24.4.13

Correr


 
Quem diria, que eu que era tão alérgica a exercício físico, iria tornar-me numa fervorosa adepta da ginástica. Eu que fumava Marlboro e era asmática, e que sinto tamanhas melhoras na minha boa disposição e resistência, saúde e bem-estar?

No passado dia 7 de Abril, a marginal fechou novamente, e lá fomos, grupinho do costume, correr, andar de bicicleta e caminhar, jogar jogos tradicionais e fazer aulas e step ali mesmo à beira-mar. Quem quisesse poderia experimentar yoga na praia ou introdução ao surf. O sol que teimou em aparecer e a paisagem só ajudaram a pintar o retrato. Adoro morar aqui.

No passado fim-de-semana foi a vez da Corrida Sempre Mulher, que ao invés de se realizar na Expo foi dos Restauradores ao Saldanha e Avenida a baixo até aos Restauradores de novo (ver mapa). Mau foi acontecer numa das Avenidas com maiores índices de poluição do país, e sem que o trânsito fosse completamente cortado, uma vez que nas faixas laterais da avenida continuavam a circular carros. Sendo que a luta era contra o Cancro da Mama, e a corrida de 5 kms prometia promover a saúde e as escolhas saudáveis, pareceu-me um contrasenso. De qualquer forma fez-se, com resiliência e alegria, vontade e determinação. Adoro correr e adoro a sensação de ser capaz de controlar o meu corpo e o meu cansaço, e de fazer escolhas positivas e saudáveis. No final diversas marcas distribuíram amostras e promoveram passatempos, mas nada como naqueles anos anteriores à crise.

Compreendam por isso a minha satisfação, de transformar este fim-de-semana, uma das arrecadações da casa num ginásio, onde reuni neste momento uma máquina de step, uma passadeira, uma bola de pilates, pesos de 4 kgs, bicicleta e colchões. A minha satisfação com esta divisão é imensa, e tenho a certeza que passarei ali imensas horas de lazer, recolhendo sempre os melhores frutos.

A poucos meses do Verão poderia desejar pouco mais para me sentir em forma. Difícil será gerir o pouquissimo tempo livre.

2 comentários: