14.5.12

Dias Maiores


Ao pé de casa há hortas e relva para jogar à bola mesmo antes da hora do jantar. Está calor e os dias são maiores há que aproveitar. Ali, há pinheiros com pinhas e pinhões, e figueiras com figos suculentos, por agora verdes. Na horta há famílias e há meninos para brincar e há uma miúda gira com chapéu de palha que gosta de escalar, correr e rebolar na relva. Ali, há bancos de jardim e mesas de piquenique. Dali vimos sempre cansados, mas sempre com um sorriso nos lábios, porque as coisas boas da vida são assim, simples.

Hoje eu sou a Primavera
Sinto-me a florir por dentro
Hoje tenho o sol à espera
Hoje é meu, este momento

Hoje eu só vejo flores
Hoje não sinto espinhos
Hoje não morro de amores
Ouço brisa e passarinhos

Hoje há cores para pintar
Hoje há fonte e inspiração
Hoje vou recomeçar
Vou trautear uma canção

Hoje não corro, vou caminhar
E toco na ponta dos pés
Hoje não vou continuar
A levantar os meus porquês…

Amanhã já nem me importa
O que vai acontecer
Porque hoje eu fecho a porta
Hoje eu só quero viver!

10.5.12

2ª Corrida da Criança


A APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, promove no próximo dia 20 a 2ª Corrida da Criança nos Jardins do Casino do Estoril. A corrida de 1,5 km deve ter inicio às 10h e o valor da inscrição/donativo de 15€, que equivale a uma equipa de adulto/criança, reverterá a favor do projecto «Lanche Escolar Saudável». 

Poderão participar na corrida crianças entre os 2 e os 12 anos, acompanhadas por um adulto. Mais informações sobre o evento aqui.

Fisher-Price 10

Imagem mailing Fisher-Price

Todos os dias 10, a Fisher-Price tem oferecido 10 brinquedos, 1 por hora a partir das 10 horas. Se quer habilitar-se adicione a marca ao seu facebook e participe.

8.5.12

Ultimamente


Recebemos finalmente a carta do Pai Natal, diz que é Primavera por lá, que não pôde responder antes, mas que gostou muito da nossa carta. Imagino que com a crise haja mais meninos a escrever-lhe :) e não consiga responder a todos atempadamente. De qualquer forma é sempre bom ter resposta :) o Afonsinho adorou.
Da DMuse, de um passatempo da Pumpkin, chegou um conjunto de bonecas de papel com trajes tradicionais portugueses, daqueles que se recortam e encaixam. Fartei-me de brincar com isto em miúda, e adorei esta versão nacional. Do Lego vieram autocolantes, lápis e um boné. 

Hoje chegaram dois kits de viagem, um para ele outro para ela, de um passatempo da revista Activa. Sonho cada vez mais alto com férias e descanso, não sei onde mas isso também pouco importa. Preciso de tempo. Preciso de parar e se for numa praia com calor, palmeiras e daiquiris tanto melhor!

7.5.12

Dia da mãe = Dia do filho




A prenda da mãe para o Afonso, no dia de ontem, foi uma colecção de Playmobil que encontrámos na Feira de Oeiras. Depois de tudo lavado, peças brancas na lixívia, foi brincar até às tantas e hoje assim que acordámos, foi vê-lo a correr para a sala como no dia de Natal.

Alguns dos blogs que mais gosto são estrangeiros, e gosto especialmente de alguns onde falam dos mercados da pulga, como o Lullaby & La La Xo Ein Ding ou o americano Bluebird Blog. Reciclar brinquedos é uma das melhores formas de economizar, uma forma amiga do ambiente e da carteira dos pais, porque os brinquedos que duram, norma geral são bastante caros. Nem consigo imaginar o preço disto tudo no Toys'R'Us. 

Aceite a sugestão, venda os brinquedos usados e experimente ir ao sotão limpar o pó aos seus e se quiser aumentar a colecção visite as Feiras de Velharias, ou os leilões online.  


6.5.12

Dia da Mãe



Começou muito mal este dia da mãe.

Exactamente a meio do dia achei que iria ser um daqueles dias para esquecer, e então tu olhaste para mim e disseste «Mãe vamos os dois sozinhos ao parque. Eu jogo à bola com os meninos, e tu bebes um café. Depois o pai chega e tu ficas feliz.» E pronto, decidi descomplicar e aproveitar o dia. 

Fomos comer um bitoque à Xana, fomos ao Indie Junior que acabava hoje com uns bilhetes da Forum Estudante. Foi a  primeira vez que foste ao cinema e acho que correu bem. Eram muitas histórias pequeninas e muitos meninos da tua idade.

Nos entretantos ainda passámos na Feira de Velharias de Oeiras, onde a mamã descobriu um conjunto gigantesco de Playmobil, que bem negociado veio connosco para casa. Uma quinta, um navio, um iglu, vários barcos, imensos animais e pecinhas pequeninas, foi tudo lavado e está agora a secar. 

Agora temos petisco ao lume, a mãe uma valente dor de cabeça do cansaço, mas o dia acabou por ser excelente e eu sinto-me abençoada por te ter na minha vida e por seres meu filho. Pode estar tudo errado, correr tudo mal, estar tudo do avesso que um sorriso teu dá sentido e paz à minha vida. 

5.5.12

Favas e Caracóis



Hoje, enquanto o Afonsinho dormia a sesta, andei a apanhar favas. Enchi três cestas e ainda ficaram muitas por apanhar. Ao mesmo tempo que as apanhava fiz controlo de pragas, lagartas e caracóis. Estava sol e calor e até calcei chinelos. Soube-me bem descascar as favas no jardim, enquanto comia uma sandes de carne assada da mãe. Descascar favas faz-me sempre lembrar o avô Zé e aquelas coisas que achamos graça em crianças. Depois de acordar o Afonso também me ajudou. 

Os dias quentes deixam-me sempre bem disposta e o sol faz-me bem à pele. Tenho a cara feita uma adolescente em plena crise hormonal. Gosto de fechar os olhos e fingir que estou de férias, parece que o tempo passa logo mais devagar. Lembrei-me dos filmes que vi ontem, deve ser bom viver numa ilha de praia mas gosto tanto deste lugar. 

As favas estão agora ao lume, e já cheiram tão bem. 

Bom Sábado!

Indie Lisboa

Pedaços de Berlin Telegram

A Rita S. é uma amiga de infância que me tem acompanhado nas coisas mais malucas, de furar o umbigo mesmo antes dos meus 18 anos, a um casting para bailarina entre muitas outras maluquices. E a Patrícia, bem, a Patrícia é amiga já de adolescência, início de vida adulta, da minha (nossa) fase de jornalistas, companheira actual de festivais para crianças, e companheira de longa data de soirées e matinés de cinema. Coincidência ou não, em alturas mais marcantes da minha vida, vimos filmes francamente perturbadores, e em que sair da sala de cinema era sempre um misto de depressão profunda com êxtase pós-traumático de sobreviver à experiência. 

Daí que, e dado o momento, uma sessão dupla de Indie Lisboa, com uns convites ganhos no facebook, parecesse altamente promissora. A minha escolha não teria sido esta, mas, não poderia ter sido melhor. Vimos Formentera em alemão e Berlin Telegram em francês, ambos a contar para a competição Internacional. O idioma de resto para nada importou. Leila Albayaty realizadora, compositora e actriz de Berlin Telegram veio fazer a apresentação do seu filme, em estreia mundial, perto da meia-noite ao cinema Londres. Um filme intenso, envolvente, emocional, obsessivo, mas que fala de reconstrução e superação, e de personagens que entretanto se cruzam no seu caminho. O filme surpreende pela positiva. Os votos foram dados em consciência, mas ficou a vontade de ver muitos mais.

Nota positiva para a organização do evento. O cinema Londres foi uma agradável descoberta, com um café e restaurante simpáticos e uns sofás extremamente confortáveis nas salas. Feliz coincidência o facto de as personagens românticas de Formentera se terem conhecido em Portugal e de em Berlim Telegram aparecerem não só referências como imagens do nosso país, numa altura em que a Europa nos vê sob um prisma menos encantador. 

1.5.12

Lego Fan Event


Consegui evitar a ida ao Pingo Doce mas não escapei à fila do Lego Fan Event que dava, literalmente, a volta à praça de touros. Pior, a fila prolongava-se dentro da praça de touros, e o tempo de espera para entrar foi superior a uma hora. Tínhamos ganho dois convites de criança no Meo, mas como o Afonsinho ainda não paga deram para fazer felizes Mariana e primo :).

Durante a espera levantámos mais convites para o Indie e o Afonso fez uma amiga, que uns anos mais tarde poderia ter sido aquela. Para além de ficarem todos contentes por terem sapatos iguais, partilharam a paixão pelos chapéus e brincadeiras tontas. 

Do evento fica a nota negativa para a falta de fraldários, para a falta de filas prioritárias e para a falta de uma bilheteira distinta para convites. 

De resto a mãe Vanessa esteve no seu melhor, como peixe na água, a construir monstros e casas, várias horas... 

Para repor energias Merry Cupcakes e uma ajudinha para o jantar. Estou tão cansada!!!!

30.4.12

Sugestões para o feriado


Para quem adora cinema fora do circuito comercial e tem crianças, o Indie Junior é uma excelente opção. Pode ainda participar nos workshops gratuitos. Não deixe de consultar o cartaz

Até ao dia 1 de Maio, pode ainda visitar o Lego Fan Event no Campo Pequeno. Os bilhetes custam 5€ os de adultos, 3€ os de criança, não sei se para as crianças grandes há desconto :) é tentar!

Ao que parece no feriado decorre ainda a primeira venda de garagem do Alfama-te. Quem tem bonecos, DVD's e coisas antigas sem pó ou novas ainda embaladas, para venda inscreva-se pelo email geral@alfama-te.com. Mais informações no facebook.

29.4.12

Comida de conforto


As nossas memórias de criança são sempre reconfortantes. Nunca tinha percebido a célebre frase da minha mãe Cecília «Era tão bom ser criança outra vez não era?» até a sentir. Sim, o Afonso diz que o arroz dela sabe a queijo, mas a mim sabe a arroz de manteiga. O único. O original. Calculo que para ele, daqui a alguns anos, a comida reconfortante da mamã Vanessa saiba a comida sem sal ou a Bimby. Sim, a minha mãe já me falou na Bimby, a titulo experimentação, a ver como eu reagia. 

Para mim, a cada viagem, a cada regresso a casa, sempre foi o café com leite e o pão com manteiga comprado à barra quando ainda se podia. Não havia pequeno-almoço, nem café de saco como o da minha mãe. 

Seja como for, hoje o Afonso experimentou caracóis, e pelo menos à primeira impressão, diz que sim, diz que gosta.

Afonsinho


Acordou no outro dia a berrar agarradinho à cabeça e ao ouvido, e depois a mim que nem me deixava mexer «Dói muito mamã.». Uma colher de Brufen, muito mimo e umas horas depois dizia à Dr. Zaida que estava bom e não doía nada. Mentira, que metia o pescoço de lado como se tivesse uma entorse. E ela dizia-lhe «Afonso tens de responder a verdade.» e ele respondida «a verdade.».

Três dias depois bebé Afonso está fino! Uma tosse apenas mas nada que não se resolva. 

Afonso 1 - Viroses parvas O

Festa de anos surpresa

Fotos festa de anos surpresa da Tixa

Nos últimos tempos descobri que as verdades nunca são absolutas, que custa sempre mais a primeira vez. Descobri que obturador não é objecto de tortura. Veremos o que falta descobrir. 

25.4.12

25 de Abril aos meus olhos


O Afonso passou os últimos dias a perguntar «Mamã já é 25 de Abril? Já posso colar os autocolantes? Já posso mamã?» e ontem foi para ele o dia, ou melhor a noite. Acompanhou-me ao jantar do partido e, ainda sem grande consciência democrática, participou pela primeira vez naquilo que é, não apenas uma liberdade, mas também um dever cívico. 

Cresci com pais que me mostraram o valor da liberdade, do poder falar, pensar e escolher. Um pai que  criou um partido político, que fazia reuniões no café Império, que tinha barba e gola alta e calças à boca de sino. Sou igualmente filha de uma mãe que tinha um pai que era tipógrafo e que por isso tinha acesso a livros que não passavam pelo crivo da PIDE, e que muitas vezes por causa dos «bufos» queimou documentos na sanita. Cresci também a ouvir falar de coisas menos doces como os desaparecidos, os presos políticos e o Tarrafal. 

Quando a Visão esta semana, provocadora, perguntou se deveria haver um novo 25 de Abril, foram raras as personalidades quer de esquerda e quer de direita a responder «Sim». A opinião comum é a de que a democracia, ainda que fragilizada pela crise, está bem instituída. A preocupação que se repete é a de que sejam postos em causa os direitos que tanto lutámos por adquirir. 

Do jantar ressalta o espírito inflamado e nostálgico de quem viveu esses tempos, a esperança dos mais jovens de que venham dias melhores e a crença de que é desta união, deste espírito e vivência colectivos que poderá nascer a força para enfrentar seja o que for. 

Para o Afonso fica a mensagem que devemos pensar, acreditar e agir, ao invés de apenas criticar. É possível e importante ser politicamente activo, independentemente da ideologia com a qual nos identifiquemos. 

Os Putos

Uma bola de pano, num charco
Um sorriso traquina, um chuto
Na ladeira a correr, um arco
O céu no olhar, dum puto.
Uma fisga que atira a esperança
Um pardal de calções, astuto
E a força de ser criança
Contra a força dum chui, que é bruto.
Parecem bandos de pardais à solta
Os putos, os putos
São como índios, capitães da malta
Os putos, os putos
Mas quando a tarde cai
Vai-se a revolta
Sentam-se ao colo do pai
É a ternura que volta
E ouvem-no a falar do homem novo
São os putos deste povo
A aprenderem a ser homens.
As caricas brilhando na mão
A vontade que salta ao eixo
Um puto que diz que não
Se a porrada vier não deixo
Um berlinde abafado na escola
Um pião na algibeira sem cor
Um puto que pede esmola
Porque a fome lhe abafa a dor.