13.12.11

P de Poupança, P de Panda


O «P» de Panda é igual a «P» de poupança, pelo menos aos balcões do Montepio. 

Esta campanha tem-me feito pensar. É que se por um lado acho piada ao Panda ensinar os mais novos a poupar por ser uma referência para os mais pequenos, não sei se acho assim tanta graça ao facto de se associar a um Banco em particular. Afinal de contas, os miúdos adoram o Panda, mas ele pode estar, neste caso, a aconselhá-las mal. Não gosto de pensar no Panda como um mau consultor financeiro, nem numa «entidade» pouco isenta, que se rende à publicidade. Não gosto, porque as crianças ainda não sabem distinguir os benefícios dos investimentos e podem ser induzidas pela personagem. É claro que em última instância são os educadores que decidem, e quanto a isso, nada me apraz dizer. 

O Montepio tem diversos produtos dirigidos aos mais novos, mas dois especificamente desenhados para escalões etários inferiores e que utilizam o simpático personagem, o Mini Super Poupança (dos 0 aos 6 anos) e o  Fun Poupança (dos 7 aos 12) ambas com uma taxa de juro bruta entre os 1,250% (semestral) e os 1,5% (um ano e um dia).  

. O banco ainda oferece o produto Super Poupança Bué com uma taxa de juro um pouco mais simpática. De qualquer forma, e embora este artigo da Proteste seja de Maio, e possam entretanto ter ocorrido algumas alterações, podemos servir-nos dele para ter uma referência mais generalista do mercado.


Fonte e Quadro Proteste

Se pensarmos que a maior parte dos bancos têm outras soluções de investimento, nomeadamente Depósitos Net com taxas mais vantajosas, e que seria necessária uma TANB (taxa taxa anual nominal bruta) na ordem dos 4,2% para ter um ganho superior ao da inflação, valerá a pena optar por este investimento? 

Extra: Sabia que está a decorrer um passatempo no Estrelas e Ouriços, do Montepio? Se quiser ganhar um dos seis bilhetes duplos para a peça «O Mundo de Jack» em exibição na Casa do Artista, em Lisboa, participe. Poderá ter ainda a sorte de ganhar um dos mealheiros Montepio.

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