12.1.21

Dezembro


Pela primeira vez em muitos anos, tive férias em Dezembro e, para além dos curtos passeios que demos, aproveitei estes dias sabiamente em casa. 

Por estes dias, escrevemos a carta ao Pai Natal e postais para os amigos e família. Ensinei a Constança a pintar a pastel e fizemos os nossos postais. Quis levar um pouco de calor e magia aos que mais amamos. Acho que conseguimos. Recebemos muitos sorrisos e telefonemas calorosos. 

Encomendei, pela primeira vez na vida, as prendas todas online. Evitei filas, mas não evitei dores de cabeça. Muitos atrasos, trocas, enganos e falta de papel de embrulho. (Porque será que nas lojas embrulham e online não?). Encomendei a boneca mais gira de sempre para a Constança e um carrinho lindo de verga, e estou farta de brincar com ela (e sem ela 😄).

O pai cá de casa fez anos e fizemos a nossa primeira tarte de limão merengada. Deixámos queimar um pouco o merengue e ficou pouco sólida, pelo que acabámos por cantar os parabéns num salame de chocolate. 

Terminámos de recuperar um roupeiro antigo que encontrei numa estrada. Ficou lindo. Por dentro forrámos com um papel de parede cheio de pássaros que acabámos por usar também nas gavetas. Demorámos quase um ano, mas foi um projeto concluído e orgulho-me dele. 

Comprei Próteas e bolbos de Jacintos no mercado de Cascais e uns castiçais brancos, em glass milk, no Marketplace. Encher a casa de coisas bonitas deixa-me feliz. 

Fiz um bolo saudável de banana, pão de rosmaninho, vinho quente, laranja desidratada e fiquei viciada no Toffee Nut Latte da Starbucks para a Dolce Gusto. É uma edição limitada e acrescento sempre curcuma e pimenta por cima. Juntamente com uma omeleta com coco ralado, compõem o meu pequeno-almoço destes dias frios. 

Fizemos uma receita de pescada com espumante que encontrei no livro «Doze meses de Cozinha» da Maria de Lourdes Modesto e que é simplesmente um bocadinho de céu. 

A nossa amiga Rosária Casquinha fez 50 anos e publicou o seu primeiro livro. Fomos ao lançamento, que, com as devidas precauções, me encheu de orgulho. 

Comprei alguns mimos para mim com descontos de saldos, como ando seletiva com o que visto e compro, só invisto mesmo em peças que adoro. Estou completamente apaixonada pelas golas com folho.

Descobrimos livros baratíssimos, um deles de Natal, e Pinypons novos, ainda em caixa, no mercado da Bagageira de Carcavelos.  

Pela primeira vez, a nossa romãzeira deu imensas romãs. Usei-as para fazer limonada de romã na Bimby, para comer à colher (claro!) e para fazer arroz de açafrão com romã. Conhecem mais receitas boas?

Como foi o vosso Dezembro? 

Já nos seguem aqui no Instagram?

14 comentários:

  1. Estou em confinamento há vários meses. Mas o vicio da net ( e do PC ) não me deixam tempo livre para dar largas à minha habilidade manual que é ... não saber fazer nada.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .
    Abraço poético

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe escrever também requer muita habilidade manual.

      Beijinhos,
      Rycardo

      Excluir
  2. tudo muito bonito linda familia bjs tudo de bom saude

    ResponderExcluir
  3. Que bons momentos! Fico feliz que tenhas tido oportunidade de teres esses bons momentos com a tua família! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes pequenos momentos é que vão colorindo os nossos dias.

      Beijinhos e bom ano!

      Excluir
  4. Fiz uma cirurgia no princípio de Dezembro, tenho estado em casa a recuperar. Também fiz as compras on line, a maioria já vinha com embrulhos, correu tudo bem.
    Felicidades para a tua família bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa recuperação Magui. Que sorte em relação às compras. As minhas foram um autêntico filme, de terror hehehe

      Beijinhos e bom ano!

      Excluir
  5. Que dezembro tão repleto de coisas giras e invulgares!
    A menina "farta-se" de passear e de descobrir coisas novas. A Vanessa é o contrário de mim, pois eu sou caseirinha. Casa-escola, escola-casa e o tempo não me dá, pke ser Professora dá mto trabalho.
    Em dezembro estive 15 dias de férias, mas estive sempre em casa a fazer limpezas e arrumações, visto k desde março não tenho empregada e pelos vistos assim vou continuar. Se tivesse filhos, talvez fosse diferente, mas como não tenho, tenho uma vidinha diferente da da Vanessa.

    Beijinho e continue a divertir-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Céu e bom ano!

      Eu sei que parece que me farto de sair, mas não. A Céu sai com certeza mais do que eu, nem que seja para trabalhar diariamente. Eu, como estou em teletrabalho, nunca saio. Faço as compras online. O marido é que leva o filho à escola. Resumindo, estou dias e dias fechada em casa. Por vezes semanas. As poucas saídas que tenho, registo-as aqui. Penso que não terei saído mais do que 40 vezes de casa (incluindo a operação) ao longo do último ano.

      Beijinhos Céu!

      Excluir
  6. Um mês pleno de adoráveis actividades, por aí! Adorei as imagens!
    Aqui por casa, Dezembro, foi passado entre compras, arrumações, limpezas, incursões pela Net... apenas actividades básicas... tendo eu, uma pessoa de alto risco em casa, e tendo de sair, evito movimentar-me muito pela casa, e inventar muita coisa para fazer, nesta fase tão problemática... as pessoas de alguma idade e já com algumas patologias, são autênticas esponjas no que respeita a contrair este vírus...
    Esperemos que dias mais leves, voltem rápido... mas por enquanto... não está fácil!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas são alturas de grandes constrangimentos pessoais e familiares. Esperemos que esta realidade se altere.

      Beijinhos e votos de muita saúde,
      Vanessa Casais

      Excluir