13.11.20

DIY - Tie Dye com lixívia

Tinha uma capa de edredão da Constança que tinha muitas manchas escuras de uma lavagem que havia debotado. Como o efeito Tie Dye está muito na moda decidi reciclar a capa. Para mim o ideal era ter ficado mais azul com manchas brancas do que branco com manchas azuis. Ainda assim gostei do efeito. 

Material que precisam:
- 1 alguidar
- elásticos
- Uma garrafa que esguiche
- Lixívia

Este DIY é muitíssimo fácil. Existem várias técnicas e vi diversos vídeos com tutorials no Youtube, o que acabou por não jogar a meu favor, pois a base da capa de edredão era branca e bastaram alguns segundos para se dar a reação quando nos vídeos recomendavam mais tempo. O ideal é ir vendo com atenção e aguardar até terem a cor ou efeito pretendido. 

Ora há várias formas de enrolar o tecido para formar desenhos. Eu optei por esta, fiz duas rosetas principais e depois prendi com cinco elásticos. Onde ficarem os elásticos não fica tingido. 

Depois foi misturar metade água / metade lixivia e regar as rosetas abundantemente dentro do alguidar. A reação deu-se em poucos segundos mas há tecidos de base escura, como o preto onde demora mais. Se tivesse retirado mais cedo teria ficado mais azul. Na próxima vez já sei! 

Se experimentarem deixem aqui o link nos comentários para eu poder espreitar!

Já nos seguem aqui no Instagram?

6 comentários:

  1. Eu adoro essa técnica para tingir tecidos, amei o trabalho.
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Aprendi e para a próxima estou certa que vai correr melhor.

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir
  2. Gostei muito da técnica, a tendência Tie dye está em alta, amei o resultado bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucimar. Eu gostaria que tivesse ficado mais azul, mas gostei do resultado também. Para quartinho de criança ficou bastante suave e como a capa tinha herdado do irmão até acabou por ficar mais feminina.

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir
  3. woaunh quando era pequena fazia isso nas camisolas brancas com varias cores era giro parabens adorei bjs ja estou tambem a seguir bjssaude

    ResponderExcluir
  4. Uma técnica sempre com efeitos surpreendentes!
    Adorei o efeito conseguido, assim mesmo! A ver se experimento um dia! Tenho algumas T-Shirts ideias para começar a experimentar!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir