1.6.11

Dia da Criança

Muito embora em Portugal o dia da criança seja comemorado a 1 Junho, ele é reconhecido oficialmente pela ONU a 20 de Novembro. Depois de no pós 2ª Guerra Mundial, se ter instalado uma grave crise económica, muitas crianças deixaram de estudar, sendo forçadas a trabalhar para ajudar no sustento do lar. Muitas outras, ficaram órfãs e passaram privações. Em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas) tentou modificar as coisas e criou a UNICEF, que desde então desenvolve esforços no sentido de promover o direito à educação, saúde e alimentação a milhares de crianças em todo o mundo. Porém só uns anos mais tarde a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propõe à ONU a criação de um dia da criança. É assim que em 1 de Junho de 1950 se comemora pela primeira vez este dia. 

As empresas de brinquedos viram mais tarde nesta data uma excelente oportunidade de negócio e começaram a lançar campanhas especificas do dia da criança. Passa então a ser tradição oferecer-se brinquedos às crianças neste dia. 

O Afonso ganhou uma mota a motor e ficou com medo dela. A mamã compreende «Sonso» ela faz barulho e dá ares de estar possuída, mas assim que perderes o medo vais adorar. Já o Panda não oferece resistência e é sempre a escolha acertada. Este canta e dança e abana o rabinho que é uma ternura. O Afonso aperta-lhe a mão e dança com ele. A música é pena ser tão curtinha, porque está sempre em «Repeat».

2 comentários:

  1. Vais ver que com o tempo ele deixa de ter medo dela, depois não vai querer outra coisa :)

    ResponderExcluir
  2. Também me parece Sónia ;)

    ResponderExcluir