24.10.13

Workshop de sushi



No Domingo, no regresso, fomos a um worshop de sushi do Orienta-te no Petis.co, bem perto de casa e com vista para o mar. O voucher deu-nos acesso a um final de tarde bem divertida e a um jantar preparado por nós com a orientação do chef António Muniz, que, para além de ser um excelente profissional, é uma simpatia. Confesso que fui para lá cheia de receio, mas o workshop superou as minhas expectativas, e varreu os meus receios de me aventurar sozinha. Começámos por aprender a seleccionar e cortar o salmão, e a fazer e temperar o arroz tipo japonês, enquanto apreciávamos um fantástico chá de gengibre. Depois aprendemos a fazer Hosomaki fino enrolado que é aquela peça tradicional enrolada com a alga por fora, Nigiri abraçar com a mão, peça que tem arroz em baixo e uma fatia de peixe por cima, Temaki mão enrolado que é um cone de alga com arroz e peixe no interior e Uramaki fora enrolado, para mim o mais difícil de fazer, e que consiste num enrolado com arroz no exterior. Durante a tarde pudemos ainda observar o processo de lavar o arroz, fizemos um brinde típico servido pela esquerda, e terminámos com a eleição do melhor prato.

No final de uma semana com inúmeras refeições peixe e de sushi, e um fim-de-semana em Sesimbra, já só sonhávamos com um belo bife. 

próxima refeição japonesa para os miúdos será provavelmente feita em casa, e mesmo não tendo um cunho profissional será certamente deliciosa.

2 comentários:

  1. então somos praticamente vizinhas. :)
    ando cheia de vontade de fazer coisas novas e diferentes, um workshop de sushi parece-me ótima ideia. até porque sushi é mesmo um bom vício.

    ResponderExcluir
  2. :) Também moras nesta zona?

    Adorei o workshop e achei muito mais simples de realizar do que imaginava.

    ResponderExcluir