5.3.18

Standby Mode


Tivemos de parar por aqui. Colocar em standby quase tudo, para ficarmos bons. Ainda não estou a 100%. Muitos antibióticos, uma mini-cirurgia, dentista, análises, exames, médicos e mais médicos para todos lá em casa. E é nestas alturas em que valorizamos mais a saúde que também nos lembramos que o corpo é uma máquina que precisa de ser estimada. Nunca me senti tão cansada a descansar tanto. Claro que com dois filhos, duas enteadas, emprego e casa nunca se descansa muito, mas tenho-me deitado cedíssimo e caio à cama esgotada. Venho trabalhar e faço tudo, e sinto-me um pouco uma super mulher. Não tem falhado nada. Nenhuma criança por recolher, nenhum alimento em falta em casa, nenhum material em falta no escritório, nenhuma unha por cortar, nenhum ordenado por pagar, nenhuma coisa por tratar. Excepto os extras - férias, obras e baptizado. Tudo isso ficou em standby mode.

Vivo mais o momento presente com calma. Faço tudo, mas mais devagar. Vejo mais televisão, leio mais, cozinho mais. Na Sexta acordei às 6h fui pôr os miúdos ao externato, o Carlos ao Egas Moniz, voltei para o trabalho, voltei para o Egas Moniz, tratei dele, voltei ao trabalho, fui buscar a miúda, depois o miúdo ao futebol, e depois jantámos os seis. E fiz isto tudo com febre e dores no corpo. No Sábado acordei sem conseguir respirar, mas depois de fazer aerossol, tomar antibiótico e anti-inflamatório, tomei banho, fui pôr o Afonso ao Inglês, fui ao super, cheguei e ainda fiz um bolo de maçã para a sobremesa, antes de ficar K.O. outra vez. E tenho apostado em sopas, e tenho comido fruta, e fiz sumo de laranja para todos com laranjas acabadinhas de apanhar do jardim. E tomo vitaminas e magnésio como suplementos. E ainda assim esta virose persiste. 

Aproveitei uns descontos do dia dos namorados para fazer compras online no Jumbo, uma promoção para fazer mais um álbum digital gratuito (aqui zno) em que só paguei os portes. Tenho pedido comida ao domicílio, pizzas e sushi (Terças e Quintas a dobrar) e, de quando em vez, trago frangos. Tirando isso, faço almoços e jantares caseiros com o Carlos. No dia dos namorados ardia em febre mas o Afonso ainda tinha férias pelo que fui buscá-lo e pedi uma pizza coração (Telepizza aqui) e ele ficou todo contente. À noite o Carlos trouxe sushi e trocámos um presente mas tudo no sossego do lar. Às vezes lembro-me que a nossa história já deu um livro que gosto de reler. Sobretudo em alturas mais conturbadas como estas em que nos sinto cansados contra a maré. É muito importante valorizarmos quem amamos continuamente. 

O jardim tem sido uma óptima forma de contornar a falta de passeios, até porque o sol primaveril convidou. Os mais crescidos adoram jogar à bola, a Constança adora brincar na casinha e que o mano a empurre na mota ou no tractor. Nós plantámos bolbos, podámos arbustos, varremos as folhas secas, cortámos a relva, colocámos terra em vasos, canteiros e na relva. Eu apanho as flores para as jarras mas sinto (mesmo muito!!!!) falta dos jarros que sem chuva não crescem. Descobri uns viveiros fantásticos na Alapraia da Cercica que têm legumes bio, aromáticas, plantas e flores para venda, bem como artesanato. Tudo a preços convidativos, tudo organizado e muito bonito. Um projecto de integração que vale a pena apoiar. Trouxe de lá erva-príncipe em vaso, manjericão e sardinheiras para plantar e alho francês e courgette para as sopas. Tenho a certeza que vou voltar muitas vezes.

Num intervalo de tudo isto consegui ir jantar com a Andreia ao mexicano da Parede. A meio do jantar uns miúdos da mesa ao lado, que já tinham bebido umas tequilas a mais, saíram sem pagar e o mariachi e o cozinheiro foram atrás deles. Era já a segunda vez que repetiam a graça. Tirando isso foi uma noite pacífica e divertida.

Ao passar mais tempo em casa apetece-me tratar dela e de nós e dos miúdos. Mandei vir umas andorinhas nuns pendentes da loja Tombées du Camion depois de ter descolado a que tinha trazido de Paris. Agora comprei duas suplentes só para o caso. Gosto de deixar miminhos na cama do Afonso quando chega do pai. Uma escova de dentes eléctrica do Star Wars que a anterior estava a precisar de reforma ou uma revista da Lego ou uma do Panda para ela. Uma almofada do Star Wars da colecção de selos do Continente, para o Afonso e outra para a Mafalda. All Stars para os manos que encomendei numa promoção da Showroomprive (quem quiser um código de desconto de 20% envie email ou mensagem que ainda tenho alguns para oferecer). Bilhetes mimosos, ou mesmo um almoço surpresa em que o vou buscar à escola, só porque sim.

Entretanto o intercomunicador dela foi substituído na garantia por um modelo acima, comprei anti-fungos para as humidades no WC, instalámos um aquecedor cerâmico na casa de banho maior, comprei o armário com lavatório para o anexo e tenciono fazer mais umas quantas obras pequenas. Tenho arrumado gavetas e prateleiras aos poucos para não ensandecer. Gostava de ter mais espaço de arrumação em casa. Sobretudo roupeiros, mas por enquanto tiro partido dos que tenho.

É de mim ou este tempo pede mesmo esta recolha e reorganização?

Nenhum comentário:

Postar um comentário