14.7.11

Histórias


O Afonso adora ouvir histórias e adora ver as imagens dos livros. Eu faço vozes e sopro, sopro como o lobo e canto como os três porquinhos - Quem tem medo do lobo mau? Lobo mau? Lobo mau? - e ele imita-me e quer ouvir a história vezes sem conta. As histórias que a minha avó me contava eram sempre sobre uma menina chamada Vanessa e eu sabia sempre como acabavam. 

Ainda hoje gosto muito de histórias e de livros infantis e espero que o Afonso cresça com essa paixão.

Uma ex-colega de faculdade, Eunice Guerreiro, iniciou um projecto muito giro de histórias feitas à medida. Histórias que ajudam a deixar a chucha, a não ter medo do escuro, a aprender mais sobre a nossa História. Em «Era uma vez a história que sonhou» a personagem tem o nome da criança, a mãe é a mãe e o pai é o pai. Mas se por um lado existe esta proximidade favorável à aprendizagem, por outro existe um afastamento em relação aos veículos tradicionais de aprendizagem da criança, ou seja - não é a mãe que está a dizer isto, é o livro - reforçando assim positivamente o que os pais também ensinaram.

Lembre-se, quando sentir dificuldade em relação a qualquer assunto, procure um livro que o ajude a si e à criança, a ultrapassar o obstáculo. Há imensas maneiras de se fazer pão, e cada um tem o seu preferido ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário