29.6.20

Notícias da Horta - 7 dicas



A nossa horta andava parada quase desde que a Constança nasceu. O trabalho, as crianças, a casa, enfim, o tempo não estica como se costuma dizer. A quarentena foi a desculpa perfeita para aproveitarmos o nosso espaço exterior. Confesso que plantar sementes e vê-las crescer foi quase terapêutico. 
Para quem tem um espaço exterior, ou quer ter (há soluções camarárias) ou mesmo para quem tem uma varanda onde tem (ou tenciona ter :)) uma horta vertical aqui ficam 7 dicas úteis. 

Dicas:

1 - Subscrever a newsletter da revista Jardins aqui e ter acesso às novidades.
2 - Assistir aos videos online da Revista Jardins: como este a explicar como fazer compostagem.
3 - Semear o que temos - caroços de fruta, pevide da abóbora, ou de tomate, feijão. Tanta coisa que podemos usar sem gastar dinheiro.
4 - Acções de Voluntariado Ambiental em Cascais - gratuitas e ao ar livre, ideais para levar crianças e até animais são aceites. Saiba mais aqui.
5 - Subscrever a newsletter da Cascais Ambiente - durante a quarentena tiveram várias formações online gratuitas, e recentemente desafios didácticos para as crianças.
6 - Hortas Comunitárias - Se não tem terreno, increva-se na sua freguesia numa horta comunitária, terá direito a um pedaço de terra para cultivar. Se é de Cascais pode fazê-lo aqui.
7 - Informação sobre hortas; bordaduras; compostagem ou poda, para consultar gratuitamente aqui.

Muitas destas dicas estão direccionadas para a nossa zona de residência que é Cascais, se não é desta região procure na página da sua Câmara ou Junta de Freguesia para ver acções próximas de si.

Poderá gostar também de ler: Poupar em JardinsPoupar em Jardins IPoupar em Jardins IIPoupar em Jardins III.

PS - As etiquetas super giras para a compota e que aguentam no frio sem borrar foram oferecidas pela Ludilabel. Se tiverem interesse em comprar utilizem o código de 10% de desconto IN-PT-VCASAIS.

Já nos seguem aqui no Instagram?


6 comentários:

  1. Olá, boa noite!
    Gostei da horta de Cascais e também das dicas, se eu fosse daí talvez me interessasse.
    Sou da cidade de Bragança mas conheço as aldeias e percebo um pouco de agricultura.. confesso que gosto, pois cultivo o quintal da minha casa e tenho frutos variados, legumes, hortaliças entre outros. Gostei do blog e obrigada pelo seu comentário e visita.
    Beijinho e volte sempre.
    Luisa
    Luisa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Luísa Fernandes.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  3. Nossa ! que linda horta. Parabéns... Amei as frutas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Maria! Já fizemos compota com estas ameixas!

    Boa semana,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  5. Mas que bom ter uma horta! Eu não cuido das coisas cá em casa, mas o meu avô tem um quintal bem grande por sua conta e adora ter as suas novidades na terra!
    Beijinhos, I'm Patrícia Silva!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Vanessa!
    Os meus pais também sempre preservaram a sua horta biológica e, acho magnifico, além de não ter espaço em minha casa nem tempo para cuidar dela!
    Que bom que a quarentena tenha sido "a desculpa perfeita" para cuidarem do vosso espaço :) Beijinhos


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir