13.10.20

Alentejanando por Évora


Não tivemos férias este ano. Pelo menos não na verdadeira aceção da palavra. Tive um período de convalescença de uma operação e uns poucos dias espalhados. Cheguei a Setembro com uma sensação terrível de cansaço e exaustão. Farta de estar em casa com os miúdos e a sentir que em breve regressariam às aulas sem aquela sensação de escape. 
Além disso esta seria já uma época mais baixa e portanto com menos ocupação, além de que os pais estariam a tratar do regresso às aulas (eu já tinha tudo tratado) . Queria também usar uns vales que tinha de oferta e que caducariam este ano. Por tudo isto decidimos fazer umas escapadinha e ir até ao Vila Galé de Evóra com eles. Ficámos muito bem instalados em dois quartos comunicantes, como somos seis é o ideal.

É difícil descrever a alegria deles com as piscinas e escorrega. O Afonso e a Constança passaram literalmente os dias aos mergulhos e a escorregar. A desinfeção era feita regularmente nestas zonas e o hotel dispõe de um enorme relvado com um enorme espaçamento entre espreguiçadeira, inclusivamente demarcado no chão. 

Marcámos sempre a hora do pequeno-almoço e pedimos para ser na esplanada. O resto das refeições foi take-away (inclusivamente do hotel) e um voucher que comprei no Odisseias para um restaurante ao ar livre de tostas e Waffles e que fez um enorme sucesso. No Uafas fomos muito bem recebidos, e a comida era uma maravilha. Tostas enormes em pão caseiro recheadas de frango e atum entre outros e polvilhadas de oregãos. Os waffles à moda belga ou os crepes também generosos com toppings fizeram as delicias dos miúdos. Em relação ao espaço, era uma esplanada exterior que ocupava toda uma pequena praceta com pouco movimento. Mesas bastantes espaçadas e desinfetadas. Foi a minha primeira experiência a comer fora em tempos de pandemia e correu muito bem. 

Em Évora visitámos o templo romano com o miúdos. Este templo é erradamente conhecido por templo de Diana (Teoria avançada pelo padre jesuíta Manuel fialho que acreditava que o templo teria sido construído em homenagem à deusa romana da caça. Diversas pesquisas posteriores vieram demonstrar que o templo teria sido dedicado ao imperador Augusto. O templo que começou a ser construído no séc. I d.C., está classificado como Monumento Nacional pela Direcção-Geral do Património Cultural e Património Mundial pela UNESCO, situa-se no centro histórico da cidade. Apesar de ter sofrido modifcações ao longo dos séculos, retomou a sua forma original e é um dos mais bem conservados do mundo.

Visitámos também o Cromeleque dos Almendres, um dos maiores e mais importantes megalíticos do mundo, bem mais antigo do que o famoso Stonehenge. Com noventa e cinco monólitos em perfeito estado de conservação, é constituído por dois recintos distintos, edificados entre o final do 6º e o 3º milénio a.C.. Foi uma autêntica viagem no tempo (Neolítico antigo) e apesar de não sentir os miúdos vibrarem comigo (o entusiasmo deles esteve ao nível da observação de borboletas noturnas na ria formosa o ano passado), gosto sempre de lhes abrir horizontes.
Nos monólitos ainda se conseguem ver nitidamente gravações em relevo. O historiador Professor José Hermana Saraiva acreditava que o formato fálico destas enormes pedras era uma forma de culto à fertilização das terras. Consegue sentir-se uma mística especial neste lugar que vale mesmo uma visita. (Fãs de Outlander não percam!). 

Dicas úteis a quem pretenda visitar:
- não se paga;
- há parque de merendas antes de entrar no trilho;
- há estacionamento perto, mesmo antes do recinto;
- dá para agendar visitas guiadas;
- levar calçado confortável e água!

Privilegiei o ar livre e a natureza, embora haja muitos locais de interesse na cidade. Claro que uma visita ao Alentejo fica incompleta sem uma visita a uma adega e no centro encontrámos a Enoteca da Cartuxa, enquanto a mais velha olhava pelos miúdos degustámos um copo de tinto e trouxemos connosco alguns acrescentos à nossa garrafeira.

No último dia fizemos late check out e enquanto eles aproveitaram uma tarde de piscina eu fiz uma massagem que me soube pela vida. 

Viajar em tempos de Pandemia revelou-se um desafio, nomeadamente em relação às refeições e passeios, mas com bom senso e alguns cuidados, tudo correu muito bem!

* Clutch e brincos tribais Maracuiá Handmande

Já nos seguem aqui no Instagram?

15 comentários:

  1. Gostei de ver, sempre bom sair e lanchar ao ar livre, sem aglomerações.
    Cuidem -se!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vanessa!

    Também não tive férias este ano, na verdadeira aceção da palavra. Sou professora no Secundário, tive um mês e poucos dias de férias, mas fiquei em casa. Tinha e tenho um receio enorme da Pandemia.

    Que lindo "Alentejanando". Eu sou Alentejana, de Beja, mas conheço bem Évora, que acho uma cidade bonita e cheia de História.

    Vocês divertiram-se imenso pelo que aqui nos conta e as fotos mostram isso mesmo. Divulgar e, se possível, ganhar alguma coisa por isso, é sempre agradável.

    Beijos e dias felizes.

    ResponderExcluir
  3. Um programa muito bem escolhido, para mais com tantas restrições, como as que se impunham este ano...
    Adorei o post, para mais não conhecendo muito bem o Alentejo... foi um prazer imenso, descobri-lo um pouco mais, através destes belos olhares partilhados, e destes momentos bem especiais, para vocês!
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana para todos, com saúde e tranquilidade!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Lenalima foi essa a ideia. Quanto mais ar livre melhor.

    Beijinhos e obrigada pela visita!
    Vanessa casais

    ResponderExcluir
  5. Olá Céu, gostava de lhe agradecer porque me ajudou a verificar que escrevi mal aceção hehe Está corrigido! Compreendo muito bem o que diz. Desejo que enquanto professora as coisas estejam a correr bem! Vai ser um Inverno desafiante para todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Ana Freire obrigada pela visita e pelos comentários sempre tão simpáticos. Se gostou de ver imagens do Alentejo irei partilhar num novo post brevemente uma escapadinha até Elvas.

    Beijinhos e bom fim-de-semana!
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  7. Amei saber que não se paga e é muito bom ter um tempo de sossego e atenção com a família, fiquei feliz em conhecer o blog e já ver tantas fotos maravilhosas.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ¡Precioso lugar! Me quedo de seguidora por tu blog y te invito a que te pases por el mío si te apetece.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  9. Que bom ter alentejanado por Évora. Gostei das fotografias descontraídas. Quando se tem cuidado podem fazer-se umas férias diferentes...
    Cuidem-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela partilha
    É sempre bom saber para acrescentar a lista de sítios a visitar.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  11. Olá, Vanessa!

    Como vão?
    Um lapso ortográfico qualquer um de nós tem, mas a maioria dos professores parece ter "olho clínico", e eu sou de Português e História -rs.
    A nível escolar, as coisas não estão fáceis, mas vamos fazendo o possível e o impossível. O importante é o bem estar de todos.
    Uma sugestão: se dá respostas no seu blogue, o comentário incorporado é o mais prático. Já experimentou?
    Quando desejar apareça no meu blogue. Muito obrigada!

    Beijos para todos e boas defesas.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela sugestão Céu. Na verdade adoraria colocar as respostas associadas aos comentários mas não consigo fazer isso. Alguma dica?

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  13. Olá, Vanessa!

    Como estão? Por aqui, tudo satisfatório.

    Claro que há dicas, que passo a explicar. Espero ser clara.

    1 - Abra o seu blogue.
    2 - Na página onde escreve uma Nova Mensagem, um novo post (lateral esquerda), há uma série de "itens". Na lateral esquerda, clique em DEFINIÇÕES, abrindo-se outra página. Vá pela página abaixo e procure a palavra COMENTÁRIOS. Por baixo da palavra comentários, há uma frase que diz LOCALIZAÇÃO DE COMENTÁRIOS. Clique neste item. Abre-se, então, uma janelinha, onde aparece a palavra incorporado, página inteira e janela pop-up. Ora, como rato, coloque uma bolinha na palavra incorporado e está feito. O seu blogue já tem comentário incorporado. Espero ter ajudado e ter-me feito entender.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Retificando: ora, com o rato (..)

    ResponderExcluir
  15. INSTEAD OF GETTING A LOAN,, I GOT SOMETHING NEW
    Get $5,500 USD every day, for six months!

    See how it works

    Do you know you can hack into any ATM machine with a hacked ATM card??
    Make up you mind before applying, straight deal...

    Order for a blank ATM card now and get millions within a week!: contact us
    via email address::{Universalcardshackers@gmail.com}

    We have specially programmed ATM cards that can be use to hack ATM
    machines, the ATM cards can be used to withdraw at the ATM or swipe, at
    stores and POS. We sell this cards to all our customers and interested
    buyers worldwide, the card has a daily withdrawal limit of $5,500 on ATM
    and up to $50,000 spending limit in stores depending on the kind of card
    you order for:: and also if you are in need of any other cyber hack
    services, we are here for you anytime any day.

    Here is our price lists for the ATM CARDS:

    Cards that withdraw $5,500 per day costs $200 USD
    Cards that withdraw $10,000 per day costs $850 USD
    Cards that withdraw $35,000 per day costs $2,200 USD
    Cards that withdraw $50,000 per day costs $5,500 USD
    Cards that withdraw $100,000 per day costs $8,500 USD

    make up your mind before applying, straight deal!!!

    The price include shipping fees and charges, order now: contact us via
    email address:::::: {Universalcardshackers@gmail.com}
    Whatsapp:::::+31687835881
    ®

    ResponderExcluir