6.11.10

Sábado

Já tenho roupeiro. Saíram de cá por volta da meia-noite e ainda ficaram a faltar uns ajustes, mas já tenho roupeiro. Agora falta arrumar tudo lá dentro (Coisa pouca...). Entretanto estou sem André e o Afonsinho dorme, e lembrei-me de ir tratar dos bolbos. Fui ler ao Borda D'Água e lá vem, no jardim «Plantar bolbos de flores». Também diz para «estercar covas para a plantação na Primavera de árvores ou arbustos» e «Estacar as plantas contra o vento.» que eu não faço ideia do que seja. Quanto às roseiras, já as plantei.
Para plantar os bolbos e uma vez que vou recorrer aquela técnica de floração rápida, decidi colocar uns filtros por baixo da terra, para retirar o excesso de humidade, uma vez que os vasos que escolhi não têm furo. Aprendi esta técnica num curso de aromáticas com o André. É engraçado como mesmo antes de termos esta casa já tirávamos cursos de plantas medicinais e aromáticas, e como utilizámos inclusivamente este tema no nosso casamento. Os vasinhos mais pequenos são de faiança portuguesa e comprei-os a um bom preço no Continente. Ando apaixonada por faiança e louça portuguesa. Acho que nunca me tinha apercebido de como é tão bonita e de tão boa qualidade, mas ao mesmo tempo económica. A Michelle Obama é uma das muitas fãs, da nossa louça mas há muitas marcas portuguesas a terem sucesso lá fora. Nestas incursões até descobri um grupo de fãs de Bordalo Pinheiro, o clube dos bordalianos, e juntei-me a eles aqui http://www.bordallopinheiro.pt/site/index.html. Descobri também este blogue http://velhariasdoluis.blogspot.com/, onde tenho aprendido muita coisa e que merece uma visita.

5 comentários:

  1. Gosto imenso dos vasos, Vanessa!

    Boa sorte para os bolbos - os meus estão a gostar desta onda de frio mas, como estão na garagem, tenho medo que congelem!

    Tenho de arranjar um Borda d'Água! Aqui há um almanaque do género, claro.

    Bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo teu comentário Concha!

    Bem-hajas!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vanessa :)
    Obrigada por teres visitado o meu cantinho e me teres dado a conhecer o teu. Já fui cuscar os links que me deixaste no comentário. Ainda esta segunda feira fui às Caldas (não fui mas obriguei o marido a fazer um desvio) e não resisti e trouxe um prato marcador do Rafaelo Bordalo Pinheiro. É lindo! E como é grande vou usá-lo como prato para bolos e tartes :)
    E tu já tens as tuas andorinhas! As minhas ainda estão na loja à minha espera. Ainda não foi desta :P
    Obrigada por me teres dado a conhecer o blog das velharias do luís. Já dei uma vista de olhos e estou tentada a enviar-lhe umas fotos de louças antigas que cá tenho em casa. São herança e adoro-as. Já as postei no blog e tenho-as cá em casa como objectos decorativos.
    Já agora, gostava de ter perguntar que filtros são esses que usas nos vasos sem furos. É que eu tenho uns tantos vasos assim, mas as plantas não resistem muito tempo neles, porque devem ficar com a raiz apodrecida, por falta de escoamento de água.
    Obrigada pelas dicas e pela visita :)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Luarte os filtros que usei são uns grossos para filtrar o ar dos aspiradores, mas os filtros que usaram lá nas aromáticas são daqueles tipo máquina de café de saco. Quanto mais grosso o filtro mais absorve, tudo depende do que pretendes ;) Ainda bem que pude ser útil.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela tua resposta :)
    Beijinhos e o resto de um óptimo fim de semana

    ResponderExcluir