15.4.14

Cinema

Adoro cinema. Adoro cinema antigo e cinema europeu, aquele mais fora do circuito comercial, mais alternativo, mais tradicional mas também mais inovador. Adoro festivais e os que vão passando por cá nestas alturas. Cada vez temos mais: A festa do cinema Italiano, a Monstra, o Indie, a festa do Cinema Francês, o Estoril e Lisbon Film Festival e para os mais pequenos o Play, o Indie Júnior e a Monstrinha. Gosto da variedade, da aposta na diferença, da originalidade dos argumentos, da oportunidade de conhecer jovens realizadores. E claro adoro o preço dos bilhetes, o ambiente, as conversas, e toda a envolvente. Conhecer realizadores é sempre a cereja no topo do bolo.
 
 Ainda não assisti ao Festin - Festa do cinema em Português - mas valorizo a iniciativa. Aliás, Portugal foi um dos países onde mais se desenvolveu o cinema ao início, e falamos do séc. XIX e do cinema mudo. Fomos um dos países pioneiros e impulsionadores do cinema contribuindo para a divulgação e inovação no que diz respeito às máquinas de filmar e de projetar. É uma pena que antes da Revolução de Abril o cinema em Portugal tenha assistido a uma estagnação. Sou muito a favor do cinema comercial português, aquele que leva os portugueses às salas de cinema sem serem precisas dobragens ou legendas. Porque em última instância é a entrada de capital que impulsiona a indústria. Mas não sou a favor de se fazer tudo em prol de audiências. Não aprecio grandemente argumentos tipo «Sei lá» mas talvez façam falta, quiçá. A Gaiola Dourada foi um enorme sucesso de bilheteira, incomparável a qualquer um dos filmes do grande mestre Manoel de Oliveira. De qualquer forma, acho que Portugal é um país de contadores de histórias. Assim foi Camões, Gil Vicente, Eça de Queirós, José Saramago e até Cristiano Ronaldo. Por isso façamos História e façamos filmes! 
 
Nós fomos à pré-abertura da 7ª edição do cinema italiano a bordo do MSC Orchestra onde assistimos à exibição do episódio Adelina, do filme Ieri, Oggi e Domani, realizado por Vittorio de Sica e protagonizado pela Sophia Loren e por Marcello Mastroianni. Adorável. Na próxima Sexta os planos passam pela despedida no cinema de S. Jorge, entre amigos, pizza, e uma noite que se deseja de calor para podermos esplanar sobre a Avenida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário