16.6.20

Don't stay awake for too long


Cuidar de mim tem sido um desafio enorme. Comecei por cortar o cabelo a todos cá em casa mas o meu chegava quase à cintura. Foi com relutância que marquei uma ida ao cabeleireiro. Fui a primeira de uma Segunda-feira. Estava só eu e a cabeleireira e senti-me bastante segura. 

Apesar ter os meus momentos, como o meu pequeno-almoço com Sudoku e o final do dia na passadeira, ou mesmo a altura em que arranjo as unhas, sinto ao mesmo tempo que arranjar tempo para extras é muito complicado. Afinal de contas não saio de casa e os filhos e o marido estão sempre comigo.

Foi por isso que faltei à ultima reunião de livros, nem tinha conseguido terminar o livro anterior. No entanto comecei a acusar um certo cansaço ao confinamento e a sentir falta do meu me time. Por isso retomei a leitura com afinco e já entrei no desafio do mês dos Livros à Sexta. Mais, decidi abraçar o desafio de escrever um conto sobre a quarentena para o Concurso literário da livraria Lello. É verdade que o meu projecto do livro ficou para segundo plano, até porque a viagem que serviria para avançar com ele (e que deveria estar a fazer nos próximos dias) foi desmarcada. De qualquer forma foi um desafio giro entrar no concurso e escrever sobre o que estamos a viver.

Juntei-me também a um Clube de escrita que dá pelo nome «O Primeiro Capítulo» e é uma prova deveras estimulante. Dentro do tema escrevemos um texto que depois é lido por alguém do grupo. Em seguida todos interagem comentando de forma construtiva. Deste modo conseguimos ter o feedback de um público, ou de uma amostra vá, que nos orienta na direcção a seguir. Foi frutífero e sinto que em apenas uma sessão cresci imenso. Há que aproveitar as criticas sejam elas boas ou más sempre de forma positiva. 

Para além da leitura e da escrita tenho conseguido ver inúmeras séries na Netflix depois de deitar os miúdos. É o momento de casal. Trincamos amêndoas e cajus aninhados a ver Outlander; Outer Banks; White Lines; The Crown; Snowpiercer e a mais recente paixão Colony. 

É verdade que adiei as minhas operações deste ano, mas estou a pensar em retomá-las. Já fui fazer a TAC ao nariz esta semana que passou e também fiz uma mamografia de rotina. Não quero descurar a saúde por estar confinada. Também tenho tomado os meus suplementos e procurado fazer uma alimentação variada e equilibrada. Sempre que o tempo permite apanho algum sol no jardim o que também me ajuda a arejar confesso.

Ao inicio ficava muitas vezes de pijama, até arranjar uma rotina e perceber que arranjar-me ajudava a começar o dia de trabalho também. Daí que ao fim de um mês tenha encomendado algumas coisas para mim online. Confesso que não sinto falta das lojas físicas e das confusões dos shoppings. Comprar online até me permite ver melhor as promoções e outlets, mesmo para os miúdos. 

Na semana passada e pela primeira vez em meses revi uma amiga. Fiz um jantar no anexo, em que estávamos separadas por uma mesa enorme, tivemos todos os cuidados e até a companhia de um desinfectante à mesa :). Foi tão bom!

E por aí têm cuidado de vocês? Têm tido tempo para fazer o que mais gostam de fazer?


Já nos seguem aqui no Instagram?

11 comentários:

  1. Bom dia Vanessa parabéns pelo seu blogue e as fotos ficaram lindas.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Luís!

    Boa semana,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  3. Belas fotos num post bem interessante, excelente desafio o concurso literário da livraria Lello,uma linda livraria
    Saúde e proteja-se da pandemia.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as fotos e tenho imensa curiosidade acerca do vernigel...
    No meu caso, ainda estou em teletrabalho mas já comecei, aos poucos, a "desconfinar". Na realidade, como vim para casa dos meus pais no alentejo, não sofri tanto com o confinamento pois aqui é um meio pequeno e dá sempre para passear no mato e assim eheh. Nas cidades é pior, digo eu.

    Um beijinho*

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vanessa!

    Espero que estejam todos bem e felizes e pelo texto percebe-se que isso acontece, felizmente.

    Pois, temos de cuidar de nós, porque somos as mulheres, a alma da casa e as ideias quase sempre saem da nossa mente. Também cortei o cabelo e que carecada! Enfim, o que vale é que ele cresce, mas até lá…!!!!!!!!!!!!!!

    Gosto muito de escrever e de ler, ou eu não fosse Professora, mas não gosto muito de participar em desafios e concursos literários, porque acho que o que escrevo não tem qualidade por ali além.

    O que tenho feito? Tenho estado em teletrabalho, tenho escrito, lido, dançado em frente ao monitor do computador, cantado, enfim, movimentar-me, porque movimento é vida. Tenho saído pouquíssimo, mas eu não tenho saudades das confusões dos shoppings e afins.
    Por mim: fui ao cabeleireiro e de 15 em dias arranjo os pés e as mãos. Queria fazer uma limpeza ao rosto, mas a esteticista diz que ainda não faz, devido à proximidade.
    Aguardemos!

    As imagens estão boas e demonstram que por aí há vida.

    Não tenho moradia, mas tenho um apartamento T5, que permite "rebolar-me" à vontade e não tenho ficado acordada por muito tempo.

    Beijos e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Ah, escrevi tanto! Enfim, nada a fazer. Nunca soube ser sucinta, nem espartana, e portanto os meus comentários são sempre para o grandinho.

    Happy days!

    ResponderExcluir
  7. Temos que nos cuidar sempre! Tenho evitado sair de casa, só o necessário. Está disparando os casos do Covid no Brasil.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  8. Amélia é verdade, uma livraria lindíssima e que é sempre boa de visitar.

    Boa semana,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  9. Paty que sorte, no Alentejo há até menos casos e no meio da natureza não custa tanto.
    Pois em relação ao Vernigel eu acho fácil de fazer e atenção eu não tenho jeito nenhum. Foi mesmo para deixar de ir à manicure. Só tenho pena que a máquina seja pequena, pois não permite colocar a mão toda de uma vez. Em relação ao kit que eu pedi um dos vernizes também não aplica tão bem como o outro. Mas isso é mesmo do verniz. Espero ter ajudado. Ah e não dura as três semanas completas que me durava o verniz gel normal.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  10. Céu olá,

    Comente sempre o que lhe apetecer que adoro lê-la. Hehe

    Beijinhos e boa semana,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  11. Lulu é verdade, mesmo em casa é importante cuidarmos de nós. Tenho acompanhado com preocupação as noticias do mundo e do Brasil em particular por ter amigos aí. Proteja-se!

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir