31.5.19

Férias na Madeira - O que comer, beber e comprar



A Madeira é mesmo um jardim, e é impossível visitar a Madeira e não ficar rendido às estrelícias, antúrios e próteas. Por isso, mais do comprar flores que podem não conseguir trazer juntamente coma  bagagem, o que recomendo é comprar bolbos e sementes das vossas flores preferidas e plantá-las em casa. Nada como trazer um pouco das férias connosco e tentar replicar o melhor que vimos em casa, até nos faz sentir as férias se prolongam um bocadinho por todo o ano.

A abundância e diversidade de fruta, com sabores ricos e exóticos, são igualmente características na ilha. Frutas como a manga, a papaia, o maracujá (de inúmeras variedades) e a anona são exemplos disso mesmo. No mercado dos lavradores os preços são porém um pouco inflacionados e é comum darem a provar frutas já abertas e com açúcar adicionado (segundo um funcionário do nosso hotel).  Aliás, deixo aqui uma dica, em frente ao Mercado dos Lavradores há um Pingo Doce que oferece 1h de estacionamento a quem fizer compras, e lá a fruta, rebuçados, poncha e doces são bem mais em conta! A reter é que é possível viajar com fruta na bagagem e é daquelas coisas que vale a pena comer lá mas também trazer. 

Por todo o Portugal se come bem e a Madeira não é excepção, no entanto, e por ser uma ilha, destaco a frescura do peixe, bivalves e marisco. O peixe espada e os bifes de atum, são pratos a não perder. Nas fotografias podem ver filetes de espada com maracujá, bifes de atum com cebolada e lapas. 

Os rebuçados são outro souvenir muito em conta e que faz sucesso. Há rebuçados de inúmeros sabores, tais como funcho; anis; maracujá; banana; manga, you name it. Muitos têm inclusivamente efeitos terapêuticos como os de eucalipto para a garganta. 

Quanto a bebidas aconselho vivamente as provas de vinho da Madeira na Blandy's no centro do Funchal, podendo optar pela visita completa à adega ou passar logo à parte das provas. Há várias salas e uma exclusiva para o vinho da Madeira mais envelhecido. Podem sempre acompanhar as provas com uns bombons. No entanto e em relação a bebidas espirituosas o destaque vai mesmo para a poncha. Gostámos particularmente da de maracujá mas também aqui há quase tantas variantes quanto frutas. 

Outra coisa que não podemos deixar de provar é o bolo do caco, feito na brasa e com manteiga de alho. É qualquer coisa! No último dia fomos comprar para trazer, assim que chegámos congelámos e temos feito volta e meia para os miúdos que adoram. 

A Madeira está muito voltada ao turismo e o comércio e artesanato reflectem isso mesmo. Os trajes típicos podem ser comprados e têm piada por exemplo para máscara de Carnaval para as crianças. A cestaria e os bordados, são igualmente ímpares. 

Quanto a doces a variedade é muita também, nós trouxemos broas e chocolates, por serem mais fáceis de transportar sem estragar. 

E por aí, já foram à Madeira? O que recomendam?

Outros posts da Madeira aqui e aqui.


Já nos seguem aqui no Instagram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário