26.9.13

Rota das artes

Rota das Artes, Pedro e o Lobo

Estou desejosa desta noite, e deste programa. Vamos ver o «Pedro e o Lobo» de Prokofiev aqui graças ao Estrelas e Ouriços. Quando era mais miúda herdei uns livros enormes que traziam uns discos vinil e uns desenhos lindíssimos, cheios de pormenor, com diversas histórias. É daí que me recordo do «João Pé de Feijão» e deste «Pedro e o Lobo». Eu julgo que eram da Disney, sempre me agradaram as árvores da Disney de todas as cores do arco-íris. 

Esta semana terminámos, Afonso e eu, de ler o livro do Gerónimo Stilton, e decidi continuar na mesma onda de livros para mais crescidos, afinal de contas já se impõem outras histórias e o Afonso é tão curioso. Começámos então a ler uma colecção de livros dos grandes compositores e começámos logo por Beethoven. Aprendemos como Ludwig quer dizer Luis e Beethoven horta de beterrabas, como teve tantas namoradas que o seu «Para Elisa» era na verdade para Teresa, e como mesmo surdo continuou a compor sinfonias magníficas. No final do livro fiz-lhe perguntas de despiste, e deduzi que percebeu a maior parte da história. De manhã, no carro para o colégio, fomos a ouvir o CD, e depois de ver o olhar desconsolado do Afonso pelo retrovisor perguntei «Então Afonso, não estás a gostar? Não era o que estavas à espera?» ao que respondeu «Não mamã. Esta música deixa-me triste.» - Não é precioso
Mudei imediatamente de música para a Sinfonia N. 5, e comecei a orquestrar com o dedo, o Afonso a rir disse «Esta parece que vai acontecer qualquer coisa perigosa mamã.». 

Não é a primeira vez que o Afonso assiste a um concerto de música clássica, na verdade mesmo em bebé assistiu a alguns concertos de Música Clássica para Bebés no Olga Cadaval em Sintra, no entanto sinto que é agora que começa a formular as suas opiniões e eu quero estimulá-lo ao máximo para que opine e faça as suas escolhas sozinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário