10.1.13

Simples



Sempre valorizei as pequenas coisas, mas esta valorização sempre foi tendenciosa. Afinal de contas se para nós as pequenas coisas são grandes, não será muito justo chamar-lhes pequenas. São coisas porém de uma importância relativa, objectos de reduzida dimensão ou valor, pequenos gestos ou atitudes simples. E é destes pequenos grandes nadas que muitas vezes retiro maior felicidade. Uma gargalhada do Afonso, uma festa ou um beijo dele logo pela manhã, uma carta ou um email de alguém que está longe, um café quente numa manhã gelada. Estes dias foram preenchidos por muitos pequenos momentos, da primeira vez que o Afonso andou de comboio e táxi; da touca que me ofereceu no Natal para eu não molhar o brushing e que faz pendant com a dele; a escova para limpar discos de vinil que finalmente descobri numa feira de antiguidades; o avental em que colámos a imagem do Panda, o bolo de iogurte que fizemos os dois; de como adormeceu esta semana a agarrar a minha mão com a sua mão pequenina; das arrumações da arrecadação e de apanhar flores do jardim para as jarras.

 Que 2013 seja recheado de pequenos grandes nadas!

9.1.13

Natal


Este ano o Natal foi autêntico e tradicional. Não no sentido de tradição feita de História e antiguidade mas antes, de tradição desejada e feita de sentimentos reais. Sim, este Natal foi perto daquele com que sempre sonhei. Este Natal foi rodeado de crianças, e cheio de amor, cheio de brincadeira e de sonho. Tirámos muitas fotografias ao pé da árvore, cozinhámos juntos um peru e eu cozi-lhe barriga para não sair o recheio e assistimos a parte da missa do galo. Comemos cupcakes da Garret, fiz arranjos de azevinho, ouvimos discos de Natal, e festejámos ao longo de vários dias. O Natal não se resumiu à véspera, durou vários dias. Afinal de contas, o Natal é sempre que o homem quiser e o nosso foi muitoooo desejado e sentido.

27.12.12

A ver se chove

Imagem daqui
 
O Natal este ano começou mais cedo e durou vários dias. No dia 23 já se desembrulhavam presentes lá em casa, e já se tiravam fotografias ao pé da árvore para mais tarde recordar. Para que o Afonso aproveitasse ao máximo os brinquedos, começou a desembrulhá-los um a um ao longo do dia 24. Para o fim deixei o que pensei que para ele teria menos interesse por não dar para brincar, um guarda-chuva do Mickey. É maravilhoso dar prendas ao Afonso porque ele tem reacções fantásticas como: «Mamã isto é fantástico! Gosto muito! Uau!!!! É fabuloso! Obrigada mamã!» Mas mesmo tendo isto em conta, e depois de um dia cheio de prendas que adorou, não imaginei que ficasse tão feliz com o guarda-chuva do Mickey. Tanto, que ao fim de muitos minutos continuava a dizer que chovia dentro de casa e que nos queria a todos baixo do chapéu. Quando viu que chovia lá fora ficou em êxtase e só me dizia «Viste mamã? Eu disse-te! Eu disse-te que ia chover!». E ainda bem que choveu. «Mamã, tens de tirar as orelhas do Mickey do chapéu para não se molharem!» mas lá lhe expliquei com carinho que estas orelhas são especiais e à prova de chuva.
 

19.12.12

Natal

Ontem foi a primeira festa de Natal de escola do Afonso. A mãe andava em pulgas e tudo foi pensado ao pormenor. A bateria da máquina a carregar de véspera, a farda impecável, o sapatinho engraxado.
Eu - Afonso, o auditório diz que é grande mas para veres bem a mamã vai levar umas orelhas de Rena.
Afonso – De Rena mãe?
Eu – De Rena Afonso. E depois digo adeus e tu sabes logo onde eu estou.
Chegámos cedo e fomos para a terceira fila da frente. Babada de máquina em punho, mal conseguia esperar para ver o meu pigali em palco. O tema era «A volta ao mundo em 80 dias» e foi comovida que vi entrar o Afonso com uma tanga de leopardo e ossos na mão para tocar tambor, e meti as ditas orelhas e acenei sem parar. O Afonso não me viu mas portou-se como um crescido, sempre atento à coreografia e cheio de ritmo. Quando o fui buscar ao final levei as orelhas da Rena e ele ria às gargalhadas.
Temos por hábito tomar o pequeno-almoço no tabuleiro os dois. Comemos torradas, bebemos leitinho a ver os desenhos animados de manhã antes de ir para escola. Sabemos de cor as letras dos genéricos, do Pororó à Vila Moleza mas hoje a mamã chegou com o tabuleiro mascarada de Rena a cantar Jingle Bells, e rimos que nem uns perdidos.
Afonso – Mamã tenho uma coisa para dizer.
Eu – Diz Afonso.
Afonso – És linda!
Eu – E tu também meu amor. Sabes, eu também tenho uma coisa para te dizer.
Afonso – O que é mãe?
Eu – I love you! A lot!
Afonso – Não é «a lot» mamã.
Eu – Então amor?
Afonso – É «I love you too.».
Eu – É isso mesmo. E sabes o segredo?
Afonso – O segredo mãe?
Eu – Sim. O segredo das coisas boas?
Afonso – É o amor!
Eu – É isso mesmo. Devemos encher sempre o nosso coração de amor e de sentimentos bons e tudo o resto se revolve.
Levámos miminhos para a professora Dina ontem, bonbons para a educadora Joana e auxiliar Bruna e postais pintados pelo Afonso, que como diz a Bruna «Não há loja que venda!» e em troca a mamã recebeu um pendente personalizado pelo Afonso para a árvore de Natal.
E é destes sentimentos e rituais que é feito o Natal, de trocas cheias de dádiva, carinho e muito amor. E tudo o resto, a seu tempo se revolve.

12.12.12

Toys'R'Us

Imagem mailing Toys'R'Us
 
Termina hoje a promoção de 20% de desconto directo em brinquedos nas marcas seleccionadas no Toys'R'Us online. Numa altura em que os pais tentam fazer acrobacias com o orçamento qualquer ajuda é preciosa, por isso aqui fica a dica a quem interessar.
 
Há de factos diferenças significativas de preços entre os folhetos por isso antes de sair de casa compare preços nem que seja online.
 

5.12.12

O livro

 
 No próximo Sábado, dia 8, lanço o meu primeiro livro de poesia no Pausa na Linha na Parede por volta das 5h. Apareçam!
 
A pintura fantástica da capa é da autoria da Graça Paz, que gentilmente aceitou o desafio.
 
O livro aqui, o ebook aqui.
 

28.11.12

Sais de banho


Os sais de banho que trouxe de uma viagem ao Sal terminaram. Adoro tomar banhos de imersão desde miúda, sobretudo nestes dias muito frios. Lembrei-me de aromatizar sal grosso e dar outra utilização às laranjas que teimam em cair, e à alfazema que já vai nascendo no jardim. Cheira tão bem que até o Afonsinho aprovou, ele que tanto gosta da hora do banho. 

27.11.12

Carta ao Pai Natal

Querido Pai Natal,

Portei-me muito bem este ano: deixei as fraldas; entrei para escola; aprendi a comer bem sozinho e a lavar os dentinhos sem ajuda. Fiz algumas traquinices mas também dei muitos beijinhos.

Gostava de receber um carro dos bombeiros (nunca são demais), um dinossauro e Playmobil e gostava de ter um Natal muito feliz.

(A mamã ajudou-me a escrever a carta porque eu ainda não sei escrever.)

Seguiu hoje via CTT ;)

24.11.12

Em tons de Outono


O regresso a casa de baterias carregadas é sinónimo de conforto, sobretudo quando dela tiramos o maior partido. O chá quente com menta do jardim, a sopa com os legumes da horta e o sumo das laranjas acabadinhas de apanhar. 

20.11.12

Dia Nacional do Pijama


Neste dia 20 de Novembro um pouco por todo o país, crianças até aos 6 anos vão para a escola de pijama. Esta iniciativa criada pela Mundos de Vida tem uma vertente lúdica mas também pedagógica pretendendo chamar a atenção para a importância da criança crescer numa família.

O Afonso lá foi com o seu pijaminha do Cocas a condizer com a mochila e com a lancheira e hoje na escola estavam todos em «modo» caminha, até a directora :).

15.11.12

Já é Natal mamã?



O espírito de quadra já chegou cá a casa. Disco vinil de Natal, luzes, enfeites e presépio.

13.11.12

Mundo giro, foi muito giro


O Mundo Giro foi muito giro!
 
No Domingo à tarde fomos até ao Mundo Giro, trocar brinquedos. O Afonso levou brinquedos de bebé e trouxe brinquedos de crescido: livros; puzzles; um dinossauro; dois carrinhos; chupas e gomas.
 
Nesta edição (anterior aqui) as bancas eram um pouco altas para os meninos pequenos e os brinquedos não estavam todos expostos. Existiam uns banquinhos que ainda assim eram um pouco baixos e em número insuficiente.
 
À noite só me dizia que tinha levado um saco grande e cheio e tinha trazido poucos brinquedos no regresso e que queria o saco dele de volta, mas depois lá se entusiasmou com o livro do mundo e tirou dali o sentido.
 
Para o ano há mais!

12.11.12

Os três porquinhos

 
No Sábado fomos ver a peça «Os três porquinhos», a nova geração, ao teatro Bocage em Lisboa. Os bilhetes ganhos num passatempo do site Filhos de A a Z, acabaram por ser duplicados e ainda bem que éramos muitos.
 
Esta nova geração de porquinhos é fã de novas tecnologias, não vive com medo do lobo mau, é criativa e divertida. Porém quando decidem reviver a história dos seus antepassados na floresta, descobrem que afinal os lobos não estão extintos.
 
Nota 10 para IPork com uma bolota roída em vez de uma maçã :).
 
Vale a pena ir ver!
 
O preço normal para sessões infantis é de 6€

9.11.12

A mãe no externato


Já está! Fui hoje de manhã à escola do Afonso apresentar Portugal. Levei um jogo com o Castelo de Guimarães, e falei um bocadinho sobre a fundação do Condado Portucalense. Os meninos dividiram-se em equipas para encontrar os disparates, ou melhor, os bonecos escondidos no castelo.
 
Depois falei dos trajes tradicionais portugueses e das bonecas que levei para cada um brincar.
 
No final (quase) todos comeram um pastel de nata de Belém.
 
A professora Dina diz que a apresentação foi muito docinha. Para mim foi uma excelente manhã, bem diferente do habitual e que recordarei com carinho, mesmo com um Afonso choroso na hora da despedida.


PS - E até estou no blog da turma, aqui.

Mundo Giro

 
Este fim-de-semana entre as 10h e as 18h há Mundo Giro no Mercado Municipal de Oeiras. Se tem brinquedos em bom estado mas com os quais o seu filho já não brinca, venha trocá-los por giros e com esses giros compre os brinquedos dos outros meninos.
 
Depois do enorme sucesso desta iniciativa em Março, o Mundo Giro regressa com algumas novidades, como o Depositrão que visa promover a reciclagem de electrodomésticos.

6.11.12

Trabalho para a escola

A turma do Afonso é a das Joaninhas e tem um tema este ano de uma «Viagem à volta do Mundo». Na reunião de pais ficámos a saber que cada menino escolheu um país para os pais decorarem num postal gigante. Um postal por cada país ao longo do mundo. O Afonso escolheu Portugal pelo que fomos logo dos primeiros a pintar o postal.
 
 
Depois de pintarmos o país e o Oceano com guaches, eu e o Afonso colámos símbolos nas principais cidades. Recortámos e colámos uma rosa dos ventos e um Camões numa caravela com um balão com uma estrofe dos Lusíadas. No Oceano colámos uma bolsa transparente com um CD com músicas tradicionais portuguesas. Na parte da frente do postal escrevemos um resumo daquilo que é o nosso país.
 
 
Como graça enviámos para cada menino um jogo de bonecas de papel com trajes tradicionais portugueses imprimidos em papel cavalinho para ficarem resistentes, e que inclui os trajes da Madeira e dos Açores.
 
 
Na Sexta-feira a mãe vai à aula com bolinhos e um castelo de Guimarães com um jogo, apresentar o trabalho, naquele que será o meu regresso à escola depois da defesa da minha tese de mestrado há 4 anos. Façam figas por mim! Não quero deixar o Afonso mal visto!!!

4.11.12

Dia das Bruxas (e feriado)


Bolos da Garrett, sustos, horta, um chapéu e colagens com a mamã em casa. Foi assim o nosso dia das Bruxas.