Nas Ruínas do Carmo, em Lisboa, podem descobrir as lendas da cidade das sete colinas, contadas por algumas das mais emblemáticas personagens da nossa História.
A acústica e magia do local transformam este espetáculo imersivo numa experiência única.
Estava uma noite quente e ficámos sentados na relva a ouvir e a aprender os segredos de Lisboa com Pessoa, Camões, Amália e Severa. Claro que ouvir fados de vozes ímpares neste sítio especial foi verdadeiramente extraordinário, mas conhecer alguns dos segredos e lendas mais bem guardados foi igualmente inolvidável.
Conhecem por exemplo a cadeira de mármore de São Gens? Localizada no Miradouro de Nossa Senhora do Monte e transladada para o interior da Capela, diz-se que favorece os partos das mulheres grávidas que lá se vão sentar. Recentemente, também os estudantes se sentam na esperança de terem boa sorte nos exames.
Fiquei igualmente surpreendida com a história do Serial killer da cidade de Lisboa. Provadas estão a morte e tortura da mulher de um médico e os seus dois filhos mas suspeita-se que terá morto mais de 70 pessoas. O seu local de eleição era o Aqueduto das Águas Livres em Lisboa. Costumava roubar os viajantes e atirá-los lá do alto. Diogo Alves foi preso e condenado ao enforcamento em Fevereiro de 1841, sendo o protagonista da última execução por pena de morte em Portugal. A sua cabeça encontra-se conservada em formol para estudo na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Maravilhosa é a história da barca e dos corvos que simbolizam a cidade de Lisboa. Diz-se que em 304, sob domínio romano, o Diácono Vicente terá morrido martirizado, sendo o seu corpo lançado às aves. Protegido por um anjo, os animais, incluindo os corvos, não terão atacado o corpo, que terá sido então atirado ao mar, dando à Costa em Valência e reconhecido por cristãos que começaram a venerá-lo em toda a Península Ibérica. Quando em 711 os muçulmanos invadiram a Península Ibérica, os guardiões do mártir terão transportado o corpo para um local seguro, o promontório dos Corvos (mais tarde Cabo de S. Vicente), o ponto mais ocidental do Algarve. Ali permaneceu até que em 1176, D. Afonso Henriques, depois de conquistar Lisboa, mandou buscar os restos mortais ao território Mouro. Fê-los transportar via marítima e diz-se que os corvos terão acompanhado todo o trajeto. Desde então que S. Vicente é o patrono da cidade.
Estas são algumas das muitas histórias que podem conhecer no Lisbon Legends. Este foi sem dúvida um dos espetáculos imersivos que mais gostei!
Já foram ver? O que acharam da sugestão? Já conheciam estas lendas?
Já foram ver? O que acharam da sugestão? Já conheciam estas lendas?
Obrigada @ocubo! Adorámos!
Conheço algumas lendas. Não vi o espetáculo. Considero as fotos muito bonitas repletas de agradáveis detalhes fotográficos.
ResponderExcluir.
Feliz fim-de-semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Deve ser um espanto. Tenho a certeza que são uns momentos bem passados.
ResponderExcluirBoa semana
Coisas de Feltro
Uau! Que show! Fiquei curioso em visitar!
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia