4.1.12

O enxoval

Fazer o enxoval não é coisa do passado, é um costume antigo que devemos recuperar porque cumpre simultaneamente dois propósitos, o simbólico, da projecção que antecede a concretização pessoal de determinado objectivo ou meta, e o financeiro, uma vez que permite uma melhor gestão das despesas. O enxoval permite a diluição de uma determinada despesa «mais pesada» no tempo, permitindo-nos viver sem sobressaltos nas alturas mais críticas.

Durante a minha gravidez fiz um enxoval para o Afonso absolutamente gratuito e apenas nos últimos meses investi no que me faltava. Fi-lo por receio, pois já tinha sofrido uma perda gestacional e desta forma adiei as compras o mais que pude. No entanto fui fazendo um enxoval com base em passatempos, amostras e roupinhas herdadas pela família, que ia lavando e guardando com carinho, cumprindo o ritual apaixonado comum a todas as mães, nos meses que antecedem a chegada de um filho. Ao fim de poucos meses, tinha caixotes cheios, de fraldas, pomadas, brinquedos, discos de amamentação, biberões, chuchas, a estrear e sem gastar um único tostão. O único dinheiro que ia gastando era em revistas para me entreter a ler e para concorrer aos passatempos. E li muito e concorri mais ainda.

Já depois do Afonsinho nascer iniciei um enxoval escolar, feito à base de prémios de passatempos, ofertas e amostras, que tem vindo a crescer e que não tardará a ser estreado.

Por isso aqui fica um conselho para estes tempos de crise faça um enxoval!

5 comentários:

Sónia disse...

Tu és mesmo maquina nestas coisas!!!

Ana P. disse...

Espero conseguir fazer o mesmo! Já tenho duas coisinhas a custo 0!
Beijinhos

Vanessa Casais disse...

Nesta altura estava de baixa Sónia, tinha mais tempo ;) e era uma forma de manter a cabeça ocupada ;).

Boa Ana P., quando chegar a altura ele já vai ter um enxoval completo à sua espera ;).

Goreti disse...

Já agora, como conseguiste estes produtos todos :)

Vanessa Casais disse...

Goreti consegui os produtos em diversos passatempos, alguns em revistas, outros na Net há 3 anos atrás. Podia postar muitas mais fotografias, o enxoval era imenso, mas nessa altura eu estava de baixa em casa e era uma forma de manter a cabeça ocupada também.

Postar um comentário