4.5.13

Promoções dia da mãe

Imagens mailing Lanidor, Aki e Oeiras Parque

No dia da mãe o ideal é encher a sua de mimos, de abraços e beijos e palavras derretidas. No entanto, sabe sempre bem, uma promoção em alguma coisa que até nos fazia falta. Se já pensava em comprar uma saia, então veja se a sua loja de eleição não tem uma surpresa preparada para si :).

3.5.13

Festas


No outro dia alguém me falava de como hoje em dia, os pais vivem em função dos filhos, e da vida social dos filhos, desde tenra idade, e de como na nossa altura os nossos nos ignoravam, e aos nossos anseios e vontades. Éramos miúdos, não decidíamos. Hoje os fins-de-semana dos crescidos são definidos em função das múltiplas actividades extracurriculares, das festas de anos, dos tpc e dos testes, e dos concertos ou actividades disponíveis para os mais pequenos. Nós colocamo-los sempre no topo das nossas prioridades.
O Afonso já começou a receber convites para festas de anos de amigos e colegas, sim, não falo daquelas de família, falo de amigos e colegas de escola. Aos três anos imagine-se, o meu filho tem mais vida social do que eu tinha uma década depois. No espaço de duas semanas teve três, e mais umas quantas na escola, com direito a sacos cheios de gomas por cada uma.
Achei imensa graça ao convite do S., feito no interior de um livro da «Sementinha» distribuído a cada um dos colegas e acompanhado de uma mini pasta de dentes para lavar os dentinhos depois dos doces. É bom quando os pais aproveitam estas ocasiões para dar conselhos positivos e reforçar o que acabamos todos por fazer em casa.

29.4.13

Dia da Mãe

Imagem mailing Oeiras Parque
 
Para além destas actividades, pode encontrar estes descontos.

28.4.13

O poeta

Imagens do filme Io Sono Li, daqui, daqui e daqui

No cinema de São Jorge duas senhoras apresentavam o filme, no âmbito do festival de cinema Italiano. «Io Sono Li» era sobre integração, sobre comunidades, sobre chineses em Itália, sobre trabalho mas também sobre ser mãe nos dias que correm e sobre amizade e poesia. Amei o filme. Adorei porque eu desde sempre, vá lá saber-se porquê, gostaria de viajar até lá. Desde sempre, vá lá imaginar-se porquê me imagino a dar aulas de português a emigrantes e a ajudá-los na sua integração. Vá lá saber-se porquê, sonho com uma viagem ao Oriente desde que me conheço.

Hoje ao almoço, num restaurante que nem é chinês nem japonês é uma mistura saudável de oriental e ocidental, um senhor recordou-me a Li. Fez uma piada, eu percebi a piada mas não percebi mais nada. Não percebi a graça, e tentei, tentei com muita força e interpretei, traduzi e no final ri-me com vontade. Nós pensámos os dois no filme, automaticamente na Li, na sua dificuldade de estar num país que não era o dela, numa realidade tão diferente e tão dorida. Eles não estão autorizados a ter amigos. Pelo menos no filme.

O nome dele é Jiar Di Xu, e trabalha demasiados dias para ter aulas de português. 

24.4.13

Correr


 
Quem diria, que eu que era tão alérgica a exercício físico, iria tornar-me numa fervorosa adepta da ginástica. Eu que fumava Marlboro e era asmática, e que sinto tamanhas melhoras na minha boa disposição e resistência, saúde e bem-estar?

No passado dia 7 de Abril, a marginal fechou novamente, e lá fomos, grupinho do costume, correr, andar de bicicleta e caminhar, jogar jogos tradicionais e fazer aulas e step ali mesmo à beira-mar. Quem quisesse poderia experimentar yoga na praia ou introdução ao surf. O sol que teimou em aparecer e a paisagem só ajudaram a pintar o retrato. Adoro morar aqui.

No passado fim-de-semana foi a vez da Corrida Sempre Mulher, que ao invés de se realizar na Expo foi dos Restauradores ao Saldanha e Avenida a baixo até aos Restauradores de novo (ver mapa). Mau foi acontecer numa das Avenidas com maiores índices de poluição do país, e sem que o trânsito fosse completamente cortado, uma vez que nas faixas laterais da avenida continuavam a circular carros. Sendo que a luta era contra o Cancro da Mama, e a corrida de 5 kms prometia promover a saúde e as escolhas saudáveis, pareceu-me um contrasenso. De qualquer forma fez-se, com resiliência e alegria, vontade e determinação. Adoro correr e adoro a sensação de ser capaz de controlar o meu corpo e o meu cansaço, e de fazer escolhas positivas e saudáveis. No final diversas marcas distribuíram amostras e promoveram passatempos, mas nada como naqueles anos anteriores à crise.

Compreendam por isso a minha satisfação, de transformar este fim-de-semana, uma das arrecadações da casa num ginásio, onde reuni neste momento uma máquina de step, uma passadeira, uma bola de pilates, pesos de 4 kgs, bicicleta e colchões. A minha satisfação com esta divisão é imensa, e tenho a certeza que passarei ali imensas horas de lazer, recolhendo sempre os melhores frutos.

A poucos meses do Verão poderia desejar pouco mais para me sentir em forma. Difícil será gerir o pouquissimo tempo livre.

Zippy

Imagem facebook da marca

18.4.13

Os Croods


 
Fomos ver os Croods e adorámos. Uma família como qualquer outra (à excepção de ser da altura das cavernas) que procura o «amanhã» e utiliza a criatividade para contornar os problemas que vão surgindo. Moral da história: às vezes mais vale perder o medo do desconhecido e arriscar pois de outro modo não estamos efectivamente a viver.
Mesmo em alturas de crise é possivel fazer programas a preço reduzido. Quando não nos é possivel ganhar bilhetes para antestreias, utilizamos o desconto da Zon nos cinemas Lusomundo, que permite comprar dois bilhetes por o preço de um, mas desta vez ficámos a conhecer o desconto familiar, para um adulto com mais do que uma criança.

Para os pais com bebés de colo a Zon em colaboração com o Centro Pré&Pós Parto propõe o Out Baby, sessões de cinema adapatadas às necessidades dos bebés, com temperatura mais amena, maior luminosidade, som mais reduzido e troca-fraldas. Não sei quando será a próxima sessão, mas é uma questão de ir seguindo o site ou facebook.
 

8.4.13

Wook


Estava com alguma dificuldade em encontrar o Borda D’Agua deste ano. No outro dia, verifiquei com satisfação que vendiam no Wook, e que ainda por cima estava com 20% de desconto. Faço parte do programa afiliados e já tinha algum saldo para utilizar, pelo que ao almanaque juntei um Corto Maltese, a mais recente paixão dos crescidos lá de casa, paguei a diferença e em poucos dias recebi a encomenda e de presente uma revista Happy.

6.4.13

Lidl

Imagem Lidl

Esta semana no Lidl é possível encontrar estes pólos para menino e menina a 4,99€ o par. São muito giros, de boa qualidade e acabamentos engraçados, o branco de menino tem um dinossauro T-Rex ao peito. Aqui na zona esgotaram no dia, e vi-me grega para arranjar um conjunto para o Afonso, mas não custa tentar. 

Feira das almas

Imagem facebook Feira das Almas

2.4.13

Tree Family





Foi no dia 23 que se realizou o evento de empreendedorismo do Tree, para crianças e crescidos, na Lx Factory. As famílias depois de identificarem um problema que tivesse a ver com pessoas, animais ou ambiente, eram convidadas a arranjar soluções, desenvolvendo uma estratégia criativa para o solucionar. Tudo era feito em formato de jogo, que a brincar também se aprende. No final os grupos ganharam prémios, no âmbito do seu tema, que foram quase todos doados às instituições presentes. Alguns VIPs associaram-se ao evento e o Francis Obikuelo brindou os mais pequenos com T-shirts da marca que criou recentemente para ajudar crianças carenciadas, a Obispeed. Poderá adquirir artigos desta colecção aqui.

Não conhecia a Lx Factory e adorei o espaço que fica em Alcântara mesmo ao pé da ponte sobre o Tejo. Tem lojas muito giras onde dá vontade de trabalhar e restaurantes onde facilmente nos perdemos. Inspira-se criatividade, originalidade e gosto por aquilo que se faz. A livraria «Ler devagar», onde o evento ocorreu, tem dois andares e muitos pés e estantes enormes a perder de vista cheias de livros. Ao centro está dependurada uma menina a andar de bicicleta pronta a voar entre as estantes e fazer uma maratona de leitura. Há cafés no espaço, livros muito antigos e outros mais recentes, em português e noutras línguas. Tem sofás, um sítio para escutar música em CD e vinil que fica escondido por enormes máquinas desactivadas da gráfica que antigamente ali operava.

1.4.13

Páscoa

 
Nesta Páscoa brincámos muito. A mamã teve a tarde livre de Quinta e por isso foi um fim-de-semana prolongado que quase parecia de férias, não fosse a chuva. Depois de levarmos umas amêndoas com um desenho de coelho à Bruna e à Joana fomos almoçar fora e depois seguimos para o Lidl. Era dia de promoções de 99%, tínhamos um vale de rissóis do facebook e um fim-de-semana prolongado pela frente. De 15 em 15 dias somos 5 e estas promoções do Lidl são excelentes. Têm sempre um prato de carne e outro de peixe, e alguns artigos que fazem sempre falta. Dos 25€ só gastamos metade e claro que compensa. Esta semana tinham CD’s bem giros a 3,99€, e que bom que foi encontrar um de rock com músicas da minha adolescência. A chuva depois de almoço estragou os planos de parque, mas foi giro na mesma brincar e dançar em casa.
 
Nos dias seguintes fizemos uma festa, visitámos o museu da marioneta, dormimos a sesta, lemos muito. A mamã ainda andou na horta toda contente e terminou um cachecol. Os jarros e outras flores nascem como cogumelos e que bem que ficam nas jarras. A mamã fez sopa com couves e alhos franceses da horta e peixe grelhado com alface verde, roxa e rúcula também da horta. Temos de tratar do jardim e prepará-lo para as tardes longas e solarengas. Comprámos muitas sementes que faltam plantar e o tempo urge. Ainda houve tempo para pendurar uns candeeiros e fazer umas arrumações.
 
No Domingo a avó Cila trouxe-nos um manjar de Páscoa da pastelaria Garrett, imensos croquetes, pastéis de carne de massa folhada, brioches mistos, um folar e um cupcake com um coelho da Páscoa para o Afonso. Que bom que foi acordar num Domingo chuvoso (ainda que uma hora mais tarde) com um pequeno-almoço destes sobre a mesa. Nestes dias em que se fica até tarde de pijama a ler, ver filmes tolos na televisão e a comer coisas boas com muitas calorias, as horas parece que passam mais devagar. O Afonso adora o Nesquik da Dolce Gusto a mãe adora aquele chá com leite da embalagem roxa, que acompanha tão bem uma fatia de folar. Depois lemos imensas histórias, vimos bonecos animados e jogámos às diferenças.

29.3.13

Programa de Páscoa

Imagem Guia do Lazer 

Aproveite bem o fim-de-semana prolongado com miúdos e faça programas diferentes sem gastar dinheiro. Não está sol para ir ao parque mas há sempre alternativas. Faça desenhos e recortes com eles e personalize os ovos de Páscoa.

Se quiser sair de casa saiba que o Museu da Marioneta está aberto hoje, amanhã e Domingo com uma exposição gratuita sobre marionetas no cinema, no âmbito do Festival Monstra. O Museu está aberto entre as 10h e as 13h e as 14h e as 18h. Saiba mais aqui.

28.3.13

Uma questão de português


Afonso - Mãe tu és tããoooo linda e eu amo-te tanto.

Eu - E tu Afonso és o meu filhote romântico.

Afonso - Tu é que és romântica mãe. Sabes o que é romântica mãe?

Eu - Eu sei Afonso. E tu sabes?

Afonso - Sei. É aquela fruta. Aquela, vermelha.

Eu - Oh Afonso isso é a romã. Romântico é outra coisa.

Afonso - É o quê mãe?

Eu - É quando dizemos e fazemos coisas bonitas e com sentimento. Quando queres dançar comigo e dizes que eu sou uma princesa, és assim com a mamã, um romântico.

Afonso - Ahhhhh

27.3.13

Old stuff rocks

Adoro antiguidades. Gosto de pensar na história dos objectos, porque mãos passaram, a utilidade que tinham na época em que foram criados. Como tal, gosto de os trazer de novo à vida, ao quotidiano e dar-lhes uso. Objectos bonitos não merecem estar guardados. A história do serviço que se guarda, dos copos e faqueiros para as ocasiões de festa, não é para mim.
 
Costumo ir ao Domingo às feiras de velharias da linha procurar tesouros. Colecciono discos vinil, Playmobil, e talheres de vidro coloridos, mas também me perco com edições antigas de livros e outros achados. Os discos vinil e os livros costumo comprar por 1€ cada o resto é negociável. Um Playmobil individualmente custa de 0,50€ a 1€, mas por um conjunto negoceia-se muito melhor preço. Com os talheres de vidro é a mesma coisa. Uma colher de café custa em média 2€, mas num conjunto rapidamente se dilui o preço. Claro que é preciso estar atento, há muitas coisas que não são antiguidades nas feiras de velharias. Nos discos vinil é sempre preciso procurar riscos profundos, nos talheres de vidro pequenas rachaduras, para evitar maus negócios, mas quase sempre, venho para casa com a sensação de ter feito um excelente negócio.
 
Se mora por estas bandas e também gosta destas coisas saiba que:  
1º Domingo do mês – Oeiras (Jardim de Oeiras) e Belém (Jardim Vasco da Gama);
2º Domingo do mês – Parede (Parque Morais) e Caxias (Jardim Municiapal de Caxias); 
3º Domingo do mês – Paço de Arcos (Jardim de Paço d´Arcos);
4º Domingo do mês – Algés (Jardim Municipal) e Carcavelos (Mercado de Carcavelos, Logradouro);

22.3.13

Obras de Arte


Para uma mãe os desenhos do filho são sempre verdadeiras obras de arte, do mais hieroglífico gatafunho à mais elaborada e inspirada conjugação de formas e cores. Apesar de adorar pintar o Afonso nunca se entusiasmou para mais de um par de horas. Para além do entusiasmo durar pouco tempo quer frequentemente a nossa ajuda e intervenção. Na escola tem no entanto progredido muito, e mesmo no Inglês já aceita bem as sugestões da Pimpa de mudar as cores.
 
Eu tenho tudo religiosamente guardado. Os desenhos que o Afonso faz em casa numa pasta, e as coisas todas que faz na escola, num dossier enormíssimo, com micas, e embalagens com fecho que dá para guardar tudo, as prendas, os mimos, os trabalhos que voltam para casa. No outro dia estivemos a (re)visitar o dossier e a recordar etapas.

20.3.13

Empreendedorismo para miúdos e graúdos


Porque é de pequenino que se torce o pepino, e porque boas ideias nunca são demais, não perca este evento já no próximo Sábado de manhã na Livraria ler Devagar, na Lxfactory. Pré-inscreva-se em geral@tree-institute.org

14.3.13

Dia do Pai

Imagens Jumbo Online e Oeiras Parque mailing

Se vai fazer compras online não deixe de aproveitar o desconto, e se pensa e jantar fora para esta zona aproveite o vale. Poderá consultar muitas outras promoções no Oeiras Parque aqui.

12.3.13

Anos do Diogo


Ultimamente o Afonso tem tido imensas festas de anos, algumas na escola e outras fora. O Diogo já fez 6 anos e a festa foi no ABC da brincadeira. O Afonsinho é que ainda não está habituado e estranhou. Só queria o colo da mãe e foi o cabo dos trabalhos convencê-lo a brincar. Claro que depois de perder o medo, o difícil foi sair.

Como o Afonso tinha medo deixaram aqui a mãe andar no recinto e até mesmo saltar no insuflável. O que eu me diverti aos saltos!


8.3.13

Praia


No outro dia estava sol. Fomos almoçar à praia de S. Pedro com uns amigos que têm uma filhota da idade do Afonsinho.

Que bom que foi descalçar sapatos e ir, mesmo de meias e collants, para a areia correr e preguiçar na areia.

Tenho tantas saudades do Verão.


Milka


Fomos seleccionados pela trnder para experimentar e divulgar os Bolos e Bolachas Milka. Recebemos um pack de iniciação por correio e muita informação complementar. Os bolos e bolachas Milka são fantásticos feitos com chocolate Milka e leite dos Alpes e com uma ampla variedade que acaba por agradar a todos, da fofa à crocante, da com pepitas à com recheio de chocolate.

Hoje o Afonso partilhou com os colegas de turma algumas variedades e a professora diz que adoraram. 

Podes ficar a saber mais sobre o assunto aqui.

6.3.13

Complexo de Édipo

O Afonso está oficialmente a atravessar o complexo de Édipo. Há muitos anos li este clássico de Sófocles em que Édipo se apaixona por Jocasta sem saber que ela é a sua mãe. Claro que na vida real as coisas são sempre diferentes, e no que toca aos filhos, o amor é incomensurável. Quem resiste a pedidos de casamento diários?
Afonso - Mamã quando eu crescer casas comigo?
Eu - A mãe é a mãe.
Afonso - Mas tu és tãooooo linda e eu amo-te tanto.  
Eu - Eu também te amo tanto Afonso.

18.2.13

Bases para copos

 
No outro dia decidi aproveitar uns azulejos antigos desta casa e que ficaram guardados depois das obras, para fazer bases para copos. Acho giríssimos estes azulejos antigos e as cores pastel rosa velho, verde água, azul-bebé e na altura fez-me pena deitá-los fora. Depois de serem muito bem lavados colei, na base, cortiça autocolante.