12.9.16

Fim de férias


Ainda não terminaram, alturas houve em que me deixaram doida, mas já sinto saudades das férias com os dois em casa. Acho que ser mãe é isto mesmo, num momento estar esgotada e a precisar de férias das férias e no momento seguinte a deixá-los na escola já estar a morrer de saudades e a contar as horas para os ir buscar. Mas este regresso à escola está a custar-me um bocadinho mais, pois significa que ela também está quase a ir, que estamos quase, quase a começar esta nova etapa de estar longe uma da outra. Não me sinto preparada, estou angustiada com isto e se penso mais de cinco minutos no assunto vêm-me as lágrimas aos olhos. Está a custar-me mais do que com o mano. Ele foi para uma ama não foi logo para escola e era mais matulão e comia tudo, o meu leite, o de fórmula, sopa, fruta, papa o que fosse. Ela é só maminha, não gosta de chucha nem de biberão. Ainda não sei como vou fazer. Era para introduzir já a sopa aos 5 meses, comprei a abóbora e as cenouras biológicas, fiz com todo o carinho a sopa e vou dar a provar mas não vou insistir. Se puder e se ela quiser vai ser como recomenda a OMS maminha em exclusivo até aos 6 meses. É cansativo, é sim senhora e não só para mim que o pai também acorda a meio da noite, mas tem tantas vantagens. Tem tempo para tudo esta filha, não a quero apressar.

O material escolar está comprado, falta terminar de forrar os livros (com a ajuda preciosa da avó Cila) e identificar tudo. A Constança também já tem mochila e lancheira embora só entre em Novembro.

Por estes dias fazemos coisas em casa. Tratamos do jardim, pai e eu e apanhámos figos. Montámos a pérgula, tratámos dos tomates, plantámos coisas, temos um vaso novo para plantar rúcula este fim-de-semana. Eu e o Afonso fizemos um género de dinossauro num género de plasticina mas que não se cola aos dedos nem se pega a tudo e ainda salta (usámos o que sobrou para fazer uma bola saltitona), foi divertido. Terminamos a saga das fichas de férias. Tanta birra teve porém proveito. A letra dele melhorou imenso, muito mesmo do inicio para o fim das férias, já não carrega tanto no lápis, já faz uma letra melhor dimensionada e a levantar menos voo da linha. Acho que a professora Sónia vai ficar feliz. Fomos à piscina da avó Cila, é uma alegria com o crocodilo. No outro dia ela trouxe um saco de banda desenhada do Patinhas antiga, e ele e a Mafaldinha andaram todos contentes a folhear e a brincar com os livros. Ouvimos discos da minha infância, a Constança gosta. Do José Barata Moura a Joana Come a Papa e a música do Rei que comia, comia e mais fome tinha. Da Maria Armanda - Eu Vi um Sapo em italiano, os Passarinhos a Bailar (dançamos todos) e o meu preferido o Ursinho Misha. 

A minha mãe arranjou-me papel com cheiro a alfazema para forrar gavetas e andei a forrá-las. Tenho de arranjar coragem para ir buscar a roupa de Inverno do Afonso e ver o que serve e não serve. A Rosa está de férias e todos participamos nas limpezas. O Afonso hoje aspirou sala.

Tenho tentado mimá-lo mais neste fim de férias. Temos tempo. Um banho de hidromassagem com cor vermelha da «Tinti» que trouxe da Zippy; tostas mistas ao pequeno-almoço com queijo «flamingo» como ele diz, banana partida com nozes e mel. Começámos um livro novo à noite. Procuro relativizar (nem sempre consigo que as asneiras são muitas). 

As manas passaram um dia connosco depois de virem do Algarve e almoçámos no jardim para aproveitar o calor intenso que esteve neste inicio de Setembro. Colocámos um painel solar na campanha EDP Solar e o Carlos anda todo contente a controlar os nossos consumos/produção numa APP no iphone. Adora saber que gastamos o que produzimos e fica chateado se damos alguma coisa à EDP.

Com a aproximação do Outono e do cair da folha e cinco meses depois do parto o cabelo começou a cair-me de maneira intensa e assustadora. Comecei a tomar Ecophane em pó e em champôo. Faço umas ampolas da Vichy e pedi à São para me fazer um corte de cabelo radical. 

Não faço dieta a amamentar, até tomo dois suplementos alimentares mas tenho algum cuidado com o que como. Perdi mais um quilo, falta-me um para o meu peso. Previlegio vegetais e fruta, muita água (cerca de 6 litros dia, é verdade sim senhora) e muito peixe. Contrabalanço as refeições mais pesadas com outras mais ligeiras. Bebo muito leite normal e de soja. Como iogurtes naturais com aveia, sementes, frutos vermelhos ou raspas de chocolate negro de Stevia. Cortei de vez com os pasteis de nata e permito-me raramente um mini Magnum branco. Depois do Carlos ter improvisado uns panados de sardinha em óleo picante para aproveitar umas quantas sardinhas perdidas, fizemos por exemplo umas tostas de pão integral com ovos mexidos em azeite aromatizado de alecrim e tomates grelhados da nossa horta acompanhados por uma salda de duas alfaces e manjericão (isto assim até parece um prato gourmet hehe). Tenho neste momento 59 kgs mas não me sinto em forma. Tenho saudades de correr e uma falta de tempo gigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário