11.9.13

Chegou Setembro


Já chegou Setembro. Cá em casa preparam-se as fardas, aplicam-se etiquetas com o nome, para o regresso à escola. Adoro esta máquina. As etiquetas para tecido duram uma eternidade, a roupa vai à máquina e não saem e continuam visíveis ao fim de um ano escolar e de muitas lavagens. O preço das fitas é acessível e a máquina foi um achado. Ainda não experimentei mas também vendem etiquetas para metal e coloridas. Fiz também etiquetas de plástico para o doce de pêra que fiz no fim-de-semana. Uns amigos trouxeram-nos um saco valente e algumas estavam já muito maduras, e como o Afonso adora compota não hesitei. À pêra adicionei canela e no fim um pouco de flor de anis. Está delicioso, o Afonso aprovou, e passou a semana a comer colheradas com e sem bolachas. Já eu, ando completamente rendida a umas bolachas que dão pelo nome Carr's com sementes de Sésamo, queijo Philadelphia coberto de figos. Todos os dias repito este ritual e é o meu momento, pelo menos enquanto houver figos. 

O tempo já está mais frio e já passamos mais tempo cá dentro. Enquanto a mãe devora Corto Maltese, o Afonso que já quer livros de crescido "anda a ler" que é como quem diz, eu leio para ele, um livro do Gerónimo Silton. Todas as noites lemos umas quantas páginas. Apercebi-me que ele já achava graça aos livros dos crescidos no Verão, quando à noite me pedia para lhe ler o livro que eu estava a ler em voz alta, e ficava atento a escutar-me, e fazia perguntas sobre a história. Anda frustrado porque ainda não consegue ler, e já lhe disse que tem de ter paciência que ainda faltam uns aninhos. 

9.9.13

Aviões


Nas férias fomos (quase todos) ver o filme «Aviões» da Disney. O Afonso adorou. Nunca antes tinha estado tão atento à história e tão satisfeito durante um filme. Mesmo não largando as pipocas, percebeu a história toda mas fez-me imensas perguntas de pormenor do género «Mãe o que é um formigador?». Nos dias seguintes só falava no filme e nas personagens. Adorou o «El Chupacabra» e agora só me pede o DVD, para ver em casa. A avó já tratou da caderneta que vem com uma revista cheia de actividades, um avião de papel, que a mamã lá dobrou e que até voa muito bem, e um Livro do Piloto. 

7.9.13

Branco


Já arranjámos solução para as alfaces e para os tomates, uma solução que não passa por moinhos de vento, mas que em contrapartida resulta com os pássaros. As janelas recicladas também servem de estufa, e foi ver o que as alfaces protegidas cresceram em relação às outras.

Ando entusiasmada com a pintura em spray, é prática, rápida e resultado é fantástico. Recentemente recuperei uma gaiola. O Afonso agora quer arranjar um passarinho para colocar lá, mas pássaros já temos nós cá por demais. 

5.9.13

Final das férias


Enchi-me de coragem e antes de regressar ao trabalho lavei e aspirei o carro. Deu imenso trabalho, coloquei aqueles produtos todos xpto, mas valeu a pena pois ficou um brinquinho e sempre poupei algum dinheiro. Para comemorar lá fomos todos passear, no último dia de férias e pouco antes das aulas começarem, de capota aberta no carro velho da mamã, ver a exposição de carros antigos a Cascais. O meu carro sentiu-se em casa e qualquer dia já desfila ao pé daqueles :). Quando chegámos a exposição já estava a terminar, que nesse dia a sesta foi comprida, mas ainda vimos um desfile de carros de bombeiros, de policia, e outros ligeiros que o Afonso adorou. 

No final terminámos no Santini, que um dia não são dias. No dia de anos a quem está inscrito no sistema de pontos oferecem um gelado. Fica a dica ;)

3.9.13

Sunny Days


Estes dias de sol trazem criatividade e boa disposição. No final das férias já nem nos lembramos da correria do dia-a-dia, nem dos dias de chuva nem do frio do Inverno. É por isso que teimamos em aproveitar cada raio de sol até ele se pôr. Podamos, cortamos relva, tratamos da horta, lemos livros na espreguiçadeira, almoçamos e jantamos lá fora, ligamos um chuveiro e tomamos duche de água fria para refrescar.

1.9.13

Um postal


Gosto de como as nossas coisas encaixam de uma maneira que me faz duvidar que o destino existe. Gosto de como conseguimos dar a volta ao texto quando tudo parecia complicado demais. Gosto das pequenas coisas, de como o teu sal grosso se misturou com o meu, de como as tuas especiarias se encaixam nas que me faltam, e ainda assim as que sobram se gastam mais depressa por serem as preferidas dos dois. Gosto das almofadas que imaginei para os teus sofás que ficam tão bem no jardim. Gosto dos teus conjuntos de lençóis de algodão antigo, nas cores que eu provavelmente escolheria, da cor das tuas toalhas, e da cor dos teus olhos. Gosto da tua passadeira no ginásio, e de correr contigo lá fora, eu que sempre preferi correr sozinha. Gosto que as minhas fotografias tenham substituído as da máquina que deixaste partir. Gosto de como os livros não se repetem, numa biblioteca que de repente se multiplicou. Gosto de ler contigo e gosto tanto que leias para mim. Gosto que tenhas estado presente em tantos momentos da minha vida, noutro registo, porque podemos revisitá-los juntos. E, apesar do significado que eu dou a todos estes detalhes, gosto desse desprendimento material que me deste a conhecer, quando finalmente percebi o que é verdadeiramente imprescindível para viver, o meu núcleo duro, o meu, as tuas e nós todos juntos.  

30.8.13

Moinhos de vento


Plantámos alfaces, tomates, pimentos, enfim uma série de coisas novas na horta mas os pássaros não a largam e bicam tudo. Acabamos de os afastar e eles voltam, afinal o sítio é deles. Resumindo, das doze alfaces sobram oito, os pimentos não aguentaram, e os tomates lá vão singrando mas num tamanho modesto. Depois de uns dias fora, em que os amigos e a família se encarregaram de ir regando a horta a coisa lá se aguentou. 

Entretanto apaixonei-me pelo moinho de vento do pais do Carlos, que vira na direcção que o vento sopra. Uma trepadeira faz-lhe companhia e pássaros nem vê-los. Tanto a elogiei que ele fez-nos uma, que decidi pintar de verde água. Ficou bem gira, mas não brilha tanto como deveria, é que nesta horta há muitos pássaros mas vento nada. 

Esta semana fomos passar um dia a casa de uns amigos, almoço e piscina, miúdos a brincar, enfim, uma alegria. Levámos os nossos tomates XS para a salada mas fomos surpreendidos por tomates enormes numa floreira, protegidos por CD's brilhantes e um moinho de vento colorido que não parava de girar.

25.8.13

Aquashow

Imagem Aquashow

Estava prometido às miúdas, e o prometido é devido. Os preços deste parque não são porém nada convidativos, no entanto existem diversos descontos disponíveis. O ideal são as promoções nos sites de experiências, mas na falta delas existem descontos de bilhete familiar, desconto de 15% se comprarmos o bilhete no site. Nós utilizámos pela primeira vez o cartão do clube Rik & Rok que dá desconto de 25% para a criança e a mais 3 acompanhantes. 

Se está a pensar ir fica a dica para o caso de querer comprar água, o mais vantajoso é comprar garrafas de 1,5L nos cafés por 2,5€ ao invés de águas de 0,50L nas máquinas por 1,5€. 

24.8.13

Destes dias


O Afonso já sabe nadar sem a bóia grande, agora nada de braçadeiras que é mais difícil e cansa um bocadinho mais. Por ele já era sem nada, mas eu prefiro passos de bebé que com crianças e piscinas não se brinca. O Afonso faz «todyboard», que é um género de «bodyboard» com braçadeiras, também diz que faz surf e é surfista, talvez um dia, que por cá há vários. 

O Afonso tem um colar com uma prancha e outro com uma concha. Aliás temos todos, colares de pranchas e de conchas feitos por nós. 

Tanta praia e piscina, calor e sol vão deixar saudades certamente. 

22.8.13

A nossa opinião sobre estes livros


Por cá, os livros do passatempo de aniversário «Princesas Perfeitas» e «Fadas Divertidas» de Kimberley Scott, da Editorial Presença, fizeram sucesso. A princesa da família é maria-rapaz, prefere carrinhos, karaté e Playmobil, e achou estranho esta coisa de livros com bonecas cor-de-rosa, com roupas para trocar. E se de inicio torceu o nariz logo achou uma graça em destacar todas as peças, e ir seguindo a história.

«Vanessa, aqui no final tem esta bolsa para guardar as roupas todas para não se perderem.»

Este livro que é também um brinquedo é óptimo para levar de férias ocupa pouco espaço e garante horas de diversão.

21.8.13

Ikea

Imagem Mailing Ikea

O fim-de-semana de 7 e 8 de Setembro é dedicado aos mais pequenos no Ikea. Das iniciativas disponíveis gosto especialmente dos workshops para transformar caixas de papel em brinquedos. 

18.8.13

16.8.13

Trinta e cinco


Trinta e cinco anos, nem acredito. Do lugar comum «Eu não me sinto com esta idade» só posso jurar que é a mais pura verdade. Olho-me ao espelho e vejo uma miúda grande, com uns cabelos brancos que devem ter aparecido por acaso, e que eu teimo em disfarçar. Eu não tenho esta idade, ou então nós só podemos viver até aos 200. Eu sou tipo Alice no país das maravilhas, cresço e diminuo consoante as necessidades. Às vezes sou capaz de fazer uma série de coisas hercúleas, tipo mover umas quantas montanhas, outras vezes sou tipo Smurf pequeno e gosto que me façam festas no cabelo e olhem por mim. Sim, ainda sou ingénua (muitas) vezes, e conservo a criatividade própria de uma criança de 5 anos. É certo que faço coisas aborrecidas de gente crescida como preencher o IRS, pagar contas, mas também escrevo todos os anos ao Pai-Natal. 

Festejo sempre os anos de véspera, e anteontem foi em família ao almoço e mais tarde rodeada de amigos, que são a minha «outra» família. Esteve uma noite quente de Verão e soube bem estar lá fora. O José fez o chili e uma versão sem picante. Fizemos muitos brindes, cantámos os parabéns por mesas, e ficámos até tarde porque a noite convidava. Para o ano há mais. 

13.8.13

E a vencedora é...

Obrigada a todos pelos votos de felicidade e continuação e pelas participações criativas, que tornaram tão difícil a escolha do vencedor.

A grande vencedora do Passatempo de Aniversário foi a Mariana (Mimi) com ajuda da Cristina, que fez um desenho lindo de um(a) limão-princesa-fada a festejar os anos ao pé de um bolo de vários andares tipo arco-íris.

Fico a aguardar que me enviem para o mesmo email a vossa morada para receberem o pack da Presença. Espero que gostem!

12.8.13

Laranja




        
    
     

Laranja da tenda que está montada no jardim, onde gostamos de nos deitar a brincar numa manta sobre a relva.
Laranja das velas de citronela que afastam os mosquitos nos almoços e nas noites quentes de Verão.

Laranja da mesa e das cadeiras para os miúdos, onde eles se sentam tantas vezes, mas acredito que já não por muito tempo.
Laranja dos candeeiros solares do Ikea que nos têm acompanhado em tantas noites lá fora, parecem candeeiros chineses, e dançam nas árvores com a brisa de vento, fazendo círculos na relva. Dão imensa luz, foram baratos e duram já há um par de anos.
Laranja daquela meloa riscadinha, que é tão sumarenta por dentro, e que o Afonso adora comer à fatia e eu como se fosse uma tigela à colher.

Laranja e azul, de uma lona linda que encontrei nos Bispos, e com a qual mandei forrar dois sofás individuais de jardim. Estão giríssimos e são super confortáveis. 

10.8.13

Clube Rik e Rok


O Afonso já fez 4 anos e por isso já está inscrito no Clube. Bastou preencher a ficha num balcão de informações do Jumbo e recebemos logo o cartão. 

Não deixem de consultar as vantagens no site, ordenadas por zona geográfica, site onde também podem encontrar jogos e passatempos.

8.8.13

Sobre livros


Uma das coisas que mais gosto nas férias é ter tempo para ler. Durante a noite, à tardinha ou na praia. Gerir o tempo de forma despreocupada e ler, ler muito.

Tenho tentado manter a leitura da história ao Afonso antes de deitar todo o ano, mas nem sempre é possível. Nestas idades eles adoram histórias, e ficam atentos e curiosos a ouvi-las. É bom estimular este gosto pela leitura desde cedo, pois ao mesmo tempo que estimulamos a criatividade e a imaginação, enriquecemos o léxico e o raciocínio deles. Muitas vezes mudo um pouco a história para que o Afonso me corrija, ou peço para ser ele contar, para que formule um raciocínio estruturado e desenvolva a linguagem. É muito giro ouvir histórias contadas pelos mais pequenos, surgem sempre dados novos.

Se quer levar consigo dois livros novos estas férias, não deixe de concorrer ao passatempo de aniversário do Primeiro Limão em parceria com a Editorial Presença. É que para além de contarem histórias, os livros «Princesas Perfeitas» e «Fadas Divertidas» de Kimberley Scott promovem uma interacção com as crianças, uma vez que permitem destacar as diferentes peças de roupa e brincar. 


5.8.13

Passatempo de Aniversário - Primeiro Limão & Editorial Presença



Este blog está de Parabéns e como festa sem prendas não tem graça, temos um passatempo para comemorar. O Primeiro Limão, em parceria com a Editorial Presença, tem para oferecer um pack composto pelos livros Fadas Divertidas e Princesas Perfeitasde Kimberley Scott, que serão lançados amanhã dia 6 de Agosto. 

Podem participar os seguidores do Primeiro Limão, residentes em Portugal. 


O passatempo de aniversário tem início hoje, e termina no dia 12 de Agosto. 

O que têm de fazer para ganhar? Vale tudo! Enviem uma fotografia, filme, frase, composição, canção, colagem, o que a imaginação ditar, a congratular o Limão pelo seu aniversário para o email vanessacasais@gmail.com. 

Divirtam-se e boa sorte!