18.1.17

Vintage

Adoro a patine dos brinquedos antigos, aquela aura requintada, quase mágica de um boneco de metal, madeira ou até papel, que resistiu à crueldade dos tempos e se conservou ainda assim com encanto. Consigo compreender que para as gerações recentes estes brinquedos pareçam básicos demais mas lembro-me do quanto brinquei encantada com chorão que tinha pertencido à minha mãe, de um plástico muito, muito duro. Ou como ficava encantada com bonecas de vestir a cartão. Ou quando a vizinha da frente da minha avó lhe (me) deu um conjunto de Legos muito antigos que tinham pertencido ao seu filho. A minha alegria foi a mesma que é hoje. O meu gosto por antiguidades também remonta a outra altura da minha infância em que a minha avó me levava a alfarrabistas para comprar/trocar livros. Ou daquelas outras vezes que já adolescente o meu pai me levou à Feira da Ladra para procurar tesouros para recuperar. Comprámos uns anjos de metal que eram castiçais que ele lixou e ficaram como novos e que a minha mãe não gostando lá deixou colocar na lareira. Ou aquele rádio muito antigo que não funcionava e ele conseguiu que tocasse. Tenho encontrado coisas fantásticas nas feiras de velharias, a minha de eleição foi o meu gira-discos por 30€ na feira de Oeiras. A colecção de discos, talheres de vidro, livros antigos tem crescido com e ao sabor do tempo. Estou a arranjar o anexo e tenciono aproveitar alguns móveis que vieram com a casa para lá. Tenciono igualmente fazer uma parede de pratos, mas uma parede diferente, com pratos infantis. Ainda não sei se na cozinha se numa das paredes da sala perto do recanto dos brinquedos. A minha colecção inlui um prato em que eu comi quando era criança, e que a minha avó carinhosamente guardou; um que foi do meu pai, outro do Afonso, um de uma prima minha e outros mais antigos e mais modernos encontrados em feiras de velharias. É difícil descrever o prazer que estas coisas me dão mas deverá ter qualquer coisa a ver com a palavra/sentimento do momento «Hygge», e que para me mim se fundo entre tradição, família, aconchego e felicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário