29.7.18

Juliana



A Juliana voltou a Portugal. É sempre uma alegria tê.la por perto, apesar de que, nas últimas vezes, eu não tenho a disponibilidade que tinha antigamente. Ela ficou pela primeira vez num hotel. Por um lado custou-me, por outro compreendi. Acho que para ela foi um alívio, pelo menos em termos de programas cansativos heheh. Quem tem miúdos sabe que férias com eles não é a mesma coisa, e uma casa cheia não é sinónimo de descanso, mesmo que não sejam os nossos. De qualquer forma tirámos uns dias para lhes fazermos companhia, a ela e ao Vitor, e foi bom, muito bom, como sempre é, tê-la por perto. Renovo sempre o meu amor por ela. A Ju é especial e quem a conhece sabe. Profissional, dedicada, lutadora, comprometida, determinada (devia ter começado por aqui), solidária, abnegada, honesta, carinhosa, generosa, paciente e tem uma virtude que é difícil de explicar mas ela adapta-se muito facilmente às circunstâncias e às pessoas.

Gosto tanto do nosso país que cada vez que vem lhe tento mostrar algo novo, que ainda não tenha visto. Lisboa mudou tanto! Apesar de no Brasil não existir a nossa cultura de visitar museus, eu insisto sempre na parte histórica que é tão rica em Portugal. Claro que o nosso turismo passa também muito pelo palato e não há visita que fique completa sem um par de restaurantes e pratos típicos. 

Houve um dia que andámos 12 kms a pé pelas colinas de Lisboa. Almoçámos no Mercado da Ribeira e jantámos na Parede (éramos para ir aos fados nessa noite, mas a idade não perdoa). 

A Ju trouxe-nos um bocadinho do Brasil com ela, havaianas para todos. Trouxe ainda uma casinha que fiz para um trabalho de francês quando andávamos ainda juntas na escola e lhe ofereci. Guardou-a todos estes anos e trouxe-a de avião para que a Constança brincasse com ela. 

É muito bom sentir que a nossa amizade sobreviveu ao tempo e à distância de um Oceano, mas sobretudo é bom sentir que ainda nutro os mesmos sentimentos, que basta uns dias, algumas conversas e retomo a mesma empatia de há quase 30 anos atrás. 

Nunca lhe disse isto mas senti-nos como uma Telma e Loiuse quando fomos ver o filme. Sofri verdadeiramente quando voltou ao Brasil e antes dela voltar a primeira vez a Portugal, sonhava imenso com ela, sonhos que se assemelhavam mais a pesadelos, tamanha era a saudade. A Internet veio diminuir as distâncias e as visitas dela mitigam sempre este sentimento, mas tenho a certeza que gostarei dela sempre com a mesma intensidade e para sempre. 

Já acompanhámos várias fases da vida de cada uma. De namoros a casamentos, a separações. É para mim um grande orgulho que os meus filhos a conheçam e reconheçam tão bem o seu nome. E foi com todo esse carinho que conhecemos o Vitor. 

Ju, volta sempre, muitas vezes. Nunca serão demais!

Noutros anos aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário