8.10.13

Era uma vez


Ontem foi a reunião de pais e foi bom estarmos juntos neste início de ano para sabermos deles. Cresceram tanto, todos. É giro rever a cara dos pais, já nos vamos conhecendo de outras reuniões, encontros e festas de anos. A Dina faz sempre umas actividades para nos «deixar» (ou não) à vontade, e lá vamos criando aquela cumplicidade típica de pais aflitos. Ontem foi contar uma história com um fósforo a arder na mão, a ideia era sermos rápidos, porque os miúdos perdem a concentração facilmente. Este jogo insere-se no tema da turma deste ano, que é o «Era uma Vez». Aos pais vai ser pedido que representem na turma um dia, e que venham noutro falar da sua profissão. O projecto, diz a Dina, é fazê-los sonhar, ouvir histórias, representar teatros, valorizar os livros. Vamos fazer uma biblioteca, e vamos levá-los à biblioteca.

Lá em casa já fazemos isso, já lemos muitas histórias, sobretudo antes de dormir. Ultimamente andamos a ler histórias dos grandes compositores, uma colecção de livros que a avó Cila em tempos fez do Expresso. Do compositor que descobrimos à noite ouvimos o CD no carro na manhã seguinte a caminho da escola. O que o Afonso mais gostou até agora foi Verdi. No dia da música a Dina levou estes mesmos livros para a aula, e pintou claves de sol e pautas na cara deles. 


Como é que acaba esta história? Acaba assim: Era uma vez uma escola gira, cheia de miúdos engraçados, com uma professora criativa e uns pais cheios de boa vontade, e juntos viveram um ano lectivo cheio de magia. Vitória, vitória...

2 comentários:

  1. Vanessa que boa surpresa este seu blog, parabéns! É muito bom ver pais inovadores e interessados em saber mais e fazer mais com os seus filhotes! Vou seguir com assiduidade o seu blog! Da minha parte só posso agradecer as suas palavras! Vai ser um ano cheio de aventuras tenho a certeza! Um grande beijinho Dina

    ResponderExcluir
  2. Bem-vinda ao Limão Dina! Este blog nasceu antes do Afonso, já tem cinco anos e tem servido para partilhar muitas ideias e experiências. Tenho a certeza que vai ser um ano importante e cheio de aventuras ;)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir