28.11.20

O mercado de Estremoz e a Folia de Howard

 


Quem nos segue sabe o quanto eu adoro velharias e antiguidades. Às vezes sinto que estou a visitar autênticos museus ao ar livre. Lembram-se dos telefones antigos? E de quando nos enganávamos a discar o último número? Aicanervos!

Neste caso, foi uma seguidora que se tornou amiga que recomendou esta escapadinha a Estremoz e a este mercado, que ocorre aos Sábados e nós adorámos. Ao lado deste mercado, tem o dos legumes, flores, enchidos e artesanato. Um dois em um portanto.

De lá trouxe uns pratos antigos de loiça de Sacavém. Uns que encaixam num serviço que temos, outros desirmanados, 7 ao todo por 5€. (Afonso já podes partir mais uns quantos a guardar a louça da máquina 🤣) e umas pantufas novas de pêlo de ovelha para a Constança.

Almoçámos num sítio muito especial e isto até merecia um novo post com o título * 𝙰 𝚏𝚘𝚕𝚒𝚊 𝚍𝚎 𝙷𝚘𝚠𝚊𝚛𝚍 * (vou acrescentar ao título).

Isto porque Howard’s Folly é muito mais do que um restaurante. É um espaço onde a arte enquanto projeto social, os vinhos (com a assinatura do enólogo David Baverstock da Herdade do Esporão) e a gastronomia, pela mão do chef Hugo Bernardo, se cruzam.

E tão bem que se cruzam, numa folia que não chega a ser loucura mas anda lá perto!

Das esculturas de porcos coloridos, ao vinho Sonhador com rótulos desenhados por crianças, aos fabulosos croquetes de alheira, arroz negro de lagostins e hambúrgueres de borrego, tudo se conjugou numa festa para os sentidos.

Ficámos numa esplanada só por nossa conta, com uma parede de erva por companhia. Fomos irrepreensivelmente atendidos e ficámos absolutamente rendidos a este espaço único imaginado e concretizado por Howard Bilton, o empresário britânico das finanças de Hong Kong que se apaixonou pelo nosso país e pelo que temos de melhor.

Se passarem por Estremoz, procurem por um edifício branco acastelado pertinho do Rossio, com as iniciais HF e entreguem-se sem reservas à folia.

Já nos seguem aqui no Instagram?

7 comentários:

  1. Conheço bem o mercado de Estremoz. Já lá fiz compras muito interessantes. Foi bom viajar consigo através das suas fotografias.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bonito sim Graça e nós não conhecíamos.

      Obrigada e boa semana para si.
      Vanessa Casais

      Excluir
  2. Nao s fotos me par ce muito bonito lindo post bjs feliz domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. Obrigada e boa semana Isa.

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir
  3. Adoro feiras de antiguidades... perco-me em lugares assim! Mais uma excelente sugestão!... Tal como a do original restaurante...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Pareço uma criança no Natal hehe O restaurante foi uma descoberta muito feliz também.

      Obrigada pela visita.

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir
  4. Ai, que bonito, não conhecida!
    r. Espero que já estejas recuperada, linda. Eu já estou... e já voltei à rotina. Foi só o susto!

    Beijinho

    ResponderExcluir