4.12.20

Fazedoras de Histórias



Chamam-se Fazedoras de Histórias e, só por isso, já apetece ler. Se ficaste curioso, pega numa manta neste dia frio, junta-lhe um chocolate bem quentinho e anda daí saber do que falo. 

Este é um projeto querido, de produção editorial de autor, que nasceu no ano de 2016, no distrito de Setúbal. Tudo começou com a edição do livro infantil «Grãozinho de areia» com as palavras de Joana Maurício e os desenhos de Cristina Arvana. Esta é a história de um grãozinho de areia e da sua viagem pelo fundo do mar em busca do seu lugar. Uma mensagem perdida numa garrafa acaba por ser a responsável pela amizade dos dois protagonistas. «Caiu de Mansinho» foi o título que se seguiu a este encontro feliz. Com uma tiragem mais pequena de 300 exemplares e impresso por risografia (um método mais tradicional), rapidamente esgotou. 

No ano passado foram desafiadas pela arquiteta Joana Barrelas a fazer a produção de «Uma Casa» e é assim que nasce o primeiro titulo enquanto produtoras independentes. Este livro fala-nos da importância de termos um sítio onde nos sentimos seguros. Fala também de mudança e é uma história muito atual neste contexto da pandemia em que aprendemos a valorizar ainda mais este nosso espaço. 

E foi assim de mansinho, grão a grão, que Joana e Cristina foram construindo esta «casa conjunta» de produção de histórias. Dinamizando atividades de leitura em contexto educativo e não só, vão levando a magia aos mais pequenos. 

Mas afinal de contas quem são as Fazedoras de histórias? 

A Joana Maurício é educadora de infância e mediadora de leitura. Apaixonada por literatura, teve sempre este gostinho pelas histórias no seu dia-a-dia. Enquanto docente, foi-se tornando dependente delas e do poder transformador das suas mensagens, sobretudo «do impacto que têm em quem as escuta com o coração (...). As histórias têm esse poder (...) de mudar as pessoas. De as fazer decidir que caminhos tomar e de clarificar ideias.». 

A Cristina Arvana é ilustradora, criativa e designer. Sempre cheia de ideias em ebulição, elegeu desde cedo a expressão visual como o seu meio de comunicação. Sendo que a arte foi uma escolha natural, a ilustração e o fascínio pelo universo gráfico foram conquistando espaço ao longo deste seu percurso. Nas suas palavras, «Passar para o papel as ideias que inundam a minha imaginação tornou-se, mais que um ofício, um gosto, uma paixão.»

No Instagram das Fazedoras aqui ou no facebook aquipodes encontrar à venda os livros «Grãozinho de areia» e «Uma Casa». Este último conta com uma versão em formato kit de Natal que, para além do livro, traz todos os materiais necessários para construíres a tua própria casa. 

Já nos seguem aqui no Instagram?

4 comentários:

  1. Oww adorei!!

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom conhecer e divulgar estes projetos!

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir
  2. Muito bom, e hoje mais do que nunca são bem precisas, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! É um livro muito actual para as crianças e por isso também uma excelente prenda!

      Beijinhos.
      Vanessa Casais

      Excluir