas. A última vez que peguei num ninho fui completamente picada, mas desta vez estava vazio, graças a Deus!!!

Durante o pequeno-almoço eu tentava convencê-lo a gostar das férias e disse-lhe para olhar para a minha mão que eu tinha um dedo que adivinhava.

Eu - Estás a ver Afonso, não é este dedo, nem este, nem este - e deixei o mindinho - é este! Agora eu ligo-o à cabeça, tipo antena, sintonizo e adivinho. Hummm vais adorar a praia e a piscina hoje.
Afonso - Mãe, olha não é este, nem este, nem este – junta o dedo à cabeça a sintonizar – o Afonso adivinha que vai hoje ao parque.

E pronto, foi assim que o Afonso entrou oficialmente de férias, e adoptou esta como a «casa do Algarve», o problema vai ser quando quiser voltar. 

Um dia depois


Não tenho relógio, mas também não faz mal, pois sei que o tempo que agora importa são 8 dias.

Tentei explicar ao Afonso o que são férias durante a hora de almoço em Ferreira do Alentejo, mas ele dispersa-se.

-Percebes o que são férias Afonso?

-É ir ao Alentejo. E esta luz mãe, que é? – diz a apontar para o reflexo do copo de sumo na toalha de papel.

No restaurante tivemos de esperar que os empregados almoçassem, e atrasou-nos a viagem. Detesto andar de carro mas o almoço era bom e o calor tanto que adormeci pelo caminho.

Chegámos tarde ao Monte Santo Resort, um complexo de apartamentos de 5 estrelas no Carvoeiro, com imensas mordomias. O apartamento é muito mais giro do que eu pensava pelos imensos sites que consultei, completamente equipado, dava para morar aqui. Há som ambiente, banheira de hidromassagem, três plasmas, máquinas de lavar roupa e louça, a decoração simples e irrepreensível. Adoro as pedras da casa de banho, podiam ter sido escolhidas por mim.


Ao final da tarde descobrimos um Jumbo e comprámos comidas boas para uns dias. Trouxemos tacos e camarões para ver o jogo. O espaço saúde estava com uma redução de 20% nos óculos de sol para criança.

À noite fiquei a saber que a pen que comprei tinha um cartão, na caixa que deixei em casa, que era suposto ter colocado lá dentro. O hotel tem internet gratuita, não me martirizei muito.

De noite o Afonso não queria dormir, queria voltar para casa, que aqui não era a casa dele, mas depois desta manhã de praia acho que vai querer vir mais vezes para «a casa do Algarve».  A parte boa de abrir a época balnear no Algarve, é que de que aqui há muitos ingleses. Sinto-me uma no meio deles, branca como cal, e um dia depois vermelha como um camarão. As sardas começam a aparecer em força, e eu sinto um cansaço próprio do sol e das férias. Dolce fare niente. 

1.6.12

Dia da Criança

Imagens daqui e daqui

É Sexta-feira e dia da criança, e se hoje trabalha e não pode aproveitar o dia para estar com eles, prolongue os festejos para o fim-de-semana. Se mora na zona de Lisboa ou Cascais aceite as sugestões:

A entrada na festa da criança no Museu da Electricidade custa 3,5€ mas pode tentar ganhar bilhetes num passatempo flash da Pumpkin no facebook;

A festa da criança na Baía de Cascais é de entrada livre, e de passagem obrigatória.

Se mora longe opte por outro programa mas saia de casa, apanhe sol, gaste energia com eles. Está bom tempo para passear e é absolutamente proibido ficar em casa!

31.5.12

A vida dos outros

Imagem daqui

A opinião dos outros condiciona a nossa liberdade. Não devia, mas condiciona. Muitas vezes tomamos decisões erradas baseados apenas naquilo que pensamos estar bem para os que nos rodeiam. Partindo de falsas premissas, nunca lancetamos verdadeiramente os problemas da nossa vida, e condicionamo-nos com frequência ao argumento completamente falacioso e volátil que é a «opinião dos outros». 

No entanto os outros são pessoas como nós, com os seus dilemas e com as suas vontades, e nós somos os seus outros. Quebremos então este ciclo não influenciando com a nossa opinião, a opinião e a vida alheias. Não há nada mais individual que a vida e as pessoas devem vivê-la de acordo com o que querem e acreditam ser melhor para si. Gostar também implica tolerância e aceitação. Nem sempre a galinha da vizinha é mais tenrinha, e muitas vezes as aparências enganam, aceitemos então os outros como outros, e as suas decisões como «boas», nem que seja porque são suas. E se estiverem errados, o que importa? A vida é deles! 

30.5.12

Passatempos do dia da criança



Está a aproximar-se o dia da criança e os passatempos nascem como cogumelos. O do Cavalinho no facebook da marca, o da Pais & Filhos/Anthelios, o da Klorane, e o do blog da Sofia, são apenas alguns exemplos. 

Mesmo que não ganhe nenhum prémio não vá a correr comprar mais um brinquedo, ao invés disso aproveite para fazer um dia ou noite especial, e não apenas por é dia da criança, mas sobretudo porque é sempre bom arranjar desculpas para se festejar a felicidade. Experimente fazer o seu prato preferido, jogar um jogo ou brincar com ele, e, já que é dia da criança, seja uma!