29.7.16

3 meses de bebé Constança


Eu já devia saber melhor, afinal não é o meu primeiro filho. Mas ouvi a médica, a enfermeira, até o pai que já tem duas. A Constança pedia mas não podia ser, não se pode dar de mamar de hora a hora. Também não pode passar mais de três horas sem comer. E não dei sempre que ela quis e insisti quando não lhe apetecia. De noite no máximo quatro horas de sono. E depois todo um mundo com opinião contrária e eu a ignorar o meu instinto. A Constança ganhou apenas 370 grs num mês e só foi pesada por insistência minha, porque não a sentia satisfeita, porque a sentia chorosa e porque eu andava esgotada. E então a opinião foi a de que talvez devesse iniciar leite de fórmula, de noite apenas. E eu de coração partido mas preocupada com ela. Que não, que estava tudo errado! Ah mas a mãe não pode dar de mamar de hora a hora. Posso sim. E dei. E numa semana sempre que pediu eu dei, até de noite. E assim em apenas uma semana ela ganhou quase tanto como num mês. Na segunda semana duplicou. Comprei a fórmula para ficar no armário, não gosta do leite deita fora, não gosta do biberão faz cara feia e chora. E por isso o nosso namoro pegado continua por mais um mês em exclusivo, não há cá sopas, nem frutas, nem leites, nem papas. Está muito calor mas nós estamos bem é assim!

Um grande bem-haja para o SOS Amamentação. Deixo aqui um link que muito me ajudou, afinal perfeito, perfeito é mamar ao peito.

Aos três meses a Constança já sorri e palra muito. Vira-se sozinha na cama depois de abanar com força a cabeça. Adora chuchar nos dedos e não liga nenhuma à chucha. Já pega nas coisas e leva-as à boca. Vira mais a cabeça para o lado direito que para o esquerdo e nós tentamos contrariar. Tem refegos novos nas pernocas e adora dar ao pé. As cólicas acalmaram mas continua a ter dificuldade em arrotar, chega a estar uma hora inteira a tentar. Reconhece os pais e os irmãos, e sorri derretida para eles. Quando chora acalma imenso a ver-se ao espelho e quando canto para ela (é mesmo verdade!). Continua a adorar o banho e a massagem a seguir. Tem imensa crosta láctea e as unhas dos pés e mãos crescem muitoooo depressa e ela detesta que eu as corte. Adora ver televisão e o Baby TV mas evitamos. Dorme 5h e mais 4h à noite mas uma vez já dormiu 7h. Por ela passava o dia ao meu colo a mamar. Adora conversa e passear mas já não dorme tanto na rua. Resiste muito ao sono e tem manhãs e tardes que não prega o olho. Não gosta de estar de barriga para baixo e adora andar de pé a dar passinhos. É uma boneca, simpática e fofa e derrete o coração de todos cá em casa.

Banda sonora tão, mas tão linda, para o que estou a sentir. 

2 comentários:

  1. Tão fofinha. <3 Parabéns pelos 3 mesinhos desta princesa. Também tenho uma Constança!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada D.. Um beijinho!

    ResponderExcluir