6.9.18

Ficar em casa sem estar de férias - A Varicela


A minha colega Susana tinha acabado de entrar de férias por 15 dias quando vi duas borbulhas diferentes na barriga da Constança. Assim que cheguei à escola tive a confirmação das minhas dúvidas. A Constança estava com varicela. Fui de imediato à médica, e apesar desta me ter dito que seria uma versão fraquinha da dita, a verdade é que não foi. Foram 15 dias em casa, com muitas borbulhas e comichão, mal estar, falta de apetite mas sem febre. O Afonso feliz por não estar na escola, e eu em stress com a quantidade de trabalho que tinha a acumular. No entanto decidi aproveitar ao máximo estes dias em casa, apanhámos ameixas, fiz bolos, pintaram desenhos, lemos livros, fizemos puzzles e eles brincaram 10 mil vezes ás escondidas dentro de casa. Só saímos para ir ao jardim apanhar fruta nas horas de menor calor. Ao fim de uma semana sentia-me a endoidecer em casa. Já tinha visto todos os episódios do Ruca, montado os mesmos Legos vezes sem conta. A minha mãe trouxe uma tenda para montarem na sala, convenci o Carlos a comprar a cozinha Ikea e a montá-la para ela brincar. Não podendo sair até trouxemos Sushi para o jantar para variarmos um bocadinho.

Quanto à dita começou ligeira e foi aumentando, cara, coro cabeludo, mãos, pés, barriga, costas e todo o lado. Aliviaram o creme que comprei na farmácia e os banhos de maisena. O Carlos andou a investigar e parece que o amido é um excelente regenerador e calmante da pele e o próprio potássio presente em quantidades mínimas na Maizena é um bom cicatrizante e pode ser esta a explicação para o alívio dos sintomas. No entanto não encontrei estudos conclusivos. A Constança durante o dia portou-se à altura coçava-se apenas a dormir. É um verdadeiro desafio, mantê-los entretidos, até porque a uma dada altura sentem um mal-estar enorme. Quando as borbulhas foram para os olhos, nem os conseguia abrir bem.

Ao terminarem as duas semanas já era difícil aguentá-la a ela e a nós em casa. Pedimos à mana mais velha uma noite de folga e saímos para um  jantar e cinema. Soube pela vida. Não tínhamos um programa a dois há muito tempo e faz mesmo falta. Fomos jantar à Capricciosa na praia de Carcavelos e ver um filme ao Carcavelinhos. No dia seguinte fui jantar com a Andreia e a Camila a um brasileiro que adoro em Paço de Arcos.

Na Segunda regressou à escolinha cheia de vontade, mas quando viu que as educadoras e a maioria dos colegas estavam de férias já nem queria ficar. Por ela era mais duas semanas de mimos da mãe :)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário