4.11.12

Vila Moleza


Fomos ver o musical da Vila Moleza ao Coliseu com a Mariana e a Patrícia. O Afonso adorou, embora a partir de certa altura já estivesse um pouco saturado e irrequieto.

Foi pena a hora do espectáculo coincidir com a hora de almoço porque de resto não houve nada a apontar. 

19.10.12

Outono


As brincadeiras confinam-se às quatro paredes com a chuva a espreitar a toda a hora, mas nem por isso são menos divertidas. Fizemos umas colagens de Outono, com coisas do jardim e brincámos imenso às compras nestes dias. Os puzzles e os jogos são a mais recente paixão.

17.10.12

Greenfest


No Greenfest este ano não vimos o Panda, nem fizemos metade das actividades, de qualquer forma sempre deu para experimentarmos algumas coisas como mini-golf, uma pausa nada «zen» e ainda assistimos a um espectáculo de magia muito original. 


16.10.12

A custo zero


Enquanto o sol ainda dá ares da sua graça, aproveitamos para passear. Os parques são gratuitos e o sucesso é garantido. Os jogos de tabuleiro já fazem grande sucesso cá em casa, e são ideais para os dias de chuva. 

Em alternativa visitamos museus, aos Domingos são gratuitos e é uma boa forma de conhecer melhor o nosso país. 

21.9.12

Banana


Imagem daqui

No outro dia plantámos uma bananeira. Ela está a crescer e acho que é feliz aqui. Depois disso a Banana da Madeira fez um passatempo no facebook, em que um conto original valia um livro com cheiro a banana, Nós concorremos (com alguns cortes) assim:


«Era uma vez uma menina que não gostava de comer fruta nem receber flores, porque a fruta nasce das flores e as flores murcham e isso deixava-a sempre triste. Que mania têm as pessoas de colher flores para depois oferecer. Os rapazes da sua idade que a queriam namorar nunca sabiam como a agradar. 

A menina também gostava de ler e lia muito.

Certo dia apareceu lá em casa um rapaz com um saco com uma rama. Estava de passagem e pediu para ficar. Em troca ofertou o saco e disse:

-Abre um grande buraco e planta esta bananeira sem ser de Norte e abrigada do vento. Precisa de sol e água. Todos os anos terás um cacho e todos os anos ela se renovará.

A menina não sabia o que era uma bananeira mas fez conforme lhe indicaram. Antes do menino partir a menina em sinal de agradecimento deu-lhe um dos seus livros preferidos e disse:

-Toma este livro em sinal de agradecimento. Nunca fiz uma viagem mas quando leio imagino que seja assim. Um dia talvez nos encontremos e eu conto-te o que é feito da bananeira e tu dizes-me o que achaste do livro que eu te dei.

A bananeira foi crescendo, os meses passando. Certo dia a menina viu nascer o cacho e dele as bananas. Rapidamente se rendeu a esta fruta e compreendeu que a natureza se renova num ciclo continuado. Da bananeira nasceram muitas, e a menina costumava ler na sombra delas. Às vezes adormecia. Numa dessas tardes sonhou com viagens e quando acordou encontrou um rapaz a olhar para si.

-Vejo que a bananeira cresceu e deu frutos. Eu viajei muito mas voltei para te dizer que a maior viagem que fiz foi pela leitura. 

Por vezes damos a volta ao mundo à procura de um lugar, outras, encontramos o lugar e ainda assim escolhemos dar a volta ao mundo. Vim para ficar contigo mas um dia se quiseres também podes seguir viagem comigo.»

Quanto ao livro, que já recebemos, é na verdade bastante engraçado, pois enquanto lemos as pequenas histórias passamos a mão nas páginas sentimos de facto o aroma a banana. 

Pela integração


Fizemos uns óculos para urso de peluche e ele ficou muito feliz e sorridente porque já vê melhor. 

Massa de modelar


Adoro brincar com o Afonso às massas de modelar. No outro dia lembrei-me que tinha umas formas de plástico para biscoitos com formas e lá estivemos a fazer imensos bonecos coloridos. 

19.9.12

Limpar e reciclar


Gosto de aproveitar o que a natureza nos dá. Não tenho tido assim tanto tempo para jardinar quanto gostaria, mas sempre que posso procuro fazer uma limpeza. Tirar caracóis da horta dá direito a petisco. Os ramos são aproveitados para os churrascos e as «cascas» dos troncos das ameixeiras, agora a cair, servem para cobrir vasos e manter durante mais tempo a humidade. As folhas secas que começam a aparecer servirão à compostagem. 

18.9.12

O Afonso pinta


No outro dia pintámos os dois. Estreámos uma embalagem de guaches e demos asas à imaginação. O Afonso adivinhou imagens nos seus rabiscos, de golfinhos, a um lobo mau, a um Faísca Mcqueen, alguns abstractos e um peixinho no aquário. Depois de estendidos no estendal da roupa foram enfeitar a porta do roupeiro. 

A capa para pintar da Miffy comprei quando o Afonso tinha apenas 1 aninho por 3€ numa promoção no Continente. As mangas são ajustáveis com adesivo ao pulso e a capa é impermeável e fecha atrás também com adesivos e é ideal para pintar e sujar à vontade. No final é só passar por água e fica como nova e assim não sujamos a roupa. 

Tecido


Com as sobras deste tecido, que utilizei para fazer um colchão de brincadeiras, ainda fizemos umas fronhas para umas almofadas para a casinha do Afonsinho e com os restos mais pequenos, almofadinhas de alfazema para as gavetas.

24.8.12

Fraldas Pingo Doce

Imagem Pingo Doce

O Afonso já não usa fraldas durante o dia há algum tempo e está a deixar durante a noite. Há noites que não ponho e combino com ele, há outras em que pede. De qualquer forma as fraldas Dodot já lhe estavam muito apertadas que o rapaz é GRrrrande, e a conselho de uma amiga experimentei as do Pingo Doce que são um pouco maiores. No final a embalagem trazia duas fraldas com defeito, mal coladas e cortadas. Na linha lamentaram o sucedido, retiraram o número do lote: 45T V6.0108 ELF, e pediram-me para me dirigir ao Pingo Doce mais próximo com a embalagem e as fraldas com defeito. Fui lá hoje e deram-me uma embalagem nova :). Se tiver fraldas deste lote na mesma situação devolva também!

20.8.12

Escola


Esta mãe está sempre a inventar e para motivar fez um calendário com estrelinhas para o Afonso votar. O dia só pode ter sido «Bom» ou «Muito Bom» :).

4.8.12

Perdi o telemóvel

Afinal parece que foi furto, aconteceu o mesmo a diversos pais no mesmo dia no Parque Morais da Parede.

Amigos e familia enviem-me os vossos contactos pelo facebook que perdi os números de toda gente ;)

Obrigada!