5.2.13

Experiências e Hipóteses


Uma das coisas que mais aprecio no externato do Afonso é o facto de incentivarem à descoberta e às experiências, e colocarem questões e hipóteses. Ainda recentemente fizeram experiências com o granizo que caiu e dali partiram para experiências com o estado líquido e sólido, transformando cubos de gelo em água e sumo, e sumo e água em cubos de gelo.

Lá em casa também gosto de realizar experiências e projectos com o Afonso, tentando sempre que ele se questione sobre o que vai acontecer. Muitas vezes aproveitamos a água do banho depois do banho para realizar experiências. Uma vez juntámos caril à água e ela ficou amarela, outra vez corante alimentar e ficou verde. No outro dia pegámos numa borboleta que vinha numa embalagem plástica, ligámos a hidromassagem e as bolinhas, e no final… apareceu uma toalha.

Quando eu era miúda os meus pais compraram numa loja de lembranças em Gibraltar uma embalagem semelhante e lembro-me de ter estado curiosa a tarde toda até fazer a experiência na banheira do hotel durante as férias. Do pacote saiu uma toalha com macacos giríssima.

As crianças são muito curiosas nesta idade e é muito giro estimulá-las a pensar e a questionar e experimentar para descobrir o resultado, como o azeite não se mistura com a água, como a água ao lume evapora e se transforma em vapor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário