22.12.16

Alimentação saudável


Desde que fiquei grávida renovei o meu interesse por uma alimentação mais saudável. Depois de ser mãe, e também por continuar a amamentar, este interesse manteve-se. Lá em casa tenho procurado sensibilizar os miúdos para estas escolhas mais saudáveis mas sem impor muita coisa. Como a minha paixão por peixe é crescente tenho procurado alternativas ao salmão e a peixes de aquacultura e tenho optado sobretudo pro peixes de mar e por pesca de anzol. Eles notam e apreciam a diferença. Antigamente comiam pescada e torciam o nariz, agora comem pescada de anzol fresca e adoram- Também o meu almoço preferido passa por peixe grelhado com couscous biológico, abacate e vinagre de mel, que adoro. Eu e o Carlos também descobrimos recentemente as papas de aveia (versão Bimby) que adoramos. De resto tenho descoberto na blogosfera alguns produtos dos quais fiquei fã e que recomendo. Entre eles as manteigas de amendoim, amendoim e cacau, coco e amendoim e coco da Mit, que são uma perdição para mim. Os burgers vegetarianos da Veggie Nessie aromatizados com especiarias são qualquer coisa! As nossas hortaliças e fruta continuam a vir na sua grande maioria da Fruta Feia,que complemento com legumes biológicos de um supermercado que abriu mesmo ao pé de casa que é o Biofrade. Deixei mesmo de comprar alfaces sem serem biológicas e todos os legumes da sopa da Constança são biológicos também. Não é só a nossa saúde que ganha a longo prazo é também toda uma diferença de sabor e textura nestes produtos sem químicos. É claro que isto implica que volta e meia a alface venha cheia de pulgão, ou que a fruta não tenha o tamanho standard, mas em vez de uma cozo logo várias para a Constança. No outro dia descobri um mix de cenouras de várias cores no Continente, mas embora coloridas faltava-lhes sabor. Em casa substituímos a batata normal por doce, só a Mafalda continua a preferir a normal. Gosto de sentir esta consciência crescente e incentivar o crescimento de empresas que apostam em alimentos de qualidade e que são amigas do ambiente. Do celeiro trouxemos por exemplo uma papa da marca Holle para a Constança e um óleo de Colza para a sopa. Somos igualmente fãs dos croquetes biológicos de espinafres e queijo NatureFoods também do Celeiro. Gostava de ter tempo para fazer sempre as melhores escolhas, mas às vezes acabo por ceder e comprar um esparregado pré-feito congelado ou uns douradinhos que é só colocar no forno. Somos muitos e a logística dos dias nem sempre é fácil. O segredo com os miúdos é ter tudo pronto para não lhes dar trabalho, cenouras descascadas, várias frutas expostas num prato. Em frente ao escritório também abriu um café com produtos biológicos e vegetarianos, o B12. Adoro o sabor do descafeínado e o ambiente descontraído. Lá podemos deixar um café «suspenso» ou seja pago para quem não o puder pagar, ou então, podemos deixar um livro que já lemos e trazer outro da enorme estante como o «Anjos e Demónios» do Dan Brown. Eu e o Carlos queremos tirar um curso de cozinha vegetariana, ou um workshop, para ficarmos com umas luzes. O Carlos cortou o pão praticamente todo da alimentação e já emagreceu cerca de 7 kgs, está a seguir a dieta Paleo, diz ele. 

Neste novo ano que agora se aproxima espero que estas opções sejam sinónimo de muita saúde. E embora eu me esforce por cortar nos doces que entram lá em casa, volta e meia a avó Cila abre excepções (mais que as que eu gostaria) e traz bolachas de manteiga da Padaria Portuguesa para o neto. No dia em que eu deixei a Constança pela primeira vez na escola também tinha uma caixa de Ferrero Rocher lá em casa para me animar. Adoro receber e dar presentes presentes comestíveis nesta altura do ano. Chocolates, produtos Gourmet, compotas ou biscoitos caseiros, são prendas úteis e que todos gostam de receber. Sou grande fã do Lidl, volta e meia têm produtos bio para criança, como as bolachinhas Smallicious que descobrimos, mas também nos perdemos na gama Deluxe, e com os risottos por exemplo. Mas para que isto não represente necessariamente um descalabro na balança, é preciso bom senso e compensar os excessos com refeições mais comedidas. Uma das que mais me satisfaz é omelete de cogumelos ou camarões em óleo de coco. A minha mãe descobriu um pão de beterraba que eu adoro mas que infelizmente é difícil de encontrar. Uma colega trouxe-me também uns cogumelos Shiitake com molho de framboesa da Lardosa que são a combinação improvável mais feliz do Universo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário