13.1.21

Exposição Lego - Cordoaria Nacional

Fomos ver a exposição da Lego, à Cordoaria Nacional, nas férias de Natal. Ainda bem que insisti. O Afonso queria passar as férias agarrado ao Ipad, já ela, farta de estar comigo em casa, queria sair. Vi várias exposições possíveis, como a do Van Gogh, mas achei que eram demasiado interativas. Convidavam a mexer, numa altura em que convém é estar quieto. Também esta exposição da lego tem uma zona de brincadeiras, supostamente com um sistema de desinfeção sistemático por lâmpadas de UV e ozonização. De qualquer forma não me senti confortável com esta parte e negociei antes de irmos, pelo que esta parte estava vedada. 

Em relação à exposição em si é a maior exposição europeia de modelos feitos com peças Lego. Lá pudemos encontrar desde instrumentos, a personagens reais e imaginárias, cidades cheias de detalhes e cenários ficcionais. Um Titanic com 11 metros, personagens de super heróis à escala de 1:1, um esqueleto e outros órgãos, alguns desportistas, o homem mais alto do mundo, Chopin e Copérnico; personagens da Disney; Princesas; Lego Duo; Lego Friends; Lego Ninjago; Starwars. 

Na minha opinião o preço dos bilhetes é um pouco elevado para exposição. Apesar de termos optado pelo bilhete familiar e de termos adquirido o das duas exposições (inclui a 3D Trick Gallery que fica para um próximo post). Não encontrei vouchers de desconto online mas está a decorrer um passatempo para membros do Clube Rik&Rok aqui (Atenção: termina hoje!!!)

Em relação à segurança: A venda de bilhetes é limitada por horários. Solicita-se a distância de segurança, mas penso que nem todos os pais ou crianças cumprem. A melhorar: O facto de algumas vitrines serem interativas pelo que era necessário carregar num botão. Deveria haver álcool gel perto desses botões e não havia. Devia de haver zonas de observação sinalizadas no chão para facilitar o distanciamento. São coisas simples que me fariam sentir mais segura. Aconselho a que procurem uma hora mais morta. 

A exposição decorre até ao dia 21 de Março mas encontra-se temporariamente encerrada até 29 de Janeiro. É uma exposição que recomendo (com as devidas precauções) porque é intemporal e permite-nos perceber que não precisamos limitar as construções a uma única embalagem. Podemos e devemos ser criativos. 

Como sei que neste momento não podem visitar, deixo-vos uma sugestão. Na Netflix há uma série que vale a pena ver. Chama-se: Os Brinquedos da Nossa Infância (The Toys That Made Us). Um dos episódios (3º da segunda temporada) é dedicado ao Lego, contando toda a história da empresa até aos nossos dias. É admirável como este "sistema" veio revolucionar o mundo dos brinquedos tornando-se intemporal. Resgatei as últimas imagens do arquivo do blog (A Constança ainda pequenita). São Legos meus que os meus filhos herdaram. Na última foto pode ver-se o policia atual do lego Duo ao lado do polícia da minha geração. Ambos encaixam no sistema! É igualmente impressionante tudo o que se consegue construir com peças Lego, esta exposição, é aliás, um exemplo disso mesmo. O limite é a imaginação.

E por aí, também brincavam com Legos? É um brinquedo que os vossos filhos gostam?


   Já nos seguem aqui no Instagram?

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Também eu! São verdadeiramente intemporais e para mim dos brinquedos mais giros que há!

      Boa semana e muita saúde Rycardo.
      Vanessa Casais

      Excluir
  2. Um bom passeio para os pequenos e para os grandes também! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. Agora é uma realidade impensável mas na altura parecia que estávamos tão longe desta realidade.

      Boa semana,
      Vanessa Casais

      Excluir
  3. woaunh nao conhecia assim adorei as fotos bjs saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa a exposição é bem gira e vale a pena. Lamentavelmente não sabemos quando poderemos voltar a fazer este tipo de atividades, mas em casa dá sempre para brincar.

      Boa semana e muita saúde,
      Vanessa Casais

      Excluir
  4. Um post que me fez viajar no tempos... eu adorava os meus legos!...
    A pequenada deve ter adorada esta exposição... a que também eu gostaria imenso de visitar... talvez até Março, se as coisas melhorarem, a vá espreitar...
    Adorei as fotos e a sugestão! Beijinhos!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ana, também eu. E quando os miúdos brincam eu às vezes junto-me a eles. Se tiver hipótese e Netflix, veja a série de que falo com brinquedos da nossa infância.

      Boa semana e muita saúde,
      Vanessa Casais

      Excluir