10.2.22

Janeiro


Em Janeiro

Comecei o mês em teletrabalho com eles em casa. A Constança foi tomar a primeira dose da vacina e recebeu um jogo das Câmara de Cascais para plantar, feijão verde, salsa e rabanetes. Os rabanetes pegaram. Fomos à antestreia de «Cães do Ártico" no Cinema da Villa em Cascais. No jardim despontaram as flores de Inverno e as laranjeiras carregadas deram origem a muitas receitas. Comprei Panetone da Loison, fiz tarte de maçã e granola caseira. O Afonso experimentou lentes de contacto pela primeira vez. Andamos em teste.

Mandei fazer capas para almofadas e remendar o saco do guarda-sol à costureira, porque já ando a sonhar com a praia. Mandei alargar ténis novos dele ao sapateiro. Comprei coisas nos saldos para eles e algumas para o jardim. Também comprei guardanapos de papel, apesar de preferir usar os de tecido no dia-a-dia, utilizo os de papel nas festas e nos piqueniques. 

A família próxima e os amigos apanharam Covid e sentimos o círculo a apertar. Primeiro testei eu positivo (segunda vez que tenho e com a vacina), fiquei isolada no quarto quase uma semana. Li três livros. O Carlos apanhou depois de mim e no final foi a Constança. O Afonso não apanhou. Desta vez tive mais sintomas. Febre, dores no corpo, dores fortíssimas de cabeça. Assim que acalmaram li de assentada três livros «A Casa à Beira da Noite» de Catherine Banner; «A fábrica de bonecas» de Elizabeth Macneal e «O Caçador de Elefantes Invisíveis» de Mia Couto. Adorei este último.

Quando ficámos bons retomei a passadeira. Sentia mais cansaço nos primeiros dias. Agora sinto-me bem. Fui jantar a um restaurante mexicano com uma amiga para comemorar. Foi tão bom!

Por fim deixo-vos duas recentes descobertas. O vinho branco «Descobre» Douro DOC de 2019 com as castas Moscatel Galego Branco, Rabigato e Viosinho. Excelente relação preço/qualidade. Está à venda no Lidl. É um vinho com maturidade, que combina o doce do Moscatel com a acidez da casta duriense rabigato e a estrutura e o corpo do Viosinho. Ficamos a saber pouco do vinho pela embalagem, para além do grau que é 12,5% alc. O belíssimo rótulo amarelo torrado é dedicado ao Perdigueiro Português, parecendo sugerir uma boa harmonização com pratos de caça. 

Depois, Valter Hugo Mãe. Obrigada Beladina e Carlos por nos terem acicatado a curiosidade com "A Máquina de Fazer Espanhóis" no encontro de leitura. Esta edição especial ilustrada, foi a prenda das meninas para o pai neste natal. Em nossa casa, já mora também "O Filho de Mil Homens". Leituras prazerosas e obrigatórias para este ano.

Como correu o vosso Janeiro?

Já nos seguem aqui no Instagram?

8 comentários:

  1. Fotos de amor, deslumbrantes. E por aqui me fico
    .
    Saudações amigas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo carinho Rycardo.

      Boa semana,
      Vanessa Casais

      Excluir
  2. Bonitas fotografias dos seus filhos e de a ver também. Ficar com eles em casa, acaba por ser cansativo, não é? Janeiro tem sido este mês frio e seco, mas não está mau para mim.
    Tudo a correr pelo melhor.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acaba por ser cansativo. Obrigada.

      Beijinhos Graça,
      Vanessa Casais

      Excluir
  3. Adorei conhecer mais da sua programação.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos. Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Excelente relato do teu quotidiano e lindas fotografias da família que serão sempre uma bela recordação para mais tarde relembrar...
    Gostei de vos conhecer e desejo o melhor para todos.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Verdade, o blog acaba por ser um diário para mais tarde recordar.

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir