22.11.17

Outono - Verão



Acho que a vida tem decorrido a um ritmo completamente doido. As estações misturam-se e dou por mim a pensar como é possível estarmos no Outono novamente. Um Outono com sabor a Verão, porém Outono. Aproveitámos o jardim mais tempo, fizemos almoços bons e demorados com os amigos. Caprichei. Fiz um pernil de peru no forno que esteve as banhos em laranja de véspera. Depois levou uma crosta de mel e no fim flambeámos rosmaninho em grogue para aromatizar. Num outro fim-de-semana fizemos o bacalhau com maionese e tomate da minha mãe e uma entrada muito boa de folhados de pêra com queijo de cabra, mel e nozes. 

Sabe bem viver o jardim mas já me apetece mantas, filmes e chá, talvez por anoitecer mais cedo. Organizar os roupeiros deles foi um desafio. Ver o que serve e se aproveita e o que não serve e se gaurda, se dá ou se vende. Tenho levado muitas coisas em excelente estado para a Kid-to-kid. Por falta de tempo tenho optado por fazer compras online de algumas coisas em falta. Para ela dormir encomendei uma musselina linda com passarinhos da Aden e Anais e umas carneiras com rendinha muito giras e em conta da Doce Amor'a. A Constança anda tão vaidosa com estas coisas. A juntar à gabardine que nunca lhe conseguimos tirar depois de chegar à escola, somam-se os bonecos, fraldinha e sapatos. Não deixa nenhum colega mexer nos seus sapatos depois da sesta e desfila e tudo, à sua maneira, levantando os pés no ar. É uma vaidosa!

Pelo correio também chegaram finalmente uns tecidos africanos que também ganhei num passatempo do Instagram da mamaenaafrica e que deram literalmente a volta ao mundo. Passaram uma temporada na alfandega do Brasil e outra na de Portugal. Estou muito contente com eles e tenho imensas ideias para concretizar. Tenciono fazer umas almofadas para o jardim e com os restos uns lenços para o cabelo e para as cestas da praia. Vou estrear-me na máquina da melhor maneira. 

Apetece-me estar mais em casa, tratar mais deste espaço que é nosso. Ganhei umas almofadas inspiradas no famoso pintor Pierro Fornasetti num passatempo no Instagram da decoradora Sofia Costa. Era para as colocar no quarto novo do anexo, mas os miúdos adoraram-nas na nossa cama e por lá ficaram. Entretanto também arrumámos melhor a arrecadação. Vendemos um carrinho dela no Market Place e temos mais umas quantas coisas para fotografar e despachar. Nas arrumações descobri uma tenda com que o Afonso brincou em miúdo. Montámos na sala e ela andava doida com ela. Era mesmo isto que faltava, uma tenda no meio da sala. Não descansou enquanto não nos enfiou todos lá dentro, mãe, pai, irmão e irmãs. 

A Constança fez 18 meses e foi à consulta de revisão. Continua a crescer ao seu ritmo, a aumentar pouco de peso. Continua a ser acompanhada na Estefânia. Chegou a custo aos 9 kgs. Mas come bem é mesmo dela. E está uma espertalhona. Fala imenso, canta, dança, come sozinha com a colher. Está uma graça. 

Este ano não tenho o jardim cheio de flores como é costume nesta altura do ano por isso volta e meia compro flores para o Carlos me oferecer. Ele diz para eu escolher bem. A Constança andou encantada com uns Crisântemos, dizia que eram bolas. Os bolbos não rebentaram e os jarros nem vê-los porque não chove. Em compensação as ameixeiras estão em flor como se fosse Primavera e as abelhas andam de volta das flores. Será que vou ter ameixas no Natal? As laranjeiras também estão carregadas e as laranjas este ano parecem-me mais doces.

Entretanto no dia dos incêndios plantámos mais um limoeiro. A minha árvore favorita e não consigo que vingue. A ver se é desta!

Para aproveitar a fruta e me lembrar que é Outono, tenho feito crumble de maçã e de pêra. Adoro o cheiro a canela e fruta e que sai do forno.

De qualquer forma é bom aproveitar os últimos raios de sol e passear com eles. No outro dia levei o Afonso ao Planetário, fomos com uns amigos e ele adorou. Eu já não ia desde miúda e fiquei surpreendida com a quantidade de sessões diferentes que há. Temos um cartão «Circuitos Ciência Viva» que nos vai permitir visitar este e outros locais gratuitamente durante um ano e há que aproveitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário