21.9.12

Banana


Imagem daqui

No outro dia plantámos uma bananeira. Ela está a crescer e acho que é feliz aqui. Depois disso a Banana da Madeira fez um passatempo no facebook, em que um conto original valia um livro com cheiro a banana, Nós concorremos (com alguns cortes) assim:


«Era uma vez uma menina que não gostava de comer fruta nem receber flores, porque a fruta nasce das flores e as flores murcham e isso deixava-a sempre triste. Que mania têm as pessoas de colher flores para depois oferecer. Os rapazes da sua idade que a queriam namorar nunca sabiam como a agradar. 

A menina também gostava de ler e lia muito.

Certo dia apareceu lá em casa um rapaz com um saco com uma rama. Estava de passagem e pediu para ficar. Em troca ofertou o saco e disse:

-Abre um grande buraco e planta esta bananeira sem ser de Norte e abrigada do vento. Precisa de sol e água. Todos os anos terás um cacho e todos os anos ela se renovará.

A menina não sabia o que era uma bananeira mas fez conforme lhe indicaram. Antes do menino partir a menina em sinal de agradecimento deu-lhe um dos seus livros preferidos e disse:

-Toma este livro em sinal de agradecimento. Nunca fiz uma viagem mas quando leio imagino que seja assim. Um dia talvez nos encontremos e eu conto-te o que é feito da bananeira e tu dizes-me o que achaste do livro que eu te dei.

A bananeira foi crescendo, os meses passando. Certo dia a menina viu nascer o cacho e dele as bananas. Rapidamente se rendeu a esta fruta e compreendeu que a natureza se renova num ciclo continuado. Da bananeira nasceram muitas, e a menina costumava ler na sombra delas. Às vezes adormecia. Numa dessas tardes sonhou com viagens e quando acordou encontrou um rapaz a olhar para si.

-Vejo que a bananeira cresceu e deu frutos. Eu viajei muito mas voltei para te dizer que a maior viagem que fiz foi pela leitura. 

Por vezes damos a volta ao mundo à procura de um lugar, outras, encontramos o lugar e ainda assim escolhemos dar a volta ao mundo. Vim para ficar contigo mas um dia se quiseres também podes seguir viagem comigo.»

Quanto ao livro, que já recebemos, é na verdade bastante engraçado, pois enquanto lemos as pequenas histórias passamos a mão nas páginas sentimos de facto o aroma a banana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário