26.7.12

Uma noite assim


Fui ver «Uma noite em casa de Amália» com o Diário do Distrito, e adorei. Não dei pelo tempo passar e ri e comovi-me muitas vezes. É bom ver representações assim, fiéis e que nos teletransportam. Parecia que eu também estava ali, numa noite em casa dela, a falar com aquelas pessoas fascinantes e a declamar poesia. Não vivi esta época atribulada do nosso país, em pleno Marcelismo, anos antes do 25 de Abril na primeira pessoa, mas cresci a ouvir falar de polícia política, liberdade e li muitos livros proibidos e todos aqueles poemas do Ary que escaparam à censura, aqui tão bem interpretado por Ricardo Castro. Nesta noite em que gravavam um LP, estiveram também em casa de Amália Rodrigues (Vanessa), Vinicius De Moraes (Marcos De Góis), Natália Correia (Paula Fonseca), David Mourão Ferreira (Nuno Guerreiro), Alain Oulman (Hugo Rendas), Maluda (Cláudia Soares) um técnico de som da Valentim de Carvalho interpretado por Pedro Martinho, e Casimira, a empregada, secretária e confidente de Amália (Rosa Areia).

As tertúlias em casa de Amália são lendárias, com figuras proeminentes das artes e das letras, intérpretes, escritores e outros amantes da liberdade de expressão. Que vontade de visitar ou ter uma casa assim, cheia de pessoas interessantes, com ideias próprias e com pouco medo.
 
Fiquei apaixonada pela Natália Correia e pela fabulosa interpretação de Paula Fonseca que tão bem declamou a «Defesa do Poeta»:
 

"Senhores jurados sou um poeta
um multipétalo uivo um defeito
e ando com uma camisa de vento
ao contrário do esqueleto.
Sou um vestíbulo do impossível um lápis
de armazenado espanto e por fim
com a paciência dos versos
espero viver dentro de mim.

Sou em código o azul de todos
(curtido couro de cicatrizes)
uma avaria cantante
na maquineta dos felizes.
Senhores banqueiros sois a cidade
o vosso enfarte serei
não há cidade sem o parque
do sono que vos roubei.

Senhores professores que pusestes
a prémio minha rara edição
de raptar-me em crianças que salvo
do incêndio da vossa lição.

Senhores tiranos que do baralho
de em pó volverdes sois os reis,
sou um poeta, jogo-me aos dados
ganho as paisagens que não vereis.

Senhores heróis até aos dentes
puro exercício de ninguém,
minha cobardia é esperar-vos
umas estrofes mais além.

Senhores três quatro cinco e sete
que medo vos pôs por ordem?
que pavor fechou o leque
da vossa diferença enquanto homem?

Senhores juízes que não molhais
a pena na tinta da natureza,
não apedrejeis meu pássaro
sem que ele cante minha defesa.

Sou um instantâneo das coisas
apanhadas em delito de perdão
a raiz quadrada da flor
que espalmais em apertos de mão.
Sou uma impudência a mesa posta
de um verso onde o possa escrever
Ó subalimentados do sonho!
a poesia é para comer.

Lembrar a maneira como diz estes versos arrepia-me, as palavras têm efectivamente um poder infinito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário