15.9.15

Regresso às aulas - os 6 anos

 
2015 Seis anos - 2014 Cinco anos - 2013 Quatro anos - 2012 Três anos

O regresso às aulas foi especial este ano. A primeira classe implica uma lista de material e preparação completamente diferentes. A partir de agora vai ser sempre assim. Comprar, etiquetar tudo, preencher papelada, forrar livros e levar tudo para a escola foi o nosso part-time das últimas semanas. Andavas todo contente porque já podias ir para o lado do recreio dos crescidos e já podias comer o lanche do meio da manhã, só coisas boas portanto, a tal promoção social que avó Jesus falava. Mas agora vem a parte chata, como diz o aranha «with great power comes great responsibility», mais poder acarreta mais responsabilidades e hoje vais conhecê-las. Acordámos realmente cedo, para ter tempo para fazer tudo, e quando estávamos a sair de casa perguntaste-me «Eu ainda vou brincar um bocadinho antes da aula?» e eu olhei para ti e senti tudo aquilo que não me permiti sentir por estes dias «Tu ainda és o meu bebé e vais para a escola dos crescidos, e bolas tens de parar de brincar tanto, ficar fechado numa sala muitas horas, estudar muito e comportar-te.» como é que eu digo isto de forma simpática? «Não amor. Agora vais para a aula primeiro e depois brincas no intervalo.».
 
Acabei de te deixar na escola, de te ajudar a escolher a secretária, de te tirar milhentas fotos ao lado dos teus colegas. Já começas a sentir vergonhas destas coisas, mas ainda me vais deixando. Viste muitos pais a fazer as mesmas figuras. É difícil dizer porque é que estou a choramingar, não choraminguei à tua frente. É que eu estou realmente feliz de estares a ficar crescido, estou feliz de estares agora a começar esta nova fase e estou feliz por estares feliz, mas há uma parte de mim que não acha justo que comeces a sentir já estas obrigações. Vais ter notas!!! Já ouvi falar de sucesso escolar. Sucesso escolar. Tens 6 anos e já precisas de ter sucesso e um que não depende da minha asa.
 
Pelo caminho tentei lembrar-me do meu primeiro dia de aulas. Li imensas coisas sobre o assunto nos últimos tempos e uma delas era essa de partilharmos esta alegria com vocês. Mas por mais voltas que dê não me recordo do meu primeiro dia de escola. Aliás, fiquei na mesma escola como tu só mudei de edifício, do Pinheirinho dos pequeninos para o dos crescidos. Não me recordo do primeiro dia de aulas mas recordo-me da minha professora e de haver duas turmas de 6 anos, fomos divididos por sermos muitos. A minha professora era a mais meiguinha, a Rosário. Lembro-me de sentir falta dos brinquedos dentro da sala, eu também adorava brincar e não me lembro de muito mais.
 
Seja como for vai ser bom. Hoje foi o primeiro dia desta nova etapa e eu vou estar contigo e ajudar-te a caminhar como na fotografia de mãos dadas meu amor.

2 comentários: