12.8.13

Laranja




        
    
     

Laranja da tenda que está montada no jardim, onde gostamos de nos deitar a brincar numa manta sobre a relva.
Laranja das velas de citronela que afastam os mosquitos nos almoços e nas noites quentes de Verão.

Laranja da mesa e das cadeiras para os miúdos, onde eles se sentam tantas vezes, mas acredito que já não por muito tempo.
Laranja dos candeeiros solares do Ikea que nos têm acompanhado em tantas noites lá fora, parecem candeeiros chineses, e dançam nas árvores com a brisa de vento, fazendo círculos na relva. Dão imensa luz, foram baratos e duram já há um par de anos.
Laranja daquela meloa riscadinha, que é tão sumarenta por dentro, e que o Afonso adora comer à fatia e eu como se fosse uma tigela à colher.

Laranja e azul, de uma lona linda que encontrei nos Bispos, e com a qual mandei forrar dois sofás individuais de jardim. Estão giríssimos e são super confortáveis. 

10.8.13

Clube Rik e Rok


O Afonso já fez 4 anos e por isso já está inscrito no Clube. Bastou preencher a ficha num balcão de informações do Jumbo e recebemos logo o cartão. 

Não deixem de consultar as vantagens no site, ordenadas por zona geográfica, site onde também podem encontrar jogos e passatempos.

8.8.13

Sobre livros


Uma das coisas que mais gosto nas férias é ter tempo para ler. Durante a noite, à tardinha ou na praia. Gerir o tempo de forma despreocupada e ler, ler muito.

Tenho tentado manter a leitura da história ao Afonso antes de deitar todo o ano, mas nem sempre é possível. Nestas idades eles adoram histórias, e ficam atentos e curiosos a ouvi-las. É bom estimular este gosto pela leitura desde cedo, pois ao mesmo tempo que estimulamos a criatividade e a imaginação, enriquecemos o léxico e o raciocínio deles. Muitas vezes mudo um pouco a história para que o Afonso me corrija, ou peço para ser ele contar, para que formule um raciocínio estruturado e desenvolva a linguagem. É muito giro ouvir histórias contadas pelos mais pequenos, surgem sempre dados novos.

Se quer levar consigo dois livros novos estas férias, não deixe de concorrer ao passatempo de aniversário do Primeiro Limão em parceria com a Editorial Presença. É que para além de contarem histórias, os livros «Princesas Perfeitas» e «Fadas Divertidas» de Kimberley Scott promovem uma interacção com as crianças, uma vez que permitem destacar as diferentes peças de roupa e brincar. 


5.8.13

Passatempo de Aniversário - Primeiro Limão & Editorial Presença



Este blog está de Parabéns e como festa sem prendas não tem graça, temos um passatempo para comemorar. O Primeiro Limão, em parceria com a Editorial Presença, tem para oferecer um pack composto pelos livros Fadas Divertidas e Princesas Perfeitasde Kimberley Scott, que serão lançados amanhã dia 6 de Agosto. 

Podem participar os seguidores do Primeiro Limão, residentes em Portugal. 


O passatempo de aniversário tem início hoje, e termina no dia 12 de Agosto. 

O que têm de fazer para ganhar? Vale tudo! Enviem uma fotografia, filme, frase, composição, canção, colagem, o que a imaginação ditar, a congratular o Limão pelo seu aniversário para o email vanessacasais@gmail.com. 

Divirtam-se e boa sorte!

5 Anos - O Primeiro Limão


O Primeiro Limão está de parabéns, faz este mês 5 anos! 

Este blog que nasceu das minhas saudades da escrita e do facto de ter deixado o jornalismo para trás, está um rapazola crescido. Recordo-me de quando e como nasceu, mas nunca esperei vê-lo crescer tanto e mantê-lo por tantos anos. A escolha do nome, surgiu em homenagem a um limoeiro que tive na varanda da minha primeira casa e que, como todas as árvores morreu de pé. Foi o primeiro elemento a habitar aquele 3A nos Jardins da Parede, numa altura em que ainda não tinha família, nem mobília e eu afeiçoei-me a ele. No ano em que perdi o limoeiro, fiz um blog, já estava casada mas ainda não existia Afonso e o Primeiro Limão não era ainda um baby blog, quando segui essa via optei por remover esses textos antigos, e torná-lo num blog mais temático. A data oficial não deixa porém de ser Agosto de 2008.

O blog tem acompanhado a minha vida e já faz parte da mobília. Nestes 5 anos fiz a minha tese de mestrado, engravidei e tive o Afonso, mudei de casa, viajei muito, separei-me, refiz a minha vida e escrevi um livro. Ao limoeiro juntaram-se inúmeras outras árvores de fruto e uma horta, e o blog claro, persistiu. Nele tenho partilhado muito da nossa vida, mas também muitos eventos e ofertas, com o objectivo de que possam ser úteis a outros pais.

E amanhã estão todos convidados para a festa!

3.8.13

Waffles



Quando eu era miúda adorava fazer waffles, e comê-las simples, com topping ou com gelado. Recordo-me que havia uma casa no Centro Comercial das Palmeiras onde íamos lanchar maravilhosos batidos e waffles antes ou depois do cinema ao Sábado. Gosto tanto de waffles que durante a gravidez convenci a minha mãe a tirar o pó à máquina para as dar a conhecer ao Afonso (ainda na barriga). Foi nessa altura que também descobri o Farggi, em Carcavelos, que entre outras maravilhas, faz umas waffles fantásticas com gelado e fruta, e variadíssimos toppings.

Por tudo isto não resisti a esta máquina de waffles que ficou ontem à venda no Lidl, e que faz waffles de animais: uma girafa; um elefante e um leão. Desde que chegou ontem, o Afonso não parou de pedir que lhe fizesse umas Waffles, no entanto só à noitinha tive tempo para procurar uma receita – um pouco mais light que é Verão – para experimentar a máquina. O cheirinho maravilhoso da massa encheu a cozinha e deve ter ido, corredor a fora, até ao quarto do Afonso, passando pela porta encostada até às suas narinas adormecidas, porque quando o fui espreitar estava de olho aberto e quis logo provar uma waffle. Adorou! Hoje assim que acordou, saiu da cama a correr para a cozinha para comer uma com doce.

A receita light retirei daqui, e reduzi as doses para metade, o que deu para fazer cerca de 14 waffles. 

31.7.13

Domingos Mágicos no Oeiras Parque


Imagens Oeiras Parque
 
Nada como aproveitar para ir ao cinema em família sem pagar bilhete. Inscreve-te no Clube da Mel e do Salvador e aproveita outras ofertas em vigor. Alguns restaurantes, por exemplo, oferecem a refeição de criança quando acompanhada por dois adultos, e claro o cartão do clube, espreita aqui.

29.7.13

Azul


Este ano estreei-me nos saldos com almofadas. É engraçado como umas almofadas podem dar logo outra graça a um espaço. Uma azul e amarela da Area, que remete para o Sul de França e para viagens, ou não fosse Verão, e não nos apetecesse tanto viajar. E uma almofada às bolinhas da Zara Home para a caminha do Afonsinho. 

Às bolinhas era também a recordação de aniversário de um coleguinha do Afonso, com um gel e champô para futebolistas. Adoro estas lembranças, as que não são gomas. Eu também acabo por ceder a uma guloseima volta e meia, mas prefiro evitar as dores de barriga que procedem os abusos nas festas. 

Azul é o céu que namorei esta semana da janela do meu quarto. É também a cor das pranchas de surf que agora usamos ao pescoço. Faltam duas na imagem, são cinco ao todo, e todas de tamanhos diferentes, consoante as idades. Foram mandadas fazer à medida e com muito amor. E são especiais. 

Azuis são ainda a lancheira de praia da Mimosa e os individuais, que ganhámos de oferta na compra de iogurtes. 

26.7.13

Vermelho


Vermelho, que é como quem diz Stop! Por vezes é necessário abrandar. Descansar mais, ler, comer de forma equilibrada. Uma salada absolutamente biológica, sumos de fruta, muita água. Nada como os legumes da horta na nossa sopa. 

Depois de A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón, do O Caderno de Maya de Isabel Allende, e do O Último Segredo de José Rodrigues dos Santos, estou agora a ler um livro bem mais leve Uma Americana em Pequim de Ann Mah. 

Ah e claro, vermelho de Santini, os melhores gelados do mundo, 100% naturais sem corantes nem conservantes, distinguidos e apreciados por diversos reis europeus aos longo de dois séculos. Na verdade a marca recebe todos os dias fruta fresca da maior qualidade dos mesmo fornecedores, utiliza leite Vigor, natas da marca Coimbra e baunilha só em vagem. Não é por isso de admirar que à loja de Cascais se tenham juntado as de S. João do Estoril e Chiado. Caso lhe apeteça muito um geladinho mas não lhe apeteça sair de casa, poderá por um custo adicional encomendar para entrega ao domicilio em Santini em Casa Cascais : 915001103 e Santini em Casa Lisboa: 913014662. Depois de comer o gelado não se esqueça de registar os pontos que os brindes são bem engraçados, das colheres de gelado, aos chinelos, geleiras ou panamás, tudo com as tradicionais listas vermelhas. 

Eu - Afonsinho qual é o teu sabor preferido?
Afonsinho - É o de Almeixa mamã, e o de chocolate, e o de baunilha, e o de limão.

Ainda bem que não comprei mais sabores heheh

21.7.13

4 anos - A festa


Foi um dia longo e muitooo divertido. Pela primeira vez o Afonso teve colegas da escola na sua festa de anos e outros tantos amigos. Pela primeira vez, aproveitou, participou nas magias, nos fantoches, pintou a cara, e correu e saltou e brincou com os presentes todos que recebeu. Lição número um: Abrir os presentes no fim da festa, porque senão corremos o risco deles quererem brincar logo com eles. 

Para muitos meninos da turma do Afonso esta foi a primeira festa em que ficaram sem pais e correu tão bem. Se foi difícil perderem a vergonha quando chegaram, mais difícil foi saírem e muitos pais foram ficando, ficando, e ficando, que as crianças estavam mesmo a divertir-se. Ontem à noite ainda me lembrei de fazer umas pulseiras para colocar nomes e números de telefone dos pais, e imprimir umas quantas imagens das turtles para pintar. Para além da casinha com o mercadinho, a mesa das pinturas, o sitio dos carros, e a piscina de bolas fizeram sucesso e claro a animadora que os entreteve com magias, fantoches, palhaçadas, pinturas de cara e esculturas de balões. 

O tempo esteve fantástico, muito sol, pouco vento, e foi aproveitar até à tardinha. No final todos levaram bolas das Turtles para casa como recordação e espero que a memória de uma tarde bem passada.

O bolo teve esta inspiração. Todo o blog tem ideias fantásticas para festas de anos e temáticas, vale mesmo a pena espreitar.

20.7.13

Por esta altura


Por esta altura as árvores estão carregadas de ameixas roxas e amarelas, tenho de fazer doce dentro em breve. As laranjeiras têm o fruto ainda verde mas eu aproveito para secar as folhas para o chá. É já altura de cortar e secar as alfazemas. Algumas espalhadas pela casa perfumam e afastam os insectos. A maioria seco em papel de jornal para depois colocar em sacos nas gavetas. Na horta tudo tem crescido, pepinos, alfaces, couves e tomates. Acrescento sempre alguma coisa da nossa horta à sopa, fica sempre com um sabor mais rico. 

19.7.13

Verão


Ultimamente saltamos entre a piscina dos avós, a praia da Parede (agora em standby com a história das alergias nas praias da linha), e a piscina insuflável cá em casa. O Afonso está bem é dentro de água, e já nada tão bem com braçadeiras. 

17.7.13

Cowabirthday - Tartarugas Ninja


O Afonso faz quatro anos! Está um crescido, e está de parabéns. Foi um ano fantástico em termos de aprendizagem, mas passou literalmente a voar. Não é apenas aquela marca da régua da altura por detrás da porta do quarto, nem os sapatos e calças que deixaram de servir. Não foi o facto de nunca mais ter usado fraldas, de já comer sozinho e querer fazer quase tudo sem ajuda. Nem tão pouco o facto de termos retirado as grades da caminha, e dele já se sentar à mesa. Talvez seja tudo isto junto, não sei. O facto é que o meu bebé está a ficar um rapazola e eu nem dei pelo tempo passar. 

Este ano a festa era para ser do Star Wars, que o Afonso é um grande fã, mas depois de alguns contratempos com a escolha do bolo, o tema passou a ser as Tartarugas Ninja. Temos andado entretidos a fazer decorações para a festa: máscaras, palhinhas, copos, apitos, palitos coloridos, e pequenas caixas de pipocas.

Aqui ficam os links dos downloads da Internet a quem interessar: máscaras; mini caixa de pipocas; cupcake toppers (que usei nas palhinhas, apitos e palitos).

Para ajudar à festa, vem uma animadora que já fez duas festas do Afonsinho fazer umas magias, umas pinturas e umas esculturas de balões. Para além da familia, vêem amigos e colegas da escola e desta vez acho que o Afonso vai mesmo aproveitar a festa!

11.7.13

Maquilhagem


Agora deu nisto. Mamã quero uma «Maquilhagem» (Afonsês - Português = tatuagem). E depois fica todo vaidoso e mostra o braço a toda a gente.

PS - Diz que o Chipicao traz umas giras ;).

8.7.13

Reunião de Pais


Foi com lágrimas e soluços que nos despedimos da Joana, porque ela chorou e soluçou e nós, as mães mais piegas, chorámos e soluçámos de volta. Viemos carregadas com dossiers, prendas, livros de fotos, os trabalhos do ano, DVD's com os melhores momentos. Recebemos as notas, e recordámos na sala os momentos mais significativos deste ano.

Para o Afonso foi uma estreia absoluta. Fardas, horários, lancheira e trabalhos. É engraçado ver a diferença entre os exercícios e desenhos no inicio do ano e no final, o traço a direito, a forma como já pinta com mais cores e dentro dos riscos, e a própria noção do rosto. Já folheámos tudo várias vezes, e já me mostrou tudo cheio de orgulho. 

Agora é aproveitar o bom tempo para descontrair e brincar!