16.9.21

Aromáticas Vivas - frescas e biológicas


Hoje venho falar-vos de uma marca que se calhar já conhecem, mas com outro nome. A Aromáticas vivas comercializa: ervas em vaso; ervas cortadas; flores comestíveis; microgreens e acessórios. Na verdade, a Aromáticas Vivas é o maior produtor nacional de ervas aromáticas frescas. No entanto, também produz para marcas próprias de super mercados. (espreitem o link para ver se conhecem!)

Nascida em 2009 com o objetivo de ser a maior e mais inovadora produtora de ervas aromáticas frescas do nosso país, tem atualmente uma área de produção superior a 40.000 m2, sendo responsável por uma variada gama de ervas aromáticas, produz anualmente mais de 5 milhões de vasos e 800 toneladas de ervas aromáticas.

A empresa garante que a qualidade que a distingue vem da equipa de profissionais que a integram e a alta tecnologia de produção e controlo.

"(...) [A]postamos nos recursos humanos como método principal de seleção e embalamento, para que todos os dias os nossos produtos cheguem ao mercado com a mais elevada frescura, aroma, sabor e valor nutritivo.
Cuidamos de cada erva aromática com amor e paixão.(...)"
 
Outros dos seus segredos é a segurança alimentar. A Aromáticas Vivas é amiga da natureza e também da saúde do consumidor, não utilizando herbicidas nem pesticidas químicos nas suas instalações. Os certificados de Modo de Produção Biológico em vasos e de Global G.A.P. são uma garantia. Utilizam técnicas e práticas inovadoras de produção e controlo, como uma unidade de produção de insetos e outros auxiliares para a produção agrícola, que contribuem para o controlo de pragas e doenças, evitando assim o recurso aos pesticidas. 

A produção é assegurada todo o ano, em ambiente controlado, com recurso à mais inovadora tecnologia  amiga da saúde e do ambiente, promovendo a sustentabilidade na conservação da água e energia, e redução das emissões de CO2.

Por outro lado, a empresa aposta na inovação e investigação, procurando em parceria com o Grupo SPISA e com várias instituições de investigação e do ensino superior, mais e melhores variedades adaptadas ao gosto dos consumidores.

Termino, deixando-vos umas dicas preciosas no cuidado das vossas aromáticas. Tão preciosas, que as minhas sobreviveram todas a este Verão rigoroso!

Dicas de Rega: 
1 A rega é o segredo para manter as plantas saudáveis. Devemos ter em conta a época do ano (a necessidade varia do Verão para o Inverno) e a quantidade que cada variedade necessita. Mantenham o composto da erva húmido, mas não excessivamente. A rega em excesso é um dos principais motivos de morte das plantas.
2 - Um conselho importante comum a todas é nunca regar as plantas por cima, colocar sempre a água na base de um pires/prato, ou seja regar pela raiz; 
3 - Não deixe sempre água parada na base. Só volte a regar quando a planta necessitar - verifique se o solo está ou não seco antes de regar.

Dicas de Corte:
1 - As suas ervas podem ser cortadas sempre que precisar, pois voltam a emitir novos rebentos, desde que deixe sempre algumas folhas. 
2 - A grande maioria deve ser cortada por cima, exceto o cebolinho que deve cortar mais abaixo, perto da terra. 
2 - Deve sempre que possível cortar as suas ervas à mão, e sempre que utilizar tesouras/facas certificar-se que estas se encontram limpas. 

Se gostam de cozinhar conferindo sabor de forma saudável, sem recurso ao sal e/ou gorduras, ou mesmo variar na composição das vossas saladas e acompanhamentos, muito provavelmente já conhecem esta marca. Se não, podem agora descobrir. Procurem o ponto de venda mais próximo aqui, ou encomendem online. Eu confesso que adorei conhecer novos sabores como o da belíssima Erva Azeda, da doce Salva Ananás ou do sabor cítrico do Sorrel dos Bosques (a minha preferida!). 


Já nos seguem aqui no Instagram?

4 comentários:

  1. Não conheço essa marca mas, confesso que, gosto de ervas aromáticas a apimentar a comida.
    .
    Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Se calhar conhece Rycardo. As aromáticas do Continente são, por exemplo, daqui.

    Bom fim-de-semana,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  3. O cuidado com a alimentação deve preocupar-nos a todos. As "aromáticas vivas, frescas e biológicas" são mesmo para experimentar e continuar a usar. Tudo de bom para si.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma empresa e tanto. Adorei seus produtos. Ainda não a conhecia.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir