Imagem da direita Maternidade no divã
E por falar em coisas Vintage, nada melhor que aqueles brinquedos que pela qualidade persistiram no espaço e tempo até à actualidade, relativamente inalterados. São exemplo disso os Legos, os Playmobil mas também a mais recente paixão da Constança, a «Sophie». Nada melhor para acalmar a raivinha dos seus quatro dentes que a sua girafa.
Este mordedor da moda, tem mais de 50 anos, apesar de manter exactamente a mesma aparência do que quando foi criado. Na verdade, esta girafa nasceu no dia 25 de Maio de 1961 em Paris, dia de Santa Sofia que serviu de inspiração para o seu nome. O seu criador, monsieur Rampeau, especialista em transformar o látex da árvore seringueira Hevea (ou árvore-da-borracha) num conceito de fabricação de brinquedos, lembrou-se de criar um brinquedo original. Nasceu assim a «Sophie», um animal exótico da vida selvagem que é facilmente reconhecido e que, na altura, foi verdadeiramente inovador. As mães ficaram encantadas com este brinquedo de borracha 100% natural pintada com tinta alimentar não tóxica eco e baby friendly, especialmente indicado para os bebés na altura do aparecimento dos primeiros dentes. O latéx retirado das árvores seringueiras da Malásia através de um processo de vulcanização, é, para além de macio, elástico, impermeável, agradável ao toque e cheira bem. O boneco teve tanto sucesso, que mesmo sem grandes investimentos publicitários já deu a volta ao globo, tendo sido vendidas até hoje mais de 50 milhões de unidades. Para além das cores que estimulam a visão do bebé, e a textura macia que estimula o tacto, a girafa emite som quando a apertamos para estimular a audição do bebé.
O quinquagésimo aniversário da Sophie foi festejado com pompa e circunstância, com inúmeros artistas como Franck Sorbier, Chantal Thomas ou Kenzo Takada a recriarem-na segundo a sua visão a convite da marca. Os 70 trabalhos foram leiloados a favor do programa «Revolution Cancer» da Fundação Gustave Roussy.
Embora o processo de fabrico tradicional, que envolve mais de 14 operações manuais, se mantenha nos dias de hoje, a verdade é que a Vulli, companhia que a comercializa, continua a guardar o segredo de como este brinquedo-maravilha é feito.
Fontes: http://sophielagirafe.co.uk/; http://www.sophielagirafe.fr/en/; http://cacodemimo.blogspot.pt/2013/08/o-culto-da-girafa-sophie.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário