5.8.13

5 Anos - O Primeiro Limão


O Primeiro Limão está de parabéns, faz este mês 5 anos! 

Este blog que nasceu das minhas saudades da escrita e do facto de ter deixado o jornalismo para trás, está um rapazola crescido. Recordo-me de quando e como nasceu, mas nunca esperei vê-lo crescer tanto e mantê-lo por tantos anos. A escolha do nome, surgiu em homenagem a um limoeiro que tive na varanda da minha primeira casa e que, como todas as árvores morreu de pé. Foi o primeiro elemento a habitar aquele 3A nos Jardins da Parede, numa altura em que ainda não tinha família, nem mobília e eu afeiçoei-me a ele. No ano em que perdi o limoeiro, fiz um blog, já estava casada mas ainda não existia Afonso e o Primeiro Limão não era ainda um baby blog, quando segui essa via optei por remover esses textos antigos, e torná-lo num blog mais temático. A data oficial não deixa porém de ser Agosto de 2008.

O blog tem acompanhado a minha vida e já faz parte da mobília. Nestes 5 anos fiz a minha tese de mestrado, engravidei e tive o Afonso, mudei de casa, viajei muito, separei-me, refiz a minha vida e escrevi um livro. Ao limoeiro juntaram-se inúmeras outras árvores de fruto e uma horta, e o blog claro, persistiu. Nele tenho partilhado muito da nossa vida, mas também muitos eventos e ofertas, com o objectivo de que possam ser úteis a outros pais.

E amanhã estão todos convidados para a festa!

3.8.13

Waffles



Quando eu era miúda adorava fazer waffles, e comê-las simples, com topping ou com gelado. Recordo-me que havia uma casa no Centro Comercial das Palmeiras onde íamos lanchar maravilhosos batidos e waffles antes ou depois do cinema ao Sábado. Gosto tanto de waffles que durante a gravidez convenci a minha mãe a tirar o pó à máquina para as dar a conhecer ao Afonso (ainda na barriga). Foi nessa altura que também descobri o Farggi, em Carcavelos, que entre outras maravilhas, faz umas waffles fantásticas com gelado e fruta, e variadíssimos toppings.

Por tudo isto não resisti a esta máquina de waffles que ficou ontem à venda no Lidl, e que faz waffles de animais: uma girafa; um elefante e um leão. Desde que chegou ontem, o Afonso não parou de pedir que lhe fizesse umas Waffles, no entanto só à noitinha tive tempo para procurar uma receita – um pouco mais light que é Verão – para experimentar a máquina. O cheirinho maravilhoso da massa encheu a cozinha e deve ter ido, corredor a fora, até ao quarto do Afonso, passando pela porta encostada até às suas narinas adormecidas, porque quando o fui espreitar estava de olho aberto e quis logo provar uma waffle. Adorou! Hoje assim que acordou, saiu da cama a correr para a cozinha para comer uma com doce.

A receita light retirei daqui, e reduzi as doses para metade, o que deu para fazer cerca de 14 waffles. 

31.7.13

Domingos Mágicos no Oeiras Parque


Imagens Oeiras Parque
 
Nada como aproveitar para ir ao cinema em família sem pagar bilhete. Inscreve-te no Clube da Mel e do Salvador e aproveita outras ofertas em vigor. Alguns restaurantes, por exemplo, oferecem a refeição de criança quando acompanhada por dois adultos, e claro o cartão do clube, espreita aqui.

29.7.13

Azul


Este ano estreei-me nos saldos com almofadas. É engraçado como umas almofadas podem dar logo outra graça a um espaço. Uma azul e amarela da Area, que remete para o Sul de França e para viagens, ou não fosse Verão, e não nos apetecesse tanto viajar. E uma almofada às bolinhas da Zara Home para a caminha do Afonsinho. 

Às bolinhas era também a recordação de aniversário de um coleguinha do Afonso, com um gel e champô para futebolistas. Adoro estas lembranças, as que não são gomas. Eu também acabo por ceder a uma guloseima volta e meia, mas prefiro evitar as dores de barriga que procedem os abusos nas festas. 

Azul é o céu que namorei esta semana da janela do meu quarto. É também a cor das pranchas de surf que agora usamos ao pescoço. Faltam duas na imagem, são cinco ao todo, e todas de tamanhos diferentes, consoante as idades. Foram mandadas fazer à medida e com muito amor. E são especiais. 

Azuis são ainda a lancheira de praia da Mimosa e os individuais, que ganhámos de oferta na compra de iogurtes. 

26.7.13

Vermelho


Vermelho, que é como quem diz Stop! Por vezes é necessário abrandar. Descansar mais, ler, comer de forma equilibrada. Uma salada absolutamente biológica, sumos de fruta, muita água. Nada como os legumes da horta na nossa sopa. 

Depois de A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón, do O Caderno de Maya de Isabel Allende, e do O Último Segredo de José Rodrigues dos Santos, estou agora a ler um livro bem mais leve Uma Americana em Pequim de Ann Mah. 

Ah e claro, vermelho de Santini, os melhores gelados do mundo, 100% naturais sem corantes nem conservantes, distinguidos e apreciados por diversos reis europeus aos longo de dois séculos. Na verdade a marca recebe todos os dias fruta fresca da maior qualidade dos mesmo fornecedores, utiliza leite Vigor, natas da marca Coimbra e baunilha só em vagem. Não é por isso de admirar que à loja de Cascais se tenham juntado as de S. João do Estoril e Chiado. Caso lhe apeteça muito um geladinho mas não lhe apeteça sair de casa, poderá por um custo adicional encomendar para entrega ao domicilio em Santini em Casa Cascais : 915001103 e Santini em Casa Lisboa: 913014662. Depois de comer o gelado não se esqueça de registar os pontos que os brindes são bem engraçados, das colheres de gelado, aos chinelos, geleiras ou panamás, tudo com as tradicionais listas vermelhas. 

Eu - Afonsinho qual é o teu sabor preferido?
Afonsinho - É o de Almeixa mamã, e o de chocolate, e o de baunilha, e o de limão.

Ainda bem que não comprei mais sabores heheh

21.7.13

4 anos - A festa


Foi um dia longo e muitooo divertido. Pela primeira vez o Afonso teve colegas da escola na sua festa de anos e outros tantos amigos. Pela primeira vez, aproveitou, participou nas magias, nos fantoches, pintou a cara, e correu e saltou e brincou com os presentes todos que recebeu. Lição número um: Abrir os presentes no fim da festa, porque senão corremos o risco deles quererem brincar logo com eles. 

Para muitos meninos da turma do Afonso esta foi a primeira festa em que ficaram sem pais e correu tão bem. Se foi difícil perderem a vergonha quando chegaram, mais difícil foi saírem e muitos pais foram ficando, ficando, e ficando, que as crianças estavam mesmo a divertir-se. Ontem à noite ainda me lembrei de fazer umas pulseiras para colocar nomes e números de telefone dos pais, e imprimir umas quantas imagens das turtles para pintar. Para além da casinha com o mercadinho, a mesa das pinturas, o sitio dos carros, e a piscina de bolas fizeram sucesso e claro a animadora que os entreteve com magias, fantoches, palhaçadas, pinturas de cara e esculturas de balões. 

O tempo esteve fantástico, muito sol, pouco vento, e foi aproveitar até à tardinha. No final todos levaram bolas das Turtles para casa como recordação e espero que a memória de uma tarde bem passada.

O bolo teve esta inspiração. Todo o blog tem ideias fantásticas para festas de anos e temáticas, vale mesmo a pena espreitar.

20.7.13

Por esta altura


Por esta altura as árvores estão carregadas de ameixas roxas e amarelas, tenho de fazer doce dentro em breve. As laranjeiras têm o fruto ainda verde mas eu aproveito para secar as folhas para o chá. É já altura de cortar e secar as alfazemas. Algumas espalhadas pela casa perfumam e afastam os insectos. A maioria seco em papel de jornal para depois colocar em sacos nas gavetas. Na horta tudo tem crescido, pepinos, alfaces, couves e tomates. Acrescento sempre alguma coisa da nossa horta à sopa, fica sempre com um sabor mais rico. 

19.7.13

Verão


Ultimamente saltamos entre a piscina dos avós, a praia da Parede (agora em standby com a história das alergias nas praias da linha), e a piscina insuflável cá em casa. O Afonso está bem é dentro de água, e já nada tão bem com braçadeiras. 

17.7.13

Cowabirthday - Tartarugas Ninja


O Afonso faz quatro anos! Está um crescido, e está de parabéns. Foi um ano fantástico em termos de aprendizagem, mas passou literalmente a voar. Não é apenas aquela marca da régua da altura por detrás da porta do quarto, nem os sapatos e calças que deixaram de servir. Não foi o facto de nunca mais ter usado fraldas, de já comer sozinho e querer fazer quase tudo sem ajuda. Nem tão pouco o facto de termos retirado as grades da caminha, e dele já se sentar à mesa. Talvez seja tudo isto junto, não sei. O facto é que o meu bebé está a ficar um rapazola e eu nem dei pelo tempo passar. 

Este ano a festa era para ser do Star Wars, que o Afonso é um grande fã, mas depois de alguns contratempos com a escolha do bolo, o tema passou a ser as Tartarugas Ninja. Temos andado entretidos a fazer decorações para a festa: máscaras, palhinhas, copos, apitos, palitos coloridos, e pequenas caixas de pipocas.

Aqui ficam os links dos downloads da Internet a quem interessar: máscaras; mini caixa de pipocas; cupcake toppers (que usei nas palhinhas, apitos e palitos).

Para ajudar à festa, vem uma animadora que já fez duas festas do Afonsinho fazer umas magias, umas pinturas e umas esculturas de balões. Para além da familia, vêem amigos e colegas da escola e desta vez acho que o Afonso vai mesmo aproveitar a festa!

11.7.13

Maquilhagem


Agora deu nisto. Mamã quero uma «Maquilhagem» (Afonsês - Português = tatuagem). E depois fica todo vaidoso e mostra o braço a toda a gente.

PS - Diz que o Chipicao traz umas giras ;).

8.7.13

Reunião de Pais


Foi com lágrimas e soluços que nos despedimos da Joana, porque ela chorou e soluçou e nós, as mães mais piegas, chorámos e soluçámos de volta. Viemos carregadas com dossiers, prendas, livros de fotos, os trabalhos do ano, DVD's com os melhores momentos. Recebemos as notas, e recordámos na sala os momentos mais significativos deste ano.

Para o Afonso foi uma estreia absoluta. Fardas, horários, lancheira e trabalhos. É engraçado ver a diferença entre os exercícios e desenhos no inicio do ano e no final, o traço a direito, a forma como já pinta com mais cores e dentro dos riscos, e a própria noção do rosto. Já folheámos tudo várias vezes, e já me mostrou tudo cheio de orgulho. 

Agora é aproveitar o bom tempo para descontrair e brincar!

5.7.13

Obrigado por me ajudares a crescer

Miminhos do Afonso para as professoras Lojinha Doce

Esta semana as aulas chegaram oficialmente ao fim. O primeiro ano do Afonsinho na escola passou a voar. As educadoras e a auxiliar foram incansáveis, e puxaram imenso por ele. A Joana, a professora, também sai da sala dos 3 para a outra salinha em frente. 

Para o Afonso a escola foi muito positiva. Noto um grande desenvolvimento nele, não foi só o salto que deu em termos de aprendizagem - da ama para a escola - sinto-o também muito mais sociável, mais prático e mais alegre. 

Por todo o carinho, entrega, amizade, cuidado e atenção, mesmo naquelas situações mais complicadas que ultrapassaram o ser professor, Joana e Bruna, obrigada! Do externato só posso dizer maravilhas. 

27.6.13

Iglo

 
Quem tem crianças em casa tem artistas. Uns mais, uns menos, todos gostam de pintar e dar asas à imaginação. Umas folhas e uns lápis são em qualquer situação um entretém e convém tê-los sempre à mão no saco da rua, no escritório da mãe, em casa, em casa da avó, no carro, enfim, lápis e canetas nunca são demais.

Adorámos por isso este brinde da Iglo. Os lápis pretos contrastam com as cores dos grafites e a cor da embalagem cilíndrica, que tem por tampa um afia.

Não se esqueça de cortar os pontos/códigos de barras das embalagens da Iglo e depois é só seguir as instruções e trocá-los por brindes.


25.6.13

Clube Mel e Salvador


Imagem Oeiras Parque

O Oeiras Parque tem um clube para os mais pequenos, e quem se inscrever esta semana ainda vai a tempo de ganhar bilhetes de cinema para Domingo. Depois é só levantar o cartão com uma fita porta-chaves toda boneca no balcão das informações juntamente com os bilhetes. Inscreve-te no Clube aqui e fica a par das novidades.
Até dia 30 ainda podes ver a exposição da Playmobil e brincar um bocadinho.

24.6.13

Ludopolis


No fim-de-semana fomos à Ludopolis e gostámos muito. Com um bilhete ganho no site Filhos de A a Z, mochila com lanches às costas, um sol abrasador, muito protector solar, chapéu e máquina fotográfica, lá fomos nós passar uma tarde bem passada. Gostámos de todas as aldeias, umas mais que outras, pois envolviam mais brincadeira. Os miúdos andaram de burro e de bicicleta, jogaram jogos tradicionais e de construção, fizeram pinturas e ganharam balões, quadros com o nomes, pulseiras, crachás e bonés entre outros brindes.
Se tiver oportunidade dê lá um saltinho. O bilhete de adulto custa 4€ e o de criança 3€. Se tencionar ficar várias horas e não lhe apetecer levar mochila atrás, saiba que há imensos bebedouros de água no jardim, e rulotes de comes e bebes com preços convidativos. Um pratinho de caracóis custa por exemplo 3€ e à entrada os cupcakes solidários da casa do Gil custam 1€. E se ainda tiver energia no próximo Sábado e lhe apetecer andar de barco com os miúdos, conserve o bilhete do evento e imprima o voucher, que é válido para duas viagens para crianças até aos 12 anos.