17.8.10

Casa das Histórias

O meu primeiro dia de férias foi excelente. A ama do Afonso foi de férias, a D. Lina, que também merece, e por isso o dia foi passado a três. Fomos fazer imensas coisas entre elas, visitar a “Casa das Histórias” da Paula Rego em Cascais http://www.casadashistoriaspaularego.com/index_pt.html#/home/. A todos os interessados, a exposição é gratuita e vale a pena a visita. O jardim é muito giro e a esplanada convidativa. Eu bem sei que a pintora é polémica, mas para mim é das melhores pintoras do mundo da actualidade e eu sinto um imenso orgulho dela ser portuguesa. Os quadros dela não me desassossegam como à maioria das pessoas. Quer dizer alguns sim. Mas na grande maioria não. Para mim são excelentes, quer seja litografia, óleo, pastel, quadro final ou ensaio. Fico radiante e não ando ali na galeria a tentar interpretar e a pensar que raio terá passado pela cabeça do autor. Não. Eu gosto tanto de vê-los que é uma coisa natural e o tempo passa a correr. Os quadros dela aos meus olhos são infantis, são fabulosos, parecem sonhos interpretados, histórias contadas. A exposição é fantástica, apesar de me parecer curta, apetece mais. Tenho a certeza que vou lá voltar muitas vezes. A próxima vai ser já no final deste mês, para uma visita interpretada sobre as estrelas, com jantar e concerto. A loja do museu está em saldos, e o Afonso lá ganhou uma t-shirt dos três porquinhos. Adorou os quadros, apontava para os bonecos, ria-se e batia palminhas. Claro que para ele, ao contrário do que para a mamã, a exposição é longa, e ao fim de duas salas começou a dispersar. Um dia a recordar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário