24.10.14

Fim-de-semana


 
Fim-de-semana de repouso, ou nem por isso. Almoçar na Sexta sushi com um amigo que não via há muito, e jantar à noite sushi com a minha amiga do coração, e matar saudades destas nossas noites. As pinturas continuam, mas já falta menos. A sala a ficar mesmo gira com duas paredes verde-cinza, as primeiras com cor nesta casa, à excepção do papel de parede. Cada vez que se pinta uma divisão faz-se uma limpeza profunda, afastam-se móveis encontram-se coisas perdidas.

Entretanto a minha segunda aula de Mandarim, e eu a adorar este novo desafio. Estudar Hanyu em casa, depois das aulas, dá-me um prazer imenso. O ritual de desenhar os caracteres, o esforçar-me por abraçar outro conceito de linguagem completamente diferente. Fazer os trabalhos de casa e criar o meu nome chinês Mǔ shī mǔqīn, 狮母亲 que significa mãe leoa. A tradução literal Fán nī shā 凡妮莎 também tem uma sonoridade engraçada mas é mais giro aceitar o desafio de arranjar um nome com significado.

Para fugir do caos das pinturas no Sábado ir jantar ao Kais na Restaurant Week. Adorar o espaço, a simpatia dos empregados, sobretudo do empregado que serve vinhos, extremamente atento e conhecedor, e a comida. Uma noite quente e as janelas abertas de par em par ao pé do rio num edifício fabril recuperado de pé muito alto e ventoinhas ligadas no tecto. Muito espaço, muita gente, mas um serviço rápido e fluido, sem grande espera. À entrada uma imponente cascata a definir o ambiente majestoso porém tranquilo, com o murmurinho relaxante que nos acompanha ao longo do jantar. Encantada com um Risotto com tamboril no forno, vinagrete de toranja e lima, e o Carlos com um naco de vazia em rosbife ligeiramente fumado, batata-doce assada e esparregado. Adorei e gostaria muito de voltar.

Aproveitar para ir às compras com mais calma, e adorar as promoções do Lidl este fim-de-semana. Trazer imensos pacotes de bolachas dos dinossauros que os miúdos adoram e nós também e aproveitar a promoção do folheto de bebés e acumular com vales que tínhamos e não gastar um cêntimo. Perder a cabeça com os vinhos franceses da semana anterior também em promoção e trazer como bónus uma caixa tão gira já em uso na cozinha. Aproveitar o Domingo sem miúdos para fazer sopa e a granôla para a semana.

Terminar o fim-de-semana a organizar umas coisas para levar para a escola do Afonso que trouxemos do Greenfest, um livro do Ruca sobre a poupança da água e um quantos-queres com dicas sobre reciclagem. O tema anual é este, e se já reciclámos uma árvore logono início do ano lectivo, agora o desafio vai ser outro. O nosso grupo, de pais, tem de ir um dia à escola fazer construções com garrafas. O Afonso fez-me um porta-chaves tão fofo na escola, com uma foto dele e as datas das reuniões na escola em que aproveitaram rolos de fotografias antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário