20.9.11

Linogravura Tutorial


No Domingo, o Afonso, a Mariana e o Tiago, e muitos outros meninos que estavam na Casa das Histórias, fizeram Linogravuras com a ajuda dos respectivos pais. Aqui fica um Tutorial, que espero que vos inspire. 

Começámos por desenhar as mãos dos pequeninos em cima de uma prancha de linóleo, que serviu de matriz. Só mais tarde percebemos, que deveríamos ter invertido as letras do nome como num espelho, porque esta técnica de impressão funciona em negativo.  

Em seguida, escavámos a prancha por cima do desenho, com um utensílio chamado goiva, que exige bastante cuidado, porque corta e pode aleijar. No final ficou um efeito de relevo, com canais brancos na zona do desenho. Como o linóleo é maleável torna-se mais fácil trabalhá-lo nas linhas finas e curvas, do que outros materiais.

Depois disso passámos um rolo com cor por cima da prancha. O desenho demarcado com a goiva permaneceu branco, sem tinta. É desta forma que funciona a estampa, tal e qual um carimbo.

Entretanto molhámos a folha onde íamos imprimir, que é um pouco mais grossa que o papel cavalinho para absorver a água, e retirámos o excesso da água com um pano. Este procedimento é importante para o papel não quebrar no torno.

Por fim, colocámos o papel em cima da nossa prancha, tapando-o bem, e rodámos a manivela do torno, que é uma máquina que faz lembrar as antigas tipografias. Do outro lado saiu a nossa prova com a impressão. Podemos em seguida lavar a prancha de linóleo e repetir o processo com outras cores, e com outras quantidades de tinta, fazendo efeitos. A imaginação é o limite.

Estendemos como roupa, ao vento e ao sol, e trouxemos para casa. Vejam só como ficaram bonitos ;).

2 comentários:

  1. Adorei!! faço linogravura com os meus meninos e da coisas fantasticas. Vou COPIAR ideia dos cordeis...adorei!!!

    Um beijinho para ti e muito obrigado

    Graça

    ResponderExcluir
  2. Fico contente de espalhar boas ideias, mesmo não sendo minhas ;). Beijinhos Graça!

    ResponderExcluir