22.6.17

Nos últimos tempos


Não sei se estas fotos estão pela ordem cronológica certa, mas também pouco importa. Estive tanto tempo sem actualizar o blog e tanto aconteceu que não sobrou tempo para parar, organizar a vida, a casa e as fotos e muito menos escrever. 

A Constança começou finalmente a recuperar o peso, começou a falar mais, manda beijinhos como um peixinho, diz adeus e começou também a andar sozinha aos 13 meses. Já lava os seus 5 dentes, já dança, vibra imenso com os irmãos, tira os óculos ao Afonso e dá-lhe beijos e abraços que nos derretem tanto e até já disse Marta. São tantas aquisições seguidas, de dia para dia se nota a diferença. Comunica imenso, aponta para o quer, faz birra quando não lhe dão. Diz mamã e papá tanta vez, aponta para as fotografias. Bebe imensa água pela palhinha e continua a mamar tanto!

O Afonso fez graduação, passou meio cinto e despediu-se do karaté. Estava triste por não ter passado o cinto inteiro. Desta vez praticou muito e talvez por isso tenha custado mais. A logística de treinos falha nos "dias do pai". Dou por mim a treinar com ele, a saber a kata de cor. Gostava que retivesse que o esforço compensa sempre e que tudo é aprendizagem. Levei-o nesse dia a beber o primeiro Starbucks (de descafeínado) para o animar. Para o ano vem uma nova aventura, o futebol, e esperemos que menos confusão na ida aos treinos. Fez imensos testes, de avaliação e de preparação para os testes de aferição. Ele no 2º ano e a Mafalda no 5º. Acho um disparate tão grande estes exames. Como é que crianças de 7 anos, que ainda o ano passado aprenderam a ler e a escrever são submetidas a quase duas horas de teste, ainda que com um intervalo? Faz algum sentido, isto? Notei claramente nos testes do Afonso que vi que às últimas perguntas respondeu um pouco a despachar. Não se pode pedir nesta idade uma capacidade de concentração tamanha. É antinatural. Enfim. 

Os ciúmes dele continuam mas contrabalançados com um enorme amor pela irmã. Só quer agarrá-la e dar-lhe beijos mas às vezes também lhe tira os brinquedos como se fosse ele o bebé. Lembrei-me de um livro que li na escola «Rosa minha irmã Rosa» da Alice Vieira que fala sobre isto de gerir os sentimentos com a chegada de um irmão mais novo e comecei a ler-lhe. Foi engraçado ver as suas reacções ao longo da história. Identificou-se imensas vezes com a Mariana. 

O dia da criança veio e tive de fazer T-shirts para escola a dobrar. A Constança ganhou um telefone da Chicco que faz muito barulho e tem luzes mas continua a preferir mexer no nosso. O Afonso escolheu uma Pop Figure do Monstro das Bolachas de presente. No E-bay são muito mais baratas que na FNAC e propus-lhe que encomendássemos lá ainda que não chegassem a tempo, e dar-lhe a diferença de preço para o mealheiro. Assim ganharia duas prendas em vez de uma e treinava uma outra coisa que acho que falta muito a esta nova geração que é «saber esperar». Querem tudo no imediato. Concordou e ficou todo contente quando o boneco chegou. Comecei a dar-lhe mesada também, recebe 1€ por semana, e estes extras incrementam imenso a poupança no mealheiro e ele fica todo contente. Nas festas de Tires quiseram andar no carrossel e também pedincharam um Fidget Spinner do Batman luminoso, porque «Oh mãe este é super raro!» e negociámos com senhor. O dinheiro que se poupou também teve como destino o mealheiro dos 3. 

O canal Panda deu finalmente os parabéns à Constança (não consegui para o dia de anos), mas nem por isso fez menos sucesso. Ela ficou tão contente que tivemos de ouvir a música vezes sem conta e até gravei no telemóvel para ouvir na rua. A Martinha e a avó Cila também fizeram anos no final do mês de Maio. Fizemos um Cheesecake de morangos para a Marta e cantámos os parabéns e claro que a Constança delirou. 

O tempo bom chegou e temos comido imenso no jardim, ao almoço e ao jantar. Os miúdos adoram, excepto a parte de pôr a mesa. Já só quero calções, roupa fresca e T-Shirts de folhos. Já abandonei os ténis pesados e as botas e já só calço sandálias e Paez e até já encomendei umas para o Afonso. Já tinha preparado um kit para a praia para a Contança mas ficámos super contentes com o prémio da Imaginarium que ganhámos no facebook, e que trazia tudo o que ainda fazia falta, incluindo um poncho em turco e uma lancheira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário