14.11.13

Estrelinha



Este fim-de-semana éramos seis. É que com as meninas veio a Estrelinha, a mascote da turma da Mafaldita, uma lontra de peluche que viaja todos os fins-de-semana para uma casa nova. Devíamos tirar fotografias e registar num diário que a acompanha as nossas actividades ao longo deste dias. A Estrelinha andou de skate, comeu à mesa, dormiu a sesta, ajudou-nos a fazer um bolo e foi inclusivamente connosco à Kidzania.
Esta responsabilização, o saber tomar conta, o saber assumir responsabilidades «cuidando» é fundamental ao crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos. Com a nossa forma, muitas vezes inconsciente, de os educarmos, esquecemo-nos de lhes dar responsabilidades de forma a irem evoluindo e errando por si próprios. E não nos apercebemos muitas vezes, que eles adoram ter uma tarefa, uma responsabilidade.
Esta semana comecei a pedir ajuda ao Afonso para pôr a mesa. Ele lá foi colocando os copos de plástico, os guardanapos, o sumo, coisas simples mas necessárias, e adorou participar por se sentir parte integrante do «mundo» dos crescidos.

2 comentários:

  1. já tinha ouvido falar de outras escolas onde incutem esta responsabilização. os miúdos adoram sentir-se crescidos e é uma boa forma de os fazer crescer de facto. um bocadinho todos os dias. :)

    ResponderExcluir